Grandes empresas investem cada vez mais em técnicas de hunting para encontrar novos profissionais. O termo, que vem do inglês e tem o significado de “caçar”, remete à forma como o processo é feito. Ao invés de esperar pelos candidatos, os recrutadores e profissionais de recursos humanos que vão atrás de possíveis contratados, estejam eles empregados ou não.
Assim, essa é uma maneira mais ativa de atuar no mercado, também conhecida como headhunting — algo como uma caça de cabeças. Em especial, a estratégia é para cargos de gestão e profissionais de tecnologias específicas, os quais se tornam mais difíceis de conseguir uma boa reposição. A solução, portanto, é buscar por bons trabalhadores de forma mais direta. Seja no mercado ou em outras companhias.
Para entender melhor essas técnicas de hunting e seus benefícios, confira o texto abaixo. Nele, poderá verificar quatro de suas principais vantagens e como aplicá-las em sua organização.
O que as empresas ganham com as técnicas de hunting?
Tendo a explicação do conceito mais clara em sua mente, é simples entender que ele pode trazer diversos benefícios. De fato, o uso de técnicas de hunting não é à toa, havendo, inclusive, empresas especialistas no assunto. Essas contam com profissionais capacitados — os headhunters — para buscar por novos colaboradores para as mais diversas vagas.
Sendo assim, se faz importante realizar uma espécie de checklist com as vantagens mais interessantes de aderir à técnica. Aqui, poderá compreender sua importância não somente para a contratação de novos funcionários, mas para a rotina como um todo da companhia. Dito isso, segue abaixo seus quatro principais benefícios:
- Assertividade nas contratações de profissionais de tecnologias já estabelecidas e recentes;
- Ocupação de vagas estratégicas
- Agilidade nos processos seletivos
- Mapeamento de mercado
Assertividade nas contratações
Sem dúvida alguma, o primeiro ponto a ser citado nessa lista diz respeito à assertividade nas contratações. Ou seja, você tem muito mais chances de encontrar o candidato perfeito para a vaga se agir de forma ativa.
Ao invés de escolher entre centenas de currículos — muitos dos quais nem se encaixam no cargo — você já busca por algo específico. Desburocratizando o processo e tornando-o mais ágil!
Selecionando colaboradores com altos critérios, isso significa que a sua equipe terá um melhor desempenho. Espere, portanto, por um importante ganho de produtividade, o que te dará um diferencial frente ao mercado.
Assim, aplicar as técnicas de hunting em uma empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação, tende a sempre ser uma boa escolha.
Ocupação de vagas estratégicas
Para quem atua no mercado corporativo, é bastante comum ouvir sobre as estratégias da empresa. Parte desses planos são as pessoas que assumem determinados cargos, os quais, em geral, são de gerência para cima.
São elas, afinal, que colocarão as ideias em prática, trazendo resultados para a companhia o mais rápido possível. Além disso, esses profissionais tendem a comandar a equipe, podendo melhorar ainda mais a situação.
Isso somente é possível, porém, se a contratação desses trabalhadores for feita no timing correto. Ficar muito tempo com uma vaga em aberto pode ser perigoso, ainda mais nessas funções estratégicas.
Sendo assim, as técnicas de hunting te permitem encontrar – em menor tempo – profissionais capacitados em tecnologias específicas. Assim que os achar, você terá tudo para começar a agir e abrir distância de seus concorrentes nessa corrida.
Agilidade nos processos seletivos
Boa parte dos itens acima pode ser resumida em uma sentença bastante simples: agilidade nos processos seletivos. Ou seja, do momento que se percebe a necessidade de um novo profissional à sua contratação efetiva, menos tempo corre.
Essa é uma diferença bem grande quando se compara o uso das técnicas de hunting ao processo tradicional de recrutamento, independentemente da vaga. E, como se sabe, tempo é dinheiro.
Aqui isso fica ainda mais evidente, visto que todo seu departamento de recursos humanos poderá se focar em outra atividade. Não será mais necessário separar inúmeros colaboradores apenas para filtrar currículos.
A busca certeira te permite ganho de tempo e financeiro, principalmente por ser um processo mais ágil. Essa redução de custos pode, então, ser direcionada a outra área da companhia.
Mapeamento do mercado
Existe um benefício em utilizar as técnicas de hunting em uma empresa que poucas pessoas citam. Ainda assim, ele se mostra de extrema importância, ainda mais para o médio e longo prazo.
Este é o mapeamento do mercado, que pode também ser conhecido como mapeamento de talentos. A grande vantagem aqui é que, ao estar em contato constante com o mercado, você está sempre a par dos profissionais deste.
Isso significa, na prática, que mesmo que não haja uma vaga aberta no momento, você já encontra candidatos a ela. Em muitos casos, inclusive, grandes empresas observam oportunidades nesse processo, trazendo ao time profissionais que nem estavam nos planos. Seu conhecimento ou experiência podem ser especiais, e complementar a companhia em algo que nem se sabia da necessidade.
Experimente utilizar as técnicas de hunting em sua empresa
O mercado corporativo se encontra em constante evolução, cabendo às empresas se adaptarem a essas transições. Sendo assim, utilizar as técnicas de hunting é uma forma de atuar de maneira mais ativa na hora de buscar por novos profissionais. Para aplicar tal estratégia, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem durante esse processo.
A Actionsys é uma empresa que está há mais de 10 anos no mercado, oferecendo soluções para os mais diversos setores. Especialista na área de TI, a companhia possui conhecimento do mercado e uma forte rede de relacionamentos.
Com isso, tem tudo o que é preciso para encontrar profissionais de qualquer nível, região ou especialidade. Tudo isso trabalhando em conjunto com você e sua equipe.