A importância da qualidade e da consistência das informações contábeis e fiscais nas diversas obrigações acessórias digitais.
Atualmente as empresas estão sendo analisadas criteriosamente através de diversas obrigações acessórias que devem ser declaradas digitalmente através do sistema de SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Essas obrigações fiscais digitais afetam todas as empresas de uma forma ou de outra, independente do porte.
Os órgãos estaduais e municipais, seguindo a mesma trilha, vêm implantando esses modelos de obrigações, inclusive para a obtenção de benefícios, como no caso do crédito acumulado de ICMS no estado de São Paulo.
Ressaltamos que para o atendimento dessas obrigações é preciso contar com o apoio de diversos softwares que facilitem o cumprimento dessas obrigações. Entretanto, é necessário utilizar uma versão que esteja focada não somente no atendimento dessas obrigações, ou seja, que adapte informações contábeis e fiscais ao layout exigido pelos órgãos fiscalizadores, mas que também garanta a qualidade e a consistência das informações.
O ideal é sempre contratar um software que realize uma análise mais acurada das informações, em especial destacamos:
• Verificação da veracidade dos valores informados;
• Verificação de que a informação prestada foi alocada no bloco ou campo correto do layout;
• Verificação se a informação não sofreu alteração quando transportada para o layout da obrigação;
• Verificação dos saldos e valores transportados para o layout, a fim de confirmar que não sofreram alterações.
Não perca tempo, conheça o melhor software para sua empresa.
Por: Carina Freitas, Consultora Fiscal Actionsys