Pular para conteúdo
Central de atendimento +55 11 3926-4027 | marketing@actionsys.com.br
Mudar para o site em inglês Change to portuguese
Logotipo Actionsys
  • Sobre a Actionsys
    • Quem Somos
    • Nossos parceiros
    • Manifesto Tech
  • Soluções
    • SAP
      • SAP Business One
      • SAP Cloud ERP
    • JD Edwards
      • Desenvolvimento e Customizações
      • Migrações e Versões
      • Rollout
      • Sustentação
    • GRA Cloud
  • Serviços
    • Escritório de Projetos – PMO
    • Fábrica de Softwares
    • Inteligência Cadastral
    • Inteligência de Dados
  • Conteúdos
    • Blog
    • Actionsys na Mídia
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

KPIs de Logística: o que são e como calcular?

Por Actionsys / setembro de 2021

Muitas vezes um e-Commerce acaba tendo sua competitividade prejudicada pela falta de informações ou controle sobre a rotina do seu negócio. A melhor solução para essa questão é a utilização de KPIs de logística, essas ferramentas permitem que os gestores rastreiem, visualizem e otimizem seus processos da forma mais eficiente possível.

Como o segmento do e-Commerce está se tornando cada vez mais competitivo, os administradores devem utilizar de todos os instrumentos à disposição para potencializar o seu desenvolvimento no mercado.

Por isso, não deixe de ler este conteúdo que explica o que são os KPIs logísticos, quais são eles e como calculá-los!

Indicadores de Desempenho Logístico: o que são?

Key Performance Indicators (KPIs ou indicadores-chave de desempenho, em português) é uma ferramenta aplicada sobre os processos da empresa para conhecer o nível de eficiência interno. Na logística, esses indicadores dizem respeito à:

  • Gestão de transportes;
  • Armazenamento;
  • Roteirização;
  • Estoque;
  • Embalagem;
  • Plano de demanda;
  • Prevenção de perdas;
  • Atendimento de pedidos, entre outras áreas do segmento.

Tais métricas podem ser aplicadas no dia a dia corporativo ou quando a empresa investe em um novo projeto ou iniciativa. Quando os KPIs são usados na rotina da empresa, é possível conhecer o nível de qualidade do serviço, encontrar gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de mercado.

Quanto aos projetos, os indicadores permitem saber de forma mais precisa se os objetivos serão alcançados, quais são os aspectos limitadores e se as mudanças estão gerando os resultados desejados.

Qual a importância dos KPIs de Logística?

Como os KPIs trazem informações objetivas e reais sobre os processos logísticos, os gestores que deixam de aplicá-los acabam tomando decisões em suposições ou intuições, o que coloca o futuro do negócio à mercê da sorte.

Já quem usa essa ferramenta conquista uma visão ampla e real sobre o negócio, permitindo que as decisões mais vantajosas sejam tomadas. De forma geral, os KPIs de logística permitem que os gestores aperfeiçoem diferentes aspectos da empresa, como:

  • Satisfação do consumidor: será possível fazer melhorias que beneficiam a experiência do cliente, como a velocidade de entrega e realização de pedidos perfeitos;
  • Controle: o gestor terá um controle maior sobre as atividades do negócio e o desempenho dos colaboradores, podendo aumentar o nível de qualidade do serviço prestado;
  • Economia: administradores identificam desperdícios e gastos excessivos, podendo tomar as medidas para reduzir ou eliminá-los;
  • Menos erros: pode-se saber de forma mais clara onde estão e quais são as origens das falhas ou riscos no fluxo logístico e resolvê-los;
  • Maior produtividade: os colaboradores se tornam mais produtivos ao solucionar gargalos da rotina de forma mais ágil e transparente;
  • Previsibilidade financeira: o maior controle das contas e a redução das falhas ou riscos aumentam a previsibilidade dos gastos.

Os principais KPIs de Logística e como são realizados seus cálculos

Existem inúmeros KPIs de logística que podem ser usados pelas empresas, mas nos tópicos seguintes trouxemos os mais utilizados por e-Commerces, o que eles medem e como são calculados:

On Time Delivery (OTD)

Consiste na taxa de entregas que são realizadas dentro do prazo prometido ao cliente. Um percentual baixo indica que há muitos atrasos e existência de problemas relacionados ao transporte.

Sua fórmula é bastante simples:

OTD = (Entregas no prazo / Total de entregas feitas no período) x 100

Calculo OTD

Estoque Médio

O objetivo desse KPI é verificar a quantidade de itens que a empresa mantém durante um período. Ele é geralmente medido em 12 meses e permite que você mantenha um estoque mais preciso, mas ainda é preciso considerar as sazonalidades e manter um estoque de segurança.

Confira sua fórmula:

Estoque médio = (Estoque inicial + Estoque final) / Período escolhido

Calculo Estoque Medio

Acuracidade do inventário

Esse indicador mostra a diferença entre o estoque físico e o registro que consta no sistema de gestão, sendo que altas discrepâncias indicam falhas nos cadastros e movimentações.

Entenda sua fórmula

Acuracidade do inventário= Números do estoque físico / Números que constam no sistema) x 100

Calculo Acuaridade do inventário

On-Time Shipping (OTS)

Informa o percentual de bens que foram enviados na data prometida, mas não há garantia que eles chegarão ao cliente dentro do prazo.

Veja como calculá-lo:

OTS = (Quantidade de produtos enviados no prazo / Total de pedidos) x 100

Calculo OTS

Perfect Order Rate

Mede a porcentagem de pedidos que são enviados sem atraso, erros ou danos.

Sua conta é:

Perfect Order Rate =(%Entregas no prazo x %Completas x %Sem danos x %Com documentação correta) x 100

Calculo Perfect Order Rate

Lead Time

É o tempo médio (em dias) desde a data que o cliente fez o pedido até a entrega do produto.

Ele é calculado da seguinte forma:

Lead Time =  Data Pedido recebido – Data Pedido Entregue

Calculo Lead Time

On Time & In Full (OTIF)

“On Time” significa entregas feitas no prazo e “In Full” trata dos pedidos entregues no local adequado, sem erros e conforme especificações acordadas previamente com o cliente.

Veja sua fórmula:

OTIF = (Número de entregas OTIF / Número total de entregas) x 100

Calculo OTIF

Order Fulfillment Cycle Time (OFCT)

Mostra o tempo médio que o e-Commerce leva para encomendar materiais, preparar as mercadorias e entregá-las ao cliente final.

Veja sua conta:

OFCT = Prazo de requisição + Tempo para produção + Tempo para entrega

Calculo OFCT

Order Cycle Time (OCT)

Informa o tempo total de todo o processo de compra, desde a realização do pedido até a entrega do item para o consumidor. Um tempo muito longo pode indicar entraves no estoque, na liberação de documentos, no transporte ou outras situações.

Seu cálculo é:

OCT = Data do pedido do cliente – Data da entrega do item pela empresa

calculo OCT

Order Fill Rate (ORF)

Mede o desempenho interno da empresa para processar pedidos, desde o recebimento da ordem até a saída do bem para entrega.

A fórmula é:

ORF = Soma do tempo de processamento de todos os pedidos / Quantidade de pedidos

calculo ORF

Como gerenciar indicadores de desempenho em um Sistema ERP?

Não é viável calcular todos os KPIs de logística manualmente, pois isso ocuparia muito tempo dos colaboradores e a atividade estaria suscetível a erros.

A melhor estratégia para acompanhar os KPIs é por meio de um sistema de gestão integrado (ERP), que coletará informações dos diferentes setores do negócio, analisará os dados e criará relatórios gerenciais automaticamente, além de atualizar as informações em tempo real.

O ERP ideal para satisfazer as necessidades de um e-Commerce é o SAP Business One (SAP B1). Essa ferramenta permite que a empresa crie os indicadores ideais para o negócio, fazendo com que a aplicação das métricas e seu acompanhamento seja automatizado.

Gestores poderão acessar os KPIs facilmente e monitorá-los a qualquer momento por diferentes dispositivos — como desktops, notebooks e smartphones.

É importante contar com uma parceira especializada na implementação do SAP B1 — como a Actionsys — que realizará todas as parametrizações necessárias no ERP e fornecerá outros serviços para garantir sucesso no uso do software, como configuração, treinamento do usuário, testes e mais.

Ao implantar KPIs de logística, você terá em mãos a ferramenta ideal para centralizar a gestão do negócio e verificar as suas reais necessidades. Para isso, é relevante que você tenha o apoio da Actionsys para implementar o melhor software do mercado — sendo o SAP B1.

Fale já com um especialista da Actionsys para conhecer mais sobre nossos serviços e os recursos do SAP Business One!

out 20 2025

Gestão de Energia e Ativos: O papel do ERP entre IoT e IA

No cenário atual, onde a transição para a sustentabilidade, a eficiência energética e a gestão de custos são prioridades, empresas do setor de energia, e especialmente aquelas que trabalham com rental de equipamentos, enfrentam um desafio duplo: fornecer energia acessível e confiável enquanto equilibram alta performance operacional com controle financeiro preciso. É aqui que entra […]

out 13 2025

consultoria-erp-implantacao-actionsys.

10 desafios ao contratar uma consultoria de ERP e como garantir o sucesso da implementação

A adoção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um movimento estratégico para modernizar a gestão empresarial, aumentar a produtividade e obter controle total sobre as operações. Hoje, a implementação de ERP é o pilar da transformação digital, garantindo a integração de dados e a visibilidade operacional necessárias para a tomada de decisão ágil. […]

out 06 2025

Dashboard de Business Intelligence do SAP ERP para obras em tempo real

ERP na Construção Civil: reduza custos, ganhe produtividade e aumente o ROI

A construção civil é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira, mas também um dos que mais enfrentam desafios de gestão. Controlar custos de materiais, cumprir prazos cada vez mais apertados, lidar com margens reduzidas e ainda manter conformidade fiscal exige não apenas experiência, mas também tecnologia. É nesse cenário que entra o […]
Logotipo Actionsys

Central de atendimento

(+55) 11 3926-4027

E-mail

comercial@actionsys.com.br

Localização

R. Barão do Triunfo, nº 427, Cj. 504, São Paulo/ SP

#SigaAction

Links

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog
  • Actionsys na Mídia
  • Contato

Oportunidades

Quer fazer parte do nosso time? Envie seu currículo.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Preencha o formulário abaixo com seu principal e-mail:

www.actionsys.com.br