O remédio pode ser ruim, mas é necessário
Existem assuntos com os quais não temos a mínima identificação.
Pessoas com habilidades para “exatas”, em geral, não são boas nos assuntos relativos às áreas de humanas. De certa forma, essas pessoas são menos sensíveis no trato com os colegas, parentes, enfim. O contrário também é verdadeiro. Pessoas com habilidades para humanas, só procuram saber o básico de matemática para a própria sobrevivência, por exemplo.
Dito isto (considerando a empresa para a qual se trabalha) é preciso entender que o foco do negócio é o assunto que devemos aprender. Assunto este que pode até causar ojeriza, mas que se torna necessário aprender. Não é mais possível trabalhar numa empresa, que fabrica, comercializa ou presta serviço, e ficar alheio ao principal.
Se sua empresa fabrica salsicha, por exemplo, e você é da área financeira, provavelmente não tem afinidade com linhas de produção, nunca viu como faz, nem quer chegar perto, porque não gosta do cheiro. Bom, você trabalha lá, seu sustento sai de lá.
Num belo dia, um colega seu, que há muito não via… “E aí, como está? O que anda fazendo?”
Você: Tudo ótimo, estudando, trabalhando, tocando a vida, e você?
Colega: Ah, eu trabalho no mesmo lugar há 9 anos, mas me conta, trabalha aonde?
Você: Estou há 2 anos na Sadara [empresa fictícia], na área financeira.
Colega: É mesmo? Que máximo! Eu sempre quis saber como se produz alguns embutidos. Você já viu como se faz salsicha?
Você: Deus me livre, nem chego perto! Eu gosto de números.
Colega: [em tom de decepção] OK, mas o negócio da sua empresa é esse! É preciso saber o que a empresa faz e, principalmente, como faz.
O diálogo acabou. É preciso entender que, esteja na empresa que estiver, você precisa entender um pouco de tudo do que é feito, mesmo não gostando. Imagine se algum dia um gerente, um diretor, perguntar algo que não seja a sua atividade principal… Aqui paramos para reflexão. Sua resposta pode significar sua promoção ou sua demissão.
Imagine que você viva sozinho, numa casa de 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e quintal. Você tem que fazer compras, cozinhar, lavar, passar, limpar a casa. Nessa hipótese, não se admite uma diarista. Se você não fizer alguma das tarefas, ainda que não goste da maioria, vai ter problemas com a roupa, com a comida, ou com a limpeza, e em algum momento vai te afetar.
O resumo disso tudo, na minha opinião, é:
Ser “Especialista” é extremamente necessário, porém, o “Generalista” trafega em todas as direções. Você não precisa amar seu inimigo, só precisa tê-lo à vista.
Seja o “Cara das Galáxias” no que você mais gosta, mas desenvolva um interesse geral pelos assuntos da sua empresa. Você só tem a ganhar.
Autor: Rogério Oliveira – Consultor Actionsys