Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto
A gestão de projetos ou também gerência de projetos, é a administração, divisão e supervisão de tarefas que tem como objetivo final a entrega de alguma solução.
Diferente de “atividades rotineiras”, a gestão de projeto deve ser baseada em um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas que possam serem aplicadas à uma determinada solução, desenvolvida a partir de uma necessidade e que pertença à um período de realização. Ou seja, a existência de um início e fim caracteriza a gestão como sendo algo único.
Para um projeto acontecer de forma simples e objetiva, é essencial a participação de uma equipe bem preparada, com objetivos e atividades que são bem definidas e uma boa supervisão e controle.
Dentre as fases de um projeto, a primeira é o conhecimento do problema e criação de uma estratégia para resolver.
Em segundo lugar está o planejamento de ideias, com o desenvolvimento de cronograma, divisão de tarefas, definição de escopo e afins.
A execução das atividades é a terceira fase, o que inclui entendimento das atividades e realização do planejamento.
O monitoramento e controle, entram na quarta fase compreendendo o desempenho das atividades, mudanças, administração de entradas e saídas, controle de escopo e riscos, entre outros.
Para determinar o final do projeto, o encerramento fica como última etapa, ou seja, a quinta fase. Nesse momento, é feito o desenvolvimento de documentações para entrega do projeto e consequentemente de uma solução.
Desta forma, a principal atividade de um gestor é planejar e entender toda e qualquer atividade durante o projeto, para garantir que, ao final, este possa ser entregue dentro do escopo, custo e tempo programado.
Se sua empresa, precisa de um gestor para projeto ou uma consultoria que responda às suas necessidades, fale conosco.
Por: Leila Santos, co-founder Actionsys