Pular para conteúdo
Central de atendimento +55 11 3926-4027 | marketing@actionsys.com.br
Mudar para o site em inglês Change to portuguese
Logotipo Actionsys
  • Sobre a Actionsys
    • Quem Somos
    • Nossos parceiros
    • Manifesto Tech
  • Soluções
    • SAP
      • SAP Business One
      • SAP S/4 HANA Cloud, public edition
    • JD Edwards
      • Desenvolvimento e Customizações
      • Migrações e Versões
      • Rollout
      • Sustentação
    • GRA Cloud
  • Serviços
    • Escritório de Projetos – PMO
    • Fábrica de Softwares
    • Inteligência Cadastral
    • Inteligência de Dados
  • Conteúdos
    • Blog
    • Actionsys na Mídia
  • Contato
    • Trabalhe conosco

KPIs de Logística: o que são e como calcular?

Por Actionsys / setembro de 2021

Muitas vezes um e-Commerce acaba tendo sua competitividade prejudicada pela falta de informações ou controle sobre a rotina do seu negócio. A melhor solução para essa questão é a utilização de KPIs de logística, essas ferramentas permitem que os gestores rastreiem, visualizem e otimizem seus processos da forma mais eficiente possível.

Como o segmento do e-Commerce está se tornando cada vez mais competitivo, os administradores devem utilizar de todos os instrumentos à disposição para potencializar o seu desenvolvimento no mercado.

Por isso, não deixe de ler este conteúdo que explica o que são os KPIs logísticos, quais são eles e como calculá-los!

Indicadores de Desempenho Logístico: o que são?

Key Performance Indicators (KPIs ou indicadores-chave de desempenho, em português) é uma ferramenta aplicada sobre os processos da empresa para conhecer o nível de eficiência interno. Na logística, esses indicadores dizem respeito à:

  • Gestão de transportes;
  • Armazenamento;
  • Roteirização;
  • Estoque;
  • Embalagem;
  • Plano de demanda;
  • Prevenção de perdas;
  • Atendimento de pedidos, entre outras áreas do segmento.

Tais métricas podem ser aplicadas no dia a dia corporativo ou quando a empresa investe em um novo projeto ou iniciativa. Quando os KPIs são usados na rotina da empresa, é possível conhecer o nível de qualidade do serviço, encontrar gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de mercado.

Quanto aos projetos, os indicadores permitem saber de forma mais precisa se os objetivos serão alcançados, quais são os aspectos limitadores e se as mudanças estão gerando os resultados desejados.

Qual a importância dos KPIs de Logística?

Como os KPIs trazem informações objetivas e reais sobre os processos logísticos, os gestores que deixam de aplicá-los acabam tomando decisões em suposições ou intuições, o que coloca o futuro do negócio à mercê da sorte.

Já quem usa essa ferramenta conquista uma visão ampla e real sobre o negócio, permitindo que as decisões mais vantajosas sejam tomadas. De forma geral, os KPIs de logística permitem que os gestores aperfeiçoem diferentes aspectos da empresa, como:

  • Satisfação do consumidor: será possível fazer melhorias que beneficiam a experiência do cliente, como a velocidade de entrega e realização de pedidos perfeitos;
  • Controle: o gestor terá um controle maior sobre as atividades do negócio e o desempenho dos colaboradores, podendo aumentar o nível de qualidade do serviço prestado;
  • Economia: administradores identificam desperdícios e gastos excessivos, podendo tomar as medidas para reduzir ou eliminá-los;
  • Menos erros: pode-se saber de forma mais clara onde estão e quais são as origens das falhas ou riscos no fluxo logístico e resolvê-los;
  • Maior produtividade: os colaboradores se tornam mais produtivos ao solucionar gargalos da rotina de forma mais ágil e transparente;
  • Previsibilidade financeira: o maior controle das contas e a redução das falhas ou riscos aumentam a previsibilidade dos gastos.

Os principais KPIs de Logística e como são realizados seus cálculos

Existem inúmeros KPIs de logística que podem ser usados pelas empresas, mas nos tópicos seguintes trouxemos os mais utilizados por e-Commerces, o que eles medem e como são calculados:

On Time Delivery (OTD)

Consiste na taxa de entregas que são realizadas dentro do prazo prometido ao cliente. Um percentual baixo indica que há muitos atrasos e existência de problemas relacionados ao transporte.

Sua fórmula é bastante simples:

OTD = (Entregas no prazo / Total de entregas feitas no período) x 100

Calculo OTD

Estoque Médio

O objetivo desse KPI é verificar a quantidade de itens que a empresa mantém durante um período. Ele é geralmente medido em 12 meses e permite que você mantenha um estoque mais preciso, mas ainda é preciso considerar as sazonalidades e manter um estoque de segurança.

Confira sua fórmula:

Estoque médio = (Estoque inicial + Estoque final) / Período escolhido

Calculo Estoque Medio

Acuracidade do inventário

Esse indicador mostra a diferença entre o estoque físico e o registro que consta no sistema de gestão, sendo que altas discrepâncias indicam falhas nos cadastros e movimentações.

Entenda sua fórmula

Acuracidade do inventário= Números do estoque físico / Números que constam no sistema) x 100

Calculo Acuaridade do inventário

On-Time Shipping (OTS)

Informa o percentual de bens que foram enviados na data prometida, mas não há garantia que eles chegarão ao cliente dentro do prazo.

Veja como calculá-lo:

OTS = (Quantidade de produtos enviados no prazo / Total de pedidos) x 100

Calculo OTS

Perfect Order Rate

Mede a porcentagem de pedidos que são enviados sem atraso, erros ou danos.

Sua conta é:

Perfect Order Rate =(%Entregas no prazo x %Completas x %Sem danos x %Com documentação correta) x 100

Calculo Perfect Order Rate

Lead Time

É o tempo médio (em dias) desde a data que o cliente fez o pedido até a entrega do produto.

Ele é calculado da seguinte forma:

Lead Time =  Data Pedido recebido – Data Pedido Entregue

Calculo Lead Time

On Time & In Full (OTIF)

“On Time” significa entregas feitas no prazo e “In Full” trata dos pedidos entregues no local adequado, sem erros e conforme especificações acordadas previamente com o cliente.

Veja sua fórmula:

OTIF = (Número de entregas OTIF / Número total de entregas) x 100

Calculo OTIF

Order Fulfillment Cycle Time (OFCT)

Mostra o tempo médio que o e-Commerce leva para encomendar materiais, preparar as mercadorias e entregá-las ao cliente final.

Veja sua conta:

OFCT = Prazo de requisição + Tempo para produção + Tempo para entrega

Calculo OFCT

Order Cycle Time (OCT)

Informa o tempo total de todo o processo de compra, desde a realização do pedido até a entrega do item para o consumidor. Um tempo muito longo pode indicar entraves no estoque, na liberação de documentos, no transporte ou outras situações.

Seu cálculo é:

OCT = Data do pedido do cliente – Data da entrega do item pela empresa

calculo OCT

Order Fill Rate (ORF)

Mede o desempenho interno da empresa para processar pedidos, desde o recebimento da ordem até a saída do bem para entrega.

A fórmula é:

ORF = Soma do tempo de processamento de todos os pedidos / Quantidade de pedidos

calculo ORF

Como gerenciar indicadores de desempenho em um Sistema ERP?

Não é viável calcular todos os KPIs de logística manualmente, pois isso ocuparia muito tempo dos colaboradores e a atividade estaria suscetível a erros.

A melhor estratégia para acompanhar os KPIs é por meio de um sistema de gestão integrado (ERP), que coletará informações dos diferentes setores do negócio, analisará os dados e criará relatórios gerenciais automaticamente, além de atualizar as informações em tempo real.

O ERP ideal para satisfazer as necessidades de um e-Commerce é o SAP Business One (SAP B1). Essa ferramenta permite que a empresa crie os indicadores ideais para o negócio, fazendo com que a aplicação das métricas e seu acompanhamento seja automatizado.

Gestores poderão acessar os KPIs facilmente e monitorá-los a qualquer momento por diferentes dispositivos — como desktops, notebooks e smartphones.

É importante contar com uma parceira especializada na implementação do SAP B1 — como a Actionsys — que realizará todas as parametrizações necessárias no ERP e fornecerá outros serviços para garantir sucesso no uso do software, como configuração, treinamento do usuário, testes e mais.

Ao implantar KPIs de logística, você terá em mãos a ferramenta ideal para centralizar a gestão do negócio e verificar as suas reais necessidades. Para isso, é relevante que você tenha o apoio da Actionsys para implementar o melhor software do mercado — sendo o SAP B1.

Fale já com um especialista da Actionsys para conhecer mais sobre nossos serviços e os recursos do SAP Business One!

maio 22 2025

Analytics: A Base Sólida para a Tomada de Decisão em Tempos de Inteligência Artificial

Mais do que dashboards e relatórios, o Analytics moderno é o alicerce para decisões inteligentes, uso efetivo da IA e vantagem competitiva sustentável. Por: Fernando Mimura Vivemos na era da informação, em que os dados se tornaram um dos principais ativos estratégicos das organizações. As empresas que prosperam hoje são aquelas que conseguem transformar grandes […]

maio 12 2025

Por que projetos de ERP falham — e como evitar os erros mais comuns

A implantação de um sistema ERP é uma decisão estratégica que pode transformar a gestão empresarial, integrando processos, aumentando a agilidade operacional e elevando a eficiência. No entanto, muitas empresas enfrentam desafios significativos durante esse processo, o que pode levar a atrasos, estouros de orçamento ou até ao fracasso total da iniciativa. Para garantir que […]

maio 11 2025

A importância de um ERP adaptável na implementação da reforma tributária

Com a reforma tributária, implementar ERPs flexíveis é um passo crucial para garantir o sucesso da empresa Por: Everaldo Silva A reforma tributária no Brasil foi e seguirá sendo um dos principais temas do ambiente de negócios brasileiro diante da implementação, em dezembro de 2023, da Emenda Constitucional Nº 132 que, após longas décadas de […]
Logotipo Actionsys

Central de atendimento

(+55) 11 3926-4027

E-mail

comercial@actionsys.com.br

Localização

R. Barão do Triunfo, nº 427, Cj. 504, São Paulo/ SP

#SigaAction

Links

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog
  • Actionsys na Mídia
  • Contato

Oportunidades

Quer fazer parte do nosso time? Envie seu currículo.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Preencha o formulário abaixo com seu principal e-mail:

www.actionsys.com.br