Conheça um pouco sobre carga tributária
A carga tributária de uma empresa é apontada como uma das principais razões para a redução da lucratividade. No entanto, analisando sob outro aspecto, o Planejamento Tributário é utilizado como a principal ferramenta para a redução de impostos e, sem dúvida, é uma das saídas mais efetivas para mitigar o impacto da excessiva tributação brasileira sobre o lucro das empresas.
Você sabe que o Brasil tem a maior carga tributária da América Latina. O que de certa forma não chega a surpreender, dadas as elevadas alíquotas, burocracias e taxas.
Planejar-se é a melhor alternativa para evitar o pagamento de impostos previsto em lei. Isso é simples de ser feito e existem diversas formas de colocar em prática o bom planejamento tributário.
O planejamento tributário é a base da gestão fiscal e contábil de qualquer negócio. Essa base está ligada diretamente a um dos elementos mais importantes a serem considerados nesse departamento. Estamos falando de organização.
A partir de uma correta e profunda avaliação da legislação vigente e a compatibilização com a real situação da empresa, consegue-se organizar melhor suas finanças, enquadrando-a com precisão ao melhor regime tributário.
Com a prática da organização consegue-se antecipar os custos envolvidos nas atividades e, assim, projetar melhor o lucro do negócio. Não esqueça é preciso adotar algumas práticas estratégicas para otimizar a gestão dos tributos dentro da empresa.
Por: Carina Freitas, Consultora Fiscal Actionsys