KPIs de Logística: o que são e como calcular?
Muitas vezes um e-Commerce acaba tendo sua competitividade prejudicada pela falta de informações ou controle sobre a rotina do seu negócio. A melhor solução para essa questão é a utilização de KPIs de logística, essas ferramentas permitem que os gestores rastreiem, visualizem e otimizem seus processos da forma mais eficiente possível.
Como o segmento do e-Commerce está se tornando cada vez mais competitivo, os administradores devem utilizar de todos os instrumentos à disposição para potencializar o seu desenvolvimento no mercado.
Por isso, não deixe de ler este conteúdo que explica o que são os KPIs logísticos, quais são eles e como calculá-los!
Indicadores de Desempenho Logístico: o que são?
Key Performance Indicators (KPIs ou indicadores-chave de desempenho, em português) é uma ferramenta aplicada sobre os processos da empresa para conhecer o nível de eficiência interno. Na logística, esses indicadores dizem respeito à:
- Gestão de transportes;
- Armazenamento;
- Roteirização;
- Estoque;
- Embalagem;
- Plano de demanda;
- Prevenção de perdas;
- Atendimento de pedidos, entre outras áreas do segmento.
Tais métricas podem ser aplicadas no dia a dia corporativo ou quando a empresa investe em um novo projeto ou iniciativa. Quando os KPIs são usados na rotina da empresa, é possível conhecer o nível de qualidade do serviço, encontrar gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de mercado.
Quanto aos projetos, os indicadores permitem saber de forma mais precisa se os objetivos serão alcançados, quais são os aspectos limitadores e se as mudanças estão gerando os resultados desejados.
Qual a importância dos KPIs de Logística?
Como os KPIs trazem informações objetivas e reais sobre os processos logísticos, os gestores que deixam de aplicá-los acabam tomando decisões em suposições ou intuições, o que coloca o futuro do negócio à mercê da sorte.
Já quem usa essa ferramenta conquista uma visão ampla e real sobre o negócio, permitindo que as decisões mais vantajosas sejam tomadas. De forma geral, os KPIs de logística permitem que os gestores aperfeiçoem diferentes aspectos da empresa, como:
- Satisfação do consumidor: será possível fazer melhorias que beneficiam a experiência do cliente, como a velocidade de entrega e realização de pedidos perfeitos;
- Controle: o gestor terá um controle maior sobre as atividades do negócio e o desempenho dos colaboradores, podendo aumentar o nível de qualidade do serviço prestado;
- Economia: administradores identificam desperdícios e gastos excessivos, podendo tomar as medidas para reduzir ou eliminá-los;
- Menos erros: pode-se saber de forma mais clara onde estão e quais são as origens das falhas ou riscos no fluxo logístico e resolvê-los;
- Maior produtividade: os colaboradores se tornam mais produtivos ao solucionar gargalos da rotina de forma mais ágil e transparente;
- Previsibilidade financeira: o maior controle das contas e a redução das falhas ou riscos aumentam a previsibilidade dos gastos.
Os principais KPIs de Logística e como são realizados seus cálculos
Existem inúmeros KPIs de logística que podem ser usados pelas empresas, mas nos tópicos seguintes trouxemos os mais utilizados por e-Commerces, o que eles medem e como são calculados:
On Time Delivery (OTD)
Consiste na taxa de entregas que são realizadas dentro do prazo prometido ao cliente. Um percentual baixo indica que há muitos atrasos e existência de problemas relacionados ao transporte.
Sua fórmula é bastante simples:
OTD = (Entregas no prazo / Total de entregas feitas no período) x 100
Estoque Médio
O objetivo desse KPI é verificar a quantidade de itens que a empresa mantém durante um período. Ele é geralmente medido em 12 meses e permite que você mantenha um estoque mais preciso, mas ainda é preciso considerar as sazonalidades e manter um estoque de segurança.
Confira sua fórmula:
Estoque médio = (Estoque inicial + Estoque final) / Período escolhido
Acuracidade do inventário
Esse indicador mostra a diferença entre o estoque físico e o registro que consta no sistema de gestão, sendo que altas discrepâncias indicam falhas nos cadastros e movimentações.
Entenda sua fórmula
Acuracidade do inventário= Números do estoque físico / Números que constam no sistema) x 100
On-Time Shipping (OTS)
Informa o percentual de bens que foram enviados na data prometida, mas não há garantia que eles chegarão ao cliente dentro do prazo.
Veja como calculá-lo:
OTS = (Quantidade de produtos enviados no prazo / Total de pedidos) x 100
Perfect Order Rate
Mede a porcentagem de pedidos que são enviados sem atraso, erros ou danos.
Sua conta é:
Perfect Order Rate =(%Entregas no prazo x %Completas x %Sem danos x %Com documentação correta) x 100
Lead Time
É o tempo médio (em dias) desde a data que o cliente fez o pedido até a entrega do produto.
Ele é calculado da seguinte forma:
Lead Time = Data Pedido recebido – Data Pedido Entregue
On Time & In Full (OTIF)
“On Time” significa entregas feitas no prazo e “In Full” trata dos pedidos entregues no local adequado, sem erros e conforme especificações acordadas previamente com o cliente.
Veja sua fórmula:
OTIF = (Número de entregas OTIF / Número total de entregas) x 100
Order Fulfillment Cycle Time (OFCT)
Mostra o tempo médio que o e-Commerce leva para encomendar materiais, preparar as mercadorias e entregá-las ao cliente final.
Veja sua conta:
OFCT = Prazo de requisição + Tempo para produção + Tempo para entrega
Order Cycle Time (OCT)
Informa o tempo total de todo o processo de compra, desde a realização do pedido até a entrega do item para o consumidor. Um tempo muito longo pode indicar entraves no estoque, na liberação de documentos, no transporte ou outras situações.
Seu cálculo é:
OCT = Data do pedido do cliente – Data da entrega do item pela empresa
Order Fill Rate (ORF)
Mede o desempenho interno da empresa para processar pedidos, desde o recebimento da ordem até a saída do bem para entrega.
A fórmula é:
ORF = Soma do tempo de processamento de todos os pedidos / Quantidade de pedidos
Como gerenciar indicadores de desempenho em um Sistema ERP?
Não é viável calcular todos os KPIs de logística manualmente, pois isso ocuparia muito tempo dos colaboradores e a atividade estaria suscetível a erros.
A melhor estratégia para acompanhar os KPIs é por meio de um sistema de gestão integrado (ERP), que coletará informações dos diferentes setores do negócio, analisará os dados e criará relatórios gerenciais automaticamente, além de atualizar as informações em tempo real.
O ERP ideal para satisfazer as necessidades de um e-Commerce é o SAP Business One (SAP B1). Essa ferramenta permite que a empresa crie os indicadores ideais para o negócio, fazendo com que a aplicação das métricas e seu acompanhamento seja automatizado.
Gestores poderão acessar os KPIs facilmente e monitorá-los a qualquer momento por diferentes dispositivos — como desktops, notebooks e smartphones.
É importante contar com uma parceira especializada na implementação do SAP B1 — como a Actionsys — que realizará todas as parametrizações necessárias no ERP e fornecerá outros serviços para garantir sucesso no uso do software, como configuração, treinamento do usuário, testes e mais.
Ao implantar KPIs de logística, você terá em mãos a ferramenta ideal para centralizar a gestão do negócio e verificar as suas reais necessidades. Para isso, é relevante que você tenha o apoio da Actionsys para implementar o melhor software do mercado — sendo o SAP B1.
Fale já com um especialista da Actionsys para conhecer mais sobre nossos serviços e os recursos do SAP Business One!