Guia do Hunting: saiba tudo sobre essa prática no processo seletivo
As empresas que precisam preencher uma vaga, principalmente de cargos mais estratégicos, utilizam o conceito de hunting para encontrar talentos.
Contratar alguém não se trata apenas de analisar skills e experiência de um profissional, mas também entender que ambas as habilidades, competências e fit comportamental precisam ser preenchidas.
O hunting, traduzindo como “caça”, é a forma proativa do RH encontrar o profissional ideal. Ao invés de apenas publicar uma vaga e torcer para que os melhores do mercado se candidatem, essa abordagem mais agressiva costuma ser mais assertiva também.
Afinal, o que é o hunting?
Sendo mais complexo que o processo de recrutamento e seleção tradicional, esse método de busca ativa tem como objetivo preencher uma vaga existente ou suprir uma necessidade atual da companhia.
Mesmo que não haja uma vaga aberta propriamente dita, é possível identificar quais profissionais auxiliariam a empresa a alcançar seus objetivos.
Através dessa técnica, o profissional de RH (sozinho ou em conjunto com uma consultoria especializada) realiza ações específicas para identificar quais os potenciais candidatos mais habilitados para o preenchimento daquela função – com eles tendo interesse ou não, e independentemente se estão empregados atualmente ou se já fazem parte do quadro da companhia.
Diferente do searching, ou busca, o hunting é uma técnica proativa, com a procura de talentos e intercepção ativa com estes. No primeiro caso, o contato acontece com profissionais ativos e que estão à procura de uma oportunidade, normalmente disponíveis no mercado de trabalho. Muito comum para perfis mais operacionais, esse estilo também tem suas vantagens.
Já no segundo, o modo de caça tem como objetivo encontrar o candidato ideal, buscando em diversos locais através de networking extenso, ferramentas de apoio ou com a contratação de um agente externo.
Conheça o hunting!
Reconhecidamente, o hunting é um processo complexo e que depende de um bom relacionamento e transparência tanto da empresa contratante quanto do headhunter, e para ele funcionar existe um passo-a-passo básico.
Porém, a técnica pode variar de acordo com as necessidades da companhia e da expertise do profissional responsável pelo processo. Inclusive, é comum que durante o hunting, ótimos profissionais sejam encontrados e recrutados mesmo que para outras áreas além da vaga inicial, desde que haja carência para aquele perfil.
Perfil da vaga
O primeiro passo, e talvez o mais importante de todo o processo, é definir junto à empresa o perfil procurado. Inclui-se aqui habilidades, experiências e também características comportamentais que devem complementar a cultura da empresa.
Levantamento de critérios
Para algumas vagas, é preciso que os candidatos cumpram alguns critérios. Ao abordar um candidato, o Head Hunter deve compreender tanto o perfil da vaga quanto as necessidades da empresa. Além disso, é importante delimitar quais são os critérios para acessar as informações do candidato.
Mapeamento de mercado
Em relação ao perfil específico, como está o mercado? Saturado? Ou são raros os profissionais que agreguem todas as características necessárias? Mapear o mercado será essencial para encontrar não apenas essas informações, mas também para entender qual a média salarial para determinado cargo, os benefícios e quais os diferenciais desejados pelos profissionais daquela área.
Aqui, acontece a pré-seleção inicial, incluindo e excluindo candidatos da lista antes de serem abordados.
Abordagem
Um headhunter experiente sabe como conduzir o processo de abordagem – sendo agressivo o suficiente para gerar interesse na vaga e sutil no momento de trabalhar com detalhes mais sensíveis.
Como, onde e quando será abordado cada profissional pode influenciar em diferentes resultados, e ter na manga algumas opções de benefícios pode auxiliar na hora de convencer o potencial futuro colaborador.
Após uma conversa inicial, é realizado um levantamento do Fit Cultural do candidato, uma vez que é importante que os valores do aplicante e da empresa estejam condizentes. A seguir o headhunter irá elencar os profissionais selecionados, de acordo com as chances de a contratação ser um sucesso – para ambos os lados.
Teste
Nessa fase o candidato passa por uma triagem de testes, sejam eles técnicos, de negócios ou até mesmo comportamentais. Essa fase garante que o profissional esteja devidamente qualificado para ocupar o cargo almejado.
Proposta final
Ao finalizar todas as etapas anteriores, o responsável pelo processo deverá apresentar uma lista para os gestores/diretores/RH com os finalistas, incluindo pontos fracos e fortes de cada candidato, expectativas destes e da empresa e quais os recursos serão necessários em termos de salários e benefícios para cada profissional.
Com o finalista selecionado, é o momento de realizar a proposta final. Ter opções extras como margem para negociação e manter o segundo e terceiro lugar de finalistas, são práticas que podem auxiliar no momento da contratação caso o finalista não aceite a proposta.
Qual a importância do hunting?
Sabemos que não basta fazer uma contratação qualquer – para que a empresa realmente colha os benefícios com um novo funcionário é preciso ser estratégico. O Hunting auxilia justamente nesse quesito, diminuindo taxas de turnover e rotatividade de candidatos.
Com o fator cultural sendo um elemento importante, o hunting mira em profissionais que já tenham a capacidade técnica e soft skills necessárias, e que também possuam um bom fit cultural.
É necessário contar com profissionais capacitados para que o hunting seja efetivo, já que uma abordagem fria e crua, sem considerar as especificações do contratante e do mercado, podem afastar futuros talentos.
Os principais benefícios do hunting!
Agora que você já conhece (quase) tudo sobre hunting, é hora de entender quais os benefícios que essa técnica agrega para os contratantes.
Economia nos processos de recrutamento
O processo ativo de busca e recrutamento dá prioridade a qualidade ao invés da quantidade. Com menos etapas do que um processo seletivo regular, a contratação acontece mais rapidamente, diminuindo o tempo envolvido de colaboradores da empresa e treinamentos dos novos contratados. O desempenho do colaborador contratado por esse processo tende a trazer maiores retornos, já que a sua contratação foi realizada de forma estratégica.
Aumento da competitividade da companhia
Empresas são formadas por pessoas, e assegurar que o seu time interno tem as capacidades exigidas pelo mercado é um modo de fomentar a inovação e a produtividade. Os talentos em posições estratégicas podem transformar o cenário de uma empresa, fazendo a diferença na companhia como um todo.
Contratação ágil
O tempo de entender que há a necessidade de contratação, preparar os quesitos para a vaga, publicar em sites e redes sociais e esperar os candidatos aplicarem para, só então, começar o processo seletivo, é enorme.
Com o hunting, esse processo todo é minimizado, uma vez que, os especialistas contam com um grande banco de talentos, otimizando o tempo na busca de profissionais. Ademais, eles possuem metodologias que garantem que você tenha os finalistas do processo em apenas alguns dias.
Maior taxa de acerto na contratação
Não adianta contratar diversos profissionais para depois ter que arcar com o custo de demissões e novas contratações por um processo que não foi efetivo ou não recebeu candidaturas de qualidade suficientes. Com uma taxa de acerto maior, as vagas são preenchidas de forma personalizadas, já que a técnica permite maior personalização e abordagem direcionada para perfis que se encaixem na vaga e na cultura corporativa.
Diminuição de turnover
O turnover e a rotatividade causam verdadeiros desperdícios de tempo e recursos financeiros da empresa, que precisará realizar contratações e treinamentos constantes. Com um profissional selecionado à dedo, a curva de aprendizado deste será menor. Através dos benefícios diferenciados que foram encontrados na pesquisa de mercado, é possível ofertar a vaga de forma competitiva, selecionando profissionais que não irão sair rapidamente da companhia.
Encontrar o melhor talento para a sua empresa não é uma tarefa simples e nem fácil. Por isso, contar com quem entende do assunto é uma ótima opção para não desperdiçar tempo e recursos em contratações ineficientes.
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