O que ninguém te conta sobre o ROI de um sistema ERP
Quando uma empresa busca por um sistema ERP, ela quer uma ferramenta que contribua com aspectos muito maiores do que somente o resultado financeiro. Ela busca confiabilidade e segurança para manter e escalar sua operação.
Com certeza, esses são pontos-chave que você mesmo, leitor, já mapeou para agregar no processo de busca do ERP perfeito.
Porque simplesmente há coisas além do ROI de um sistema ERP — benefícios intangíveis que impactam vários aspectos do seu negócio.
É um ecossistema de vantagens que pode direcionar sua empresa para o caminho certo — mas é claro, não são todas as soluções que oferecem isso.
É justamente esse ponto que queremos esclarecer neste conteúdo: o que é e como calcular o ROI de um sistema ERP! Mas também queremos ir além, explorando os benefícios que não aparecem nos números do ROI.
Em um primeiro momento pode parecer confuso querer medir as vantagens de uma solução sem o auxílio e precisão dos números. E é exatamente isso que faremos aqui.
Mas fique calmo, caro leitor. Iremos explicar detalhadamente como identificar as vantagens não tangíveis do ROI em um sistema ERP. Vem com a gente!
Como calcular o ROI de um sistema ERP
Acredite, calcular o ROI de um sistema ERP é relativamente simples — pois esse é um cálculo que, para todas as situações, é fácil de fazer.
Da maneira mais básica, você pode considerar os seguintes fatores:
- o retorno esperado (lucro);
- o investimento para implementar o ERP.
Portanto, temos a seguinte fórmula:
[(lucro – investimento) / investimento] x 100
Digamos que, após 12 meses de implementação, o lucro que seu negócio teve foi de R$ 50.000,00. Já o investimento foi de R$ 22.000,00. Logo, o ROI após 1 ano seria de:
[(50000 – 22000) / 22000] x 100
[33000 / 22000] x 100
1,5 x 100
= 150% de ROI!
Lembrando a multiplicação por 100 deve-se ao fato de ajudar você a descobrir a porcentagem referente ao ROI.
Logicamente, quanto maior a porcentagem, melhor é o investimento.
No entanto, existe uma “pegadinha” aqui: a realidade mensurável costuma ser um pouco menos transparente que esse cálculo acima.
Por exemplo, alguns dos custos e fluxos de receita são difíceis de medir.
Departamentos e indivíduos diferentes podem definir custos e retornos de um ERP de maneira distinta, consequentemente, gerando interpretações divergentes.
Então quer dizer que é impossível ter uma noção real do meu ROI? Nada disso! É perfeitamente possível medir o ROI de um sistema ERP a partir dos dados financeiros brutos — mas saiba que os benefícios dessa tecnologia vão além dos números.
Veja bem: falamos de uma solução que integra cada setor do seu negócio, centraliza dados e agiliza rotinas administrativas e estratégicas.
Na prática, trata-se de um novo e moderno braço direito para gerenciar seu negócio, incluindo a automatização de várias operações.
Quais benefícios do sistema ERP não aparecem no ROI?
Um sistema ERP pode revolucionar sua operação — independente do seu tipo de negócio, bem como do segmento de atuação. É uma solução abrangente e acessível pois é lapidada para ajudar empresas a lidar com a gestão de seus processos (BPM).
É por isso que o “retorno” de um ERP vai muito além do que os números falam — embora, eles sejam extremamente importantes!
Um fato que comprova isso vem de uma pesquisa da Panorama Consulting Group: de acordo com o estudo, 99% das empresas que implementaram um ERP consideram a solução um sucesso.
Em quais aspectos? Essa é uma boa pergunta, que vamos responder a seguir, veja só:
Maior produtividade
O sistema ERP atua no cerne da operação de sua empresa, influenciando de maneira positiva a forma com que os processos são feitos.
Isso significa que novos e melhores fluxos podem ser criados, otimizando a comunicação, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a produtividade de modo geral.
Redução de custos
Sim, um sistema ERP tem seus custos — no entanto, o que importa é o que vem depois.
No médio a longo prazo, a tendência é que seus custos com gestão de TI, bem como gastos referentes a retrabalhos e tempo de realização de atividades repetitivas diminuam consideravelmente.
O motivo é simples: ao escolher pelo melhor ERP para sua empresa, você provavelmente opte por uma solução na nuvem, reduzindo os custos com infraestrutura.
Redução de tributos na parte logística e financeira
Um dos grandes benefícios do sistema ERP é a sua capacidade de auxiliar o departamento fiscal a cumprir com as obrigações tributárias, de modo que não apenas pague tudo corretamente, mas também possa reduzir esses custos.
Isso é possível devido à possibilidade de alinhamento do sistema com as leis municipais, estaduais e federais que incidem sobre a atuação do negócio.
Desse modo, você otimiza as rotinas burocráticas e acaba otimizando custos em outros setores do negócio.
Influência positiva na cultura organizacional
Com processos mais otimizados, um canal centralizado para suas informações e todos os setores integrados, você deixa de lado o aspecto caótico do dia a dia corporativo e coloca um “pezinho” – depois coloca o segundo também- em uma rotina mais harmônica.
É um salto em direção ao futuro e que pode influenciar positivamente a sua cultura organizacional como um todo!
Melhor segurança dos dados
O sistema ERP é uma das tecnologias corporativas mais completas que existem, o que garante níveis elevados de segurança de dados.
Exemplo: dá para guardar documentos, contratos e arquivos dentro do sistema, impondo autorização apenas para usuários específicos.
É possível hierarquizar o acesso, de forma que não ocorram vazamentos.
Qual a melhor alternativa de sistema ERP no mercado?
O SAP B1 é a solução ideal para melhorar, integrar e impulsionar a gestão do seu negócio. Ele ajuda sua empresa em todas as frentes: reduz custos, otimiza processos e melhora o controle geral das operações.
Tudo isso desde o dia 1, já na implantação do sistema. O melhor de tudo é que, por ser um sistema extremamente escalável, pode acompanhar -e viabilizar- o crescimento da sua operação.
Curioso para saber mais? Então confira nosso conteúdo “o que é SAP B1 e por que implantar na sua empresa?” !