Advocacia 4.0 : saiba quais são os benefícios de um sistema ERP
Mesmo sendo uma profissão tão tradicionalista, a revolução digital chega também para a área do direito. Portanto, ser um profissional atualizado, que incorpora a tecnologia em seu cotidiano e sabe otimizar suas atividades através do universo digital é com certeza um dos pontos de destaque no mercado de trabalho.
Se reinventar pode ser um passo desafiador no começo, porém é possível colher resultados extremamente significativos ao conciliar uma visão estratégica a uma eficiente consultoria tecnológica.
Sendo assim, é mais do que necessário olhar para o mercado e encontrar maneiras de realmente se diferenciar. No entanto, o que é preciso para apostar na advocacia 4.0?
Certamente é uma jornada que requer certas competências, investimento em estrutura e tecnologia, e criação de fluxos de trabalho.
O que é a Advocacia 4.0?
Mas o que afinal de contas é a advocacia 4.0? Segundo alguns especialistas, a advocacia 4.0 vê na tecnologia e na inteligência artificial uma forte aliada, para superar as adversidades do mercado e os tempos de crise.
Através da inteligência artificial, as tarefas repetitivas são automatizadas, tornando a dinâmica da advocacia menos burocrática. Uma série de atividades trabalhosas e repetitivas podem ser delegadas a sistemas informacionais, liberando o profissional para que se dedique a tarefas mais estratégicas e cruciais.
É fundamental que a advocacia 4.0 seja pautada no atendimento às necessidades do cliente, utilizando-se da tecnologia como ferramenta facilitadora destes serviços.
Os principais desafios da rotina digital
Até alguns anos atrás, a rotina do advogado era muito centrada em lidar com papéis, grandes livros e registros antigos. O profissional passava horas dentro da vara cível, procurando registros e montando os processos.
É inegável a grande revolução causada pelo meio digital. A advocacia 4.0 vem nos mostrando as diversas possibilidades de repensar o modo tradicionalista como as práticas jurídicas ainda têm se pautado para que os danos em momentos de crise sejam reduzidos.
A advocacia 4.0 não muda apenas os processos. Ela muda as pessoas! Mas, você sabe quais são os principais desafios que os profissionais enfrentam para que estejam adeptos a essa nova realidade?
1. Saber se comunicar
Só no Brasil temos 127 milhões de pessoas conectadas. De fato, a internet alterou completamente a forma como nos comunicamos. E isso deve ser refletido na prática jurídica também, é um dos pilares da advocacia 4.0.
O que é encarado como um grande desafio para advogados e escritórios de advocacia deve ser pensado como um grande ponto de virada: como se comunicar com os clientes no mundo online e informá-los de maneira clara sobre os serviços jurídicos, sem ferir as regras do Código de Ética da OAB?
2. Encontrar o seu diferencial no mercado
Em média, existem 200 mil escritórios de advocacia, somente no Brasil. Além disso, o país tem o maior estoque de processos do globo. Sendo assim, existem mais de 1,3 milhão de profissionais de advocacia inseridos no mercado jurídico brasileiro.
Encontrar o seu diferencial em um cenário como esse é criar estratégias de sobrevivência no mercado. Desse modo, a advocacia 4.0 se mostra como um dos possíveis caminhos para apostar em seu destaque como profissional ou escritório de advocacia.
3. Se manter atualizado sobre novos conceitos e tendências
Nesse caso, a advocacia 4.0 nem se mostra como uma tendência de mercado, ela já é a realidade para muitos profissionais. Um levantamento feito pela Mckinsey mostrou que as empresas que já iniciaram essa transição afirmam que os consumidores passaram a preferir o que elas oferecem digitalmente do que essencialmente.
Ou seja, é preciso acompanhar o que tem surgido no mercado para que ele não te engula!
Os benefícios de um sistema ERP para a advocacia 4.0
O que é um sistema ERP? Do inglês, Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa.
A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Mas você já parou para pensar como um sistema ERP pode ser de grande auxílio na rotina do advogado 4.0?
Aumento da competitividade
Como mostramos acima, o mercado pede por profissionais e escritórios que se destaquem. Sendo assim, contar com um sistema ERP é ter todas as vantagens que resultam na melhoria da competitividade.
Afinal de contas, o departamento jurídico de uma empresa pode, com essa ferramenta, ter total foco na qualidade dos serviços organizados e seguros.
Escalabilidade e produtividade
Para garantir o sucesso contínuo do seu negócio, você deve ficar de olho no futuro. Com muita frequência, as empresas deixam de se planejar adequadamente e enfrentam problemas de crescimento que representam sérios obstáculos.
Ter um software que possa acomodar de forma elegante e eficiente o crescimento de sua empresa é de extrema importância, e o sistema ERP correto torna isso mais fácil.
Integração de todos os setores do escritório
Um ERP tem o potencial de funcionar como uma espécie de guarda-chuva que integra todos os softwares e processos corporativos em um único sistema. Dessa maneira, a operação dos departamentos, desde o planejamento estratégico até a aplicação prática, passa pela mesma plataforma, que registra seus resultados.
Temos aí a característica mais transformadora da solução: qualquer advogado tem em mãos um sistema que engloba todos os aspectos da gestão disponível, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Melhor controle financeiro
O uso de um sistema ERP permite um maior controle financeiro do departamento jurídico, assim há também um maior controle sobre o fluxo de caixa, além de menos desperdícios de recursos na rotina do negócio e mais previsibilidade de investimentos no futuro.
Sendo assim, com essas alternativas o departamento ganha estabilidade financeira e gerencial, podendo utilizar essa tranquilidade como oportunidade de otimizar gastos, aumentar o retorno do que é investido e, assim, repassar esse ganho ao preço do seu serviço.
Monitoramento constante
O sistema de gestão empresarial de um ERP não só integra dados operacionais como torna o cruzamento de informações preciso, gerando valores consolidados. Sendo assim, fica muito mais fácil identificar problemas nos processos e corrigi-los com rapidez.
Otimização e automação da gestão contábil e tributária
O Brasil é um país com alta tributação, portanto os departamentos jurídicos precisam adotar estratégias para diminuir os custos com impostos. Com a implantação do sistema de gestão ERP, pode-se automatizar a controladoria, reduzindo falhas relacionadas ao Fisco, as multas e a outros gastos.
Padronização de processos
Uma das principais vantagens do sistema ERP é a qualidade e o volume de dados gerados no processo produtivo. O que auxilia na maior inteligência industrial somada à previsibilidade das demandas.
Afinal, com esses dados disponíveis, os profissionais podem mapear as demandas, reduzir erros, ajustar níveis de produção conforme a sazonalidade, entre outras funções.
Redução de custos
Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos dentro de um departamento jurídico por evitarem possíveis falhas e reduzirem os retrabalhos de processos cotidianos.
Segurança da informação
O sistema ERP garante maior segurança aos dados da sua empresa. É possível, por exemplo, criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar determinadas informações, tudo de acordo com a LGPD.
Além disso, o que ajuda os ERPs a manter um alto nível de segurança de dados é que eles fornecem um único sistema de entrada. O sistema de banco de dados do ERP também permite backups centralizados de seus dados confidenciais dos seus processos.
SAP B1: o melhor sistema ERP para o seu departamento jurídico!
Para apostar em estratégias de advocacia 4.0 para o seu departamento jurídico, é preciso contar com uma consultoria digital eficiente e um software ideal como o SAP B1.
O SAP Business One é considerado, simultaneamente, um sistema é um negócio! Qual o motivo disso? É simples: ele pode ser definido como a representação lógica do departamento de forma centralizada, permitindo a integração de dados oriundos de todas as áreas em tempo real.
O SAP B1 possui um conjunto de funcionalidades que auxiliam profissionais a solucionarem demandas do dia a dia. Elas são voltadas para o ambiente administrativo do negócio, automatizando rotinas e criando um fluxo de trabalho mais prático e inteligente.
A Actionsys é uma empresa de consultoria de sistemas e processos. Apoiamos empresas nacionais e multinacionais, desde startups até grandes corporações em toda sua jornada empresarial, oferecendo soluções, experiências de negócios, tecnologias e uma gama de serviços especializados.
Buscando transformar o seu escritório ou suas práticas profissionais para aderir à advocacia 4.0 com um sistema ERP? Entre em contato com um especialista da Actionsys para conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções e os processos do SAP B1.