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Solução SAP

Realize seu processo de tomada de decisão de forma assertiva e informações confiáveis

Entenda como um Sistemas de Gestão pode colaborar na assertividade das decisões em sua empresa

Segundo o pai da Administração Moderna – Peter Drucker:

“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa.”

O termo “corajosa” tenta resumir, de forma simples, todo processo e todas as etapas envolvidas em uma tomada de decisão.

  1. Definir o problema – nem sempre é de fácil identificação qual problemas estamos encarando, ou qual sua prioridade em ser solucionado;
  2. Coletar dados e informações – identificado o problema, precisamos levantar todas as informações possíveis e disponíveis sobre esse problema para efetivamente podermos entende-lo;
  3. Analisar as alternativas – de posse de informações confiáveis, temos condições de discutir e analisar quais alternativas temos disponíveis;
  4. Escolher a melhor opção – pra mim, a parte mais difícil da tomada de decisão: tomar uma posição. Encontrar a melhor solução e assumir seus riscos – porque sempre existem riscos envolvidos;
  5. Planejar e executar – uma vez a escolha feita, ficou fácil (só que não…) – planejar a melhor forma de execução, minimizando as diferenças, os riscos, as incertezas. Planejamento feito, mãos à obra e vamos executar!
  6. Monitorar os resultados – cada decisão abre um leque de possibilidades de resultados – A cada ação, corresponde uma reação, lembra? Monitorar esses resultados é fundamental para termos parâmetro e sabermos se a decisão foi acertada ou não… lições aprendidas sempre são muito importantes, seja profissional ou pessoalmente.

Existem vários tipos de decisões disponíveis para cada situação:

  • Decisão intuitiva;
  • Decisão racional;
  • Decisão baseada em valores;
  • Decisão colaborativa;
  • Decisão baseada em especialistas;

Para cada uma delas, os gestores sempre buscam informações que possam validar e garantir melhores possibilidades de uma tomada de decisão mais assertiva, ou seja, é importante que os gestores levem em consideração vários pontos:

  1. Histórico de metas e resultados – como falamos, fazer sempre uma análise das lições aprendidas em situações anteriores, minimiza a repetição de erros;
  2. Qual o impacto esperado da decisão em questão nos objetivo atuais – além de olharmos o passado e o histórico de resultados, não podemos perder de vista qual o objetivo atual e quais os impactos que essa decisão poder gerar sobre eles;
  3. Balanço dos resultados possíveis – crie uma “lista” dos resultados positivos e negativos que essa decisão pode gerar – com isso fica mais fácil descartarmos as decisões que poderão gerar prejuízos;
  4. Quais os impactos financeiros dessa decisão? – nenhuma empresa joga pra perder, então nenhuma decisão deve ser tomada sem uma análise financeira das suas consequências, certo?

Invista em ferramentas que apoiem os gestores, de forma transparente e confiável, nas suas tomadas de decisão.

Disponibilizar essas ferramentas à equipe de sua empresa é sempre o melhor investimento a ser feito – e o que possibilita um retorno mais rápido e significativo.

Vamos pensar em como escolher a ferramenta correta para sua empresa? Veja também nosso infográfico: Como escolher um ERP que traga eficiência e ganhos para o meu negócio?

No momento dessa escolha, não podemos perder de vista alguns objetivos estratégicos, como:

  • Precisamos de um sistema que suporte o crescimento da sua empresa ao longo do tempo – investir em um sistema de gestão, significa buscar uma ferramenta que siga com a empresa por, pelo menos, 10 anos;
  • Estabilidade da empresa – esse sistema vai participar ativamente na manutenção da estabilidade de sua empresa. Deve ser um produto estável, confiável, escalável, que traga uma bandeira forte que transmita segurança a seus clientes, colaboradores, fornecedores e à sua imagem no mercado interno e, por que não, externo também!
  • Controle e gerenciamento das áreas de forma integrada e facilitada – no momento da aquisição de um sistema de gestão, não podemos esquecer que um ponto muito importante é a usabilidade do sistema. A adoção de um sistema que seus colaboradores tenham muita dificuldade em usar, traz problemas sérios, pois se eles não se sentirem parte do processo, não se sentirão inclinados a utilizá-lo da maneira correta – e você não terá disponível os dados e informações que tanto precisa.

Como implemento um Sistema de Gestão em minha empresa?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a otimizar o gerenciamento e as tomadas de decisões do seu negócio.

Lygia Souza

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