Como ter êxito na seleção e contratação de software
A exitosa contratação de uma solução de software para a empresa ou departamento depende fortemente de um correto entendimento dos requisitos funcionais e técnicos. Mas existem outras variáveis que devem ser levadas em conta: (i) o que se espera do fornecedor ou da equipe contratada, (ii) em quanto tempo se espera implementar e (iii) quanto se espera gastar.
Muitos projetos de software, ou mesmo projetos em geral, falham devido a expectativas não realistas e por falta de um maior detalhamento. Então, como resolver a questão?
Não existe uma única forma, cada caso é um caso, mas é possível utilizar algumas técnicas para minimizar a probabilidade de erro.
No mundo das soluções de software, a semântica deveria ser levada mais a sério. Quando alguém diz que quer implantar um software para realizar vendas na internet, por exemplo – afinal todos nós já compramos alguma coisa no comércio virtual – significa que se espera que um produto possa ser escolhido; que a imagem e as informações sejam claras; que permita dar zoom no produto; que se possa selecionar a quantidade; que ofereça opções de compra por diversos meios de pagamento; que possa escolher entrega expressa ou regular. Isso tudo, para dizer o mínimo necessário, para uma operação como esta.
Os processos de seleção das soluções do software deveriam utilizar uma metodologia bem definida com listas de itens técnicos, funcionais, de fornecedor e de investimentos. Tais listas deveriam ser elaboradas pelas áreas de negócio capitaneadas por alguém com habilidade para entender e transmitir o que se deseja para que dê pesos diferentes para cada item e assim, poder classificá-lo quanto a ordem de importância.
Durante as apresentações, criar uma lista do que precisa ser visto pelos participantes de forma que cada um possa atribuir uma nota para cada item apresentado. Essa é uma tarefa bem difícil, pois dependendo do dia, o apresentador pode estar em um momento menos favorável ou os participantes podem estar com a cabeça na meta de vendas ou nos desafios das entregas.
Então, como padronizar as respostas para que o efeito externo não contamine a avaliação? Isso não é nada fácil e requer que as questões avaliadas sejam bem simples e com respostas padronizadas. Atendeu ou não atendeu? Que nota você dá para o item apresentado? Sendo 0 para “não atendeu”, 3 para “atendeu parcialmente” e 5 se “atendeu totalmente”. Dessa forma, pode-se consolidar as avaliações de forma simples.
A segunda ferramenta a ser usada é a POC ou Proof Of Concept, em inglês. A prova de conceito visa somente testar assuntos que são de fácil explicação e permitem ao participante verificar: a usabilidade da solução, avaliar se foi fácil executar a ação no software, se foi rápida e se gerou atração pelo mesmo.
Outros itens, como cálculos matemáticos ou estatísticos, são mais fáceis de comprovar, pois pedem respostas simples (sim ou não), mas também são importantes na hora de avaliar a solução.
A internet é rica em modelos de planilhas para seleção de soluções de software.
Boa sorte!!!
Por: Antonio Romano – IT Specialist