O dinamismo e a complexidade para gerir serviços contratados.
A criação de processos realmente eficazes para o controle e gestão dos serviços contratados das empresas está cada vez mais complexa e dinâmica, em razão de diversos fatores, como a variedade de serviços específicos diretos e indiretos ao CORE Business das empresas, a descentralização das solicitações e em muitas situações, a falta do planejamento, são alguns exemplos.
A falta de controle do ponto de vista de processos, tais como: qualidade dos serviços, pontualidade das fases contratadas, etc, soma-se a uma parte fiscal que é demasiadamente complexa, cujos impostos e tributos apresentam variações imensas nos âmbitos federal e municipal.
Do ponto de vista fiscal, a falta de conhecimento das características tributárias dos fornecedores, bem como dos locais onde os serviços serão realizados, pode ocasionar débitos fiscais para as empresas contratantes. Apesar de inusitado, é mais comum do que parece, porque muitos fornecedores de serviços, principalmente os menores, não conhecem suas próprias características fiscais, fazendo com que as empresas contratantes busquem essas informações junto aos seus próprios departamentos fiscais ou escritórios contábeis.
Os controles dos serviços prestados, devem ocorrer desde a escolha do fornecedor, levando-se em conta a qualidade, a pontualidade e as não menos importantes características fiscais. Esse conjunto de critérios é fundamental, pois todas as despesas geradas pela realização dos serviços contratados vão impactar diretamente nos custos dos produtos finais das empresas contratantes. O controle é componente importantíssimo para as empresas manterem sua competitividade num mercado cada vez mais disputado.
Definir e organizar os processos internos, manter sistemas especialistas na gestão geral e fiscal e, principalmente, assegurar melhoria contínua dos processos, haja vista o dinamismo e as mudanças constantes, são fundamentais para as empresas manterem sua competitividade e por que não dizer, sua própria existência.
Por: Leila Santos, co-founder Actionsys