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Supply Chain X Logística: qual a relação?

Já ouviu falar de Supply Chain? Esse conceito mantém uma relação intrínseca com a logística, os profissionais que entendem essa associação são capazes de aprimorar a gestão do seu negócio e criar  diferenciais competitivos que alavancam o desenvolvimento de uma empresa, seja ela varejista, distribuidora, lojista, produtora, entre outros.

Em razão da complexidade da cadeia de suprimento, os líderes precisam conhecer a fundo os conceitos que envolvem a área e cada um de seus elementos. Para que você amplie seu conhecimento  sobre Supply Chain e Logística, trouxemos este material que explica a relação entre os dois temas.

Confira!

O que é Supply Chain?

Supply Chain significa Cadeia de Suprimentos e trata de todos os processos de uma empresa, desde a retirada da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Algumas das atividades que o procedimento engloba são:

  • Aquisição de insumos;
  • Transporte;
  • Armazenagem;
  • Transformação;
  • Gestão interna;
  • Embalagem;
  • Venda dos itens;
  • Gestão de riscos,
  • Envio ao comprador.

Ainda é possível acrescentar operações adicionais, como as relacionadas à criação de um novo produto, controle financeiro e marketing, desde que estejam ligados à área.

Percebe-se que a Cadeia de Suprimentos é ampla e diz respeito à interação de diferentes empresas, variados setores, produtores, fornecedores, atacadistas, lojistas, distribuidores, transportadores, entre outros atores.

O gestor precisa fazer com que todos esses participantes trabalhem e os gargalos no fluxo de operações sejam superados, sendo nesse contexto que surge o termo Supply Chain Management — SCM ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, em português.

Basicamente, o SCM consiste em gerenciar todos os processos e indivíduos listados anteriormente, com o objetivo de gerar valor ao cliente e seus stakeholders — todos com interesse na empresa, como seus parceiros, investidores etc.

A importância do Supply Chain para as empresas

Atualmente os líderes do negócio precisam enfrentar um amplo número de desafios para assegurar o sucesso das operações e a competitividade do negócio que administra, como:

  • Controlar o estoque;
  • Mensurar os resultados;
  • Interligar setores e empresas;
  • Atentar às mudanças do mercado;
  • Gerir extensas cadeias de fornecimento;
  • Manter bom relacionamento com fornecedores;
  • Administrar um amplo número de processos e agentes.

Em razão da complexidade dessas atividades, a empresa acaba arcando com uma elevada taxa de erros, atrasos, desperdícios, entre outros problemas que prejudicam seu desempenho no mercado, causando uma redução do Market Share.

Uma Supply Chain bem estruturada traz benefícios que ajudam os administradores a definir melhor seu mercado e satisfazê-lo, bem como definir de forma mais embasada seus objetivos e saber como atingi-los.

Além disso, os gestores utilizam os dados do Supply Chain para tomarem decisões que impactam no futuro da empresa, como antecipar tendências, elaborar estratégias de controle de estoque, definir os melhores fornecedores etc.

Supply Chain x Logística: tem diferença?

Logística é um conjunto de estratégias, métodos e planejamentos usados para entregar os itens certos dentro do prazo, no local adequado e sem avarias, sejam eles mercadorias, insumos ou matérias-primas.

Essa também é uma área complexa que envolve operações como transporte, armazenagem, previsão de demanda e gestão de estoques. Tudo isso é feito com a finalidade de atender a demanda dos clientes com o menor custo possível.

Observa-se que, enquanto a logística trata da movimentação e armazenamento de bens, o Supply Chain abrange toda a parte estratégica e de inteligência de um negócio. Pode-se dizer que a logística é um dos componentes do SCM, mas suas operações ainda podem funcionar de forma autônoma e com dinâmica própria.

Apesar de o Supply Chain ser um conceito relativamente novo — seu surgimento data em meados de 1950 —, ele sempre esteve diretamente ligado à logística, já que organizações de sucesso garantem que os produtos sejam transportados e guardados conforme o planejado.

Caso ocorra alguma falha logística, por exemplo, o restante das etapas que fazem parte da SCM serão prejudicadas. Por outro lado, o profissional de Supply Chain conseguirá seguir seus planejamentos e alcançar os objetivos propostos quando a logística opera conforme esperado.

Os benefícios do Supply Chain

Investir em um bom SCM é essencial para garantir o equilíbrio das finanças e o crescimento de qualquer empresa. Entenda a seguir quais são os principais benefícios de fazê-lo.

Satisfação do cliente

Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, fazendo com que dificilmente uma empresa consiga reconquistar um consumidor após gerar uma má experiência. Isso pode ser confirmado com uma pesquisa da Glance, que demonstra ser necessário que o consumidor tenha 12 experiências positivas para compensar uma negativa.

Ter um bom Supply Chain minimiza a ocorrência de vivências negativas pelo fato de aprimorar diferentes aspectos do negócio ligados à satisfação do cliente, como:

  • Manter níveis adequados do estoque, evitando rupturas de estoque — fenômeno em que um cliente não encontra o que deseja no estabelecimento;
  • Realizar entregas no prazo estipulado;
  • Enviar os itens dentro do prazo aos clientes;
  • Assegurar que os produtos não cheguem danificados;
  • Melhorar a qualidade do atendimento; entre outras vantagens relacionadas.

Economia nos custos operacionais

Uma cadeia de suprimentos eficiente traz economia ao negócio de variadas formas. Uma delas é a redução dos custos de compra, pois ter informações claras, reais e objetivas sobre os fornecedores permite identificar quais dispõem de um melhor custo-benefício.

A segunda forma de economia está relacionada à maior precisão do estoque, o que diminui a imobilização do capital e taxas de perda por vencimento do prazo.

Também são evitados atrasos que causariam grandes prejuízos ao negócio. Por exemplo, uma entrega fora do prazo do fornecedor desequilibra o nível do estoque, podendo reduzir a produção de bens ou impedir a concretização de uma venda. Outro exemplo de atraso evitado é no envio de um produto ao cliente, o que causaria insatisfação do consumidor e redução da taxa de fidelidade.

Otimização das finanças

A empresa otimiza suas finanças quando ela consegue ampliar o controle sobre toda a cadeia de produção, possibilitando que os gestores identifiquem e eliminem gastos desnecessários. Outra forma que o SCM pode aprimorar as finanças é tornando o estoque mais preciso, o que proporciona vantagens como:

  • Melhor fluxo de caixa: o fluxo de recebimento de bens e entregas de produtos aos clientes será mais rápido;
  • Diminuição do ativo imobilizado: a empresa conseguirá trabalhar com armazéns mais enxutos, menos veículos e fábricas, mas sem prejudicar seu desempenho;
  • Maior capital de giro: a empresa não adquirirá mais produtos que o necessário (o que geraria excesso de estoque), assim ela terá mais capital de giro para fazer investimentos, aumentar os lucros, entre outras estratégias.

Saiba como garantir as melhores práticas de Supply Chain

Existem diferentes estratégias que podem ser tomadas pelos gestores para assegurar o sucesso e eficiência do Supply Chain. Essas táticas variam dependendo do segmento, porte e características do negócio, mas nos tópicos seguintes trouxemos os que devem estar presentes em qualquer SCM.

Faça um bom planejamento

Toda mudança na empresa precisa de um bom planejamento, essa mesma lógica se aplica quando os gestores desejam investir no Supply Chain. É importante que esse plano tenha elementos como:

Com esse documento em mãos, os gestores poderão identificar problemas e solucioná-los, antecipar demandas e alinhá-las com a visão, missão e objetivos do negócio, minimizar desperdícios etc.

Controle e mapeie os processos

Outra atitude fundamental é mapear todas as etapas do Supply Chain, que pode ser feito elaborando um fluxograma, por exemplo. O importante é que os gestores consigam visualizar claramente todos os passos do fluxo produtivo e como os setores se integram.

Esse conhecimento permite que o gestor consiga aprimorar as ferramentas de controle interno, padronizar seus procedimentos e encontrar formas de aprimorá-las.

Aproveite da tecnologia

Pelo fato do Supply Chain ser uma área bastante complexa, utilizar a tecnologia a seu favor é indispensável para ter uma visão mais ampla, transparente e centralizada sobre todas as atividades do negócio.

Em geral, a empresa implementa um sistema de gestão integrado (ERP) como o SAP Business One (SAP B1). Esse é um software consolidado no mercado, pois está disponível em mais de 170 países, em 27 idiomas e conta com mais de 1 milhão de usuários. Sua popularidade ocorre pelos amplos recursos que ele oferece. Veja alguns deles:

  • Estoque e distribuição: traz mais precisão e transparência  ao controle do estoque, possibilitando valorizar o estoque usando custo padrão, FIFO, média de movimentação, monitoramento dos níveis de estoque etc.;
  • Compras e aquisições: ajuda na gestão do ciclo de pedidos e pagamentos, incluindo recibos, devoluções, faturas, pagamentos, entre outras contas;
  • Relacionamento com o cliente: a empresa poderá administrar melhor seu processo de vendas e ciclo de vida dos consumidores, além de ter uma visão completa dos atuais e potenciais clientes;
  • Gestão: a tecnologia coleta informações de várias fontes e gera relatórios e painéis precisos, transparentes e atualizados em tempo real sobre o negócio;
  • Finanças: há ferramentas que melhoram a gestão das operações financeiras e automatizam atividades como lançamentos, cálculo de tributos etc.

Integre as áreas e informações

É necessário que os líderes integrem as diferentes áreas que fazem parte do SCM e façam com que elas trabalhem como um ecossistema. Por exemplo, as informações da logística são cruciais para definir quando os insumos precisam ser adquiridos pelo setor de compras para que os bens cheguem na data correta.

Esse objetivo também pode ser alcançado com implantação de sistemas especializados, como o SAP B1 mencionado anteriormente, que interliga as áreas e faz com que elas compartilhem informações automaticamente.

Supply Chain é um assunto amplo, extenso e intimamente ligado à logística, sendo importante que o gestor invista em uma tecnologia especializada para realizar o SCM adequadamente. Além disso, é essencial continuar ampliando cada vez mais seu conhecimento sobre essas áreas para aprimorar continuamente sua gestão.

Continue aprendendo cada vez mais sobre Supply Chain, Logística e as tecnologias relacionadas consumindo os demais conteúdos do nosso blog!

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