+55 11 3926-4027  |      contato@actionsys.com.br

Você sabia que é possível darmos conta de nossos diversos papéis e responsabilidades (pai, mãe, filho, profissional, marido, esposa, amigo, etc.), sem desgaste excessivo e mantendo de forma consistente bons níveis de performance?

Talvez com o mundo de hoje, onde nos é exigido um nível alto de realização, isso possa soar como um milagre.

Mas o conceito de Funcionamento Otimizado, abordado por grandes nomes como Freud, Jung, Maslow, entre outros, trata exatamente disto, como alcançar a otimização de nossas atividades pessoais e profissionais, mantendo os resultados positivos.

Segundo o Psicólogo Will Meek (2010), nós podemos tender para dois tipos de funcionamento, veja se você se identifica:

O Superfuncionamento: ir além de suas responsabilidades, agir de modo centralizador, controlador e superprotetor. A pessoa que está em superfuncionamento tem o foco no outro e não em si mesma e apesar de ser bem intencionada, impede o outro de aprender com os erros, de encontrar suas próprias soluções e de se desenvolverem plenamente como indivíduos autônomos, ao mesmo tempo que negligencia a si mesma, acumulando stress, insatisfação e frustração.

O Subfuncionamento: ao contrário, é ter dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e por isso geralmente tem dificuldade para perceber que alguma coisa está errada e pode contribuir para formar uma pessoa de baixa eficácia, fragilizada, que reage negativamente ao incentivo de outras pessoas.

A boa notícia é que o Funcionamento Otimizado não é um dom, um talento acessado por poucos, mas sim um processo que pode ser promovido e aplicado por todos nós.

Desenvolvido com base nos trabalhos de Rogers, 1961; Maslow, 1954; Meek, 2010, para promovermos o Funcionamento Otimizado, precisamos de 4 passos:

PASSO 1) Avalie seu funcionamento – Ele é Super, Sub ou Otimizado?

PASSO 2) Eleve sua Consciência – Pergunte-se: Que consequências você tem por funcionar desta forma? E as pessoas à sua volta, o que elas ganham ou perdem por você funcionar desta forma?

PASSO 3) Elabore um plano – O que você gostaria de mudar? Que mudança geraria um impacto profundo e positivo em você e nas pessoas? Quais os próximos passos?

PASSO 4) Promova a Mudança – Utilize ferramentas para mudança, estude sobre o tema, peça apoio das pessoas do seu convívio. O Coaching é uma ótima ferramenta para o processo de mudança também.

E então? Preparado para funcionar bem?
Rosangela Meusel – Master Coach – apaixonada por despertar o melhor nas pessoas

Actionsys

Recent Posts

Considerado um reforço estratégico, o PMO auxilia na condução dos projetos e seu valor é determinante para mensurar um retorno de investimento satisfatório.

Como identificar um PMO que agrega valor efetivamente e maximiza o ROI? Considerado um reforço…

1 mês ago

O Agro é Pop e cada vez mais Digital!

Nossa Head de Marketing e SAP, Camila Bernardinelli, compartilha insights sobre a crescente digitalização do…

5 meses ago

Tendências tecnológicas e as mudanças da Reforma Tributária: como as empresas devem se preparar?

Entenda como a convergência entre tecnologia e Reforma Tributária está moldando o cenário empresarial brasileiro,…

6 meses ago

Brasil cresce na produção de energia solar, mas política ainda impede “boom” do setor

Brasil cresce na produção de energia solar, mas política ainda impede "boom" do setor

7 meses ago

A tecnologia no setor de Transporte: maximizando a produtividade

"A tecnologia no setor de Transporte: maximizando a produtividade"

9 meses ago

This website uses cookies.