Meu primeiro estágio, e agora?
Por Lívia Cunha – Gerente de Desenvolvimento
Após mais de dez anos liderando programas de estágio para desenvolvedores, tive a chance de conhecer e trabalhar com muitos profissionais em busca da primeira oportunidade de trabalho, seja o primeiro estágio na área, seja, em alguns casos, o primeiro emprego da vida.
Assim, as cinco dicas de hoje são para quem está começando no mundo corporativo.
5 Dicas para o primeiro estágio!
1. Honestidade
É fato que muitas empresas fazem exigências incompatíveis com a função de estágio, e isso naturalmente gera insegurança nos candidatos. Essa insegurança faz com que eles tentem demonstrar a todo custo que conhecem diferentes linguagens, e algumas vezes, a dizer que sabem o que não sabem.
Por mais tentador que seja exagerar um pouco na entrevista para conseguir a vaga, esse caminho pode levar a muitas decepções tanto do lado do profissional quanto do lado da empresa. Algumas vezes podemos pensar que: “Se conseguir a vaga eu corro atrás e aprendo” e, sim, podemos ter sucesso nessa abordagem, mas o risco de começar com o pé esquerdo é grande.
É preciso lembrar que na entrevista foi gerada uma expectativa que pode ser cobrada desde o primeiro dia de trabalho e, sem saber qual será o ritmo das entregas nesse novo emprego, dificilmente saberemos com antecedência se haverá tempo hábil para aprender e passar a sensação de que já sabia.
Com isso, a primeira admissão pode vir rápida, contudo, a primeira demissão pode vir ainda mais rapidamente. Portanto, seja honesto. Se ainda não tem conhecimento de programação, relacione o que sabe ao que tem estudado na faculdade e explique que, por enquanto, o conhecimento é teórico.
2. Valorize seus pontos fortes
É importante estar buscando esse aprendizado, então, se tiver alguns trabalhos prontos, disponibilize o link para consulta antes da entrevista. Fale sobre cursos extracurriculares que tem feito e, claro, fuja das vagas que fazem exigências fora do seu nível de experiencia.
Geralmente, se a empresa está buscando um estagiário, já é esperado que será preciso realizar um treinamento. Dessa forma, o que é muito valorizado é o interesse em aprender e como o profissional retem esse conhecimento, bem como se o perfil está de acordo com a cultura da empresa. Pode também ser aplicado algum teste de lógica de programação, caso seja um requisito mínimo para a vaga. Então, vale se preparar: ler sobre a empresa com antecedência e chegar para a entrevista bem-informado.
Entretanto, isso não significa que deva passar a noite anterior estudando uma linguagem totalmente nova só para conseguir a vaga. Em vez disso, fale sobre seus pontos fortes em relação ao aprendizado, ao trabalho em equipe, à sua iniciativa e a resolução de problemas.
3. Mostre proatividade
Após passar no processo seletivo, o estagiário passará por algum tipo de treinamento, cujo formato pode variar bastante de empresa para empresa, pode ser desde um treinamento formal até uma passagem de conhecimento no estilo hands on acompanhado por um profissional mais experiente.
Independentemente do tipo do treinamento, esse é um momento de avaliação do estagiário. O que é esperado do estagiário nessa fase é foco, para assim absorver o máximo do que está sendo ensinado. Anotações e perguntas sobre o conteúdo são muito importantes pois demonstram interesse e auxiliam a absorver o conhecimento.
Por outro lado, não entregar exercícios ou testes propostos ou fazer todos os dias as mesmas perguntas repetidamente, causam impressão de falta de atenção ou interesse.
Aproveite para causar uma boa impressão durante esse período. Dê o seu melhor! Não trate o treinamento corporativo como se fosse uma aula na faculdade pois pode não ter chance de recuperação!
Algumas empresas podem tomar decisões sobre a sua área de atuação ou tarefas que serão designadas a você com base no resultado do treinamento. Além disso, se o treinamento for com um colega de equipe, esse é o momento em que vocês irão se conhecer e formar opiniões.
Algumas primeiras impressões são difíceis de modificar, então busque causar a impressão de alguém “que tem futuro”.
4. Foque no aprendizado
Agora começam as tarefas, talvez a atuação seja em um produto novo, com prazos mais longos e menos pressão, e talvez não. O grande desafio nesse momento é lidar com o dia a dia e ainda aprender o que precisa ser feito.
Por isso a dica é estudar! Será preciso dedicar tempo extra. Não pense que se dedicar apenas durante as horas de estágio será suficiente, pode ser preciso investir seu tempo livre para se destacar. Mas se a vontade de ser um desenvolvedor for grande o suficiente, é natural querer dedicar tempo para aprender o máximo o quanto antes.
Tenha foco em se aprofundar no que está sendo solicitado no trabalho para ter maior segurança nas entregas, assim poderá lidar com os prazos de forma mais tranquila.
5. Prepare-se para um novo passo!
Tudo é aprendizado. Nem todas as empresas que oferecem estágio possuem vaga efetiva para absorver os profissionais após esse período e ainda que a vaga exista, pode ser que você não seja efetivado, e tudo bem!
Se for o caso, solicite um feedback para conseguir um resultado melhor no próximo estágio e siga em frente. Seja grato pela oportunidade e pelas pessoas que dedicaram tempo em ensinar.
E caso seja efetivado, os desafios continuam. Para quem trabalha com tecnologia, estudar é uma dica para sempre, não apenas para quem está começando. É importante no início de carreira ter foco nesse estudo.
Alguns profissionais já possuem objetivo bem definido e buscam apenas vagas relacionadas ao que já estão estudando, outros ainda não sabem muito bem o que querem, e nesse caso, estudar o que está envolvido no estágio pode ser uma ótima alternativa, pois irá ajudar a construir uma carreira na tecnologia a que foi apresentado.
E na Actionsys, como funciona o plano de estágio?
Na Actionsys o processo seletivo começa com um bate-papo com o RH, para identificar fit cultural, perfil comportamental e expectativas. A segunda etapa consiste em um teste de lógica como uma fase eliminatória, com conteúdo básico e consulta permitida.
Após os testes, os candidatos com margem mínima de acertos fazem uma entrevista. Ao iniciar o estágio, temos um mês de treinamento onde é apresentada a ferramenta de desenvolvimento e são feitos exercícios práticos.
Após um mês, os estagiários começam a trabalhar junto com a equipe de desenvolvedores, auxiliando nas tarefas conforme a necessidade. O aprendizado continua, agora principalmente junto com os colegas de equipe.
Durante todo o estágio fornecemos feedbacks, onde conversamos sobre os pontos de melhoria e damos oportunidade para o estagiário falar sobre as dificuldades do período.
Após um ano de estágio existe a possibilidade de efetivação e não existe concorrência para a vaga! Aqui o estagiário concorre apenas com ele mesmo. Temos profissionais que começaram como estagiários e hoje estão atuando como líderes, consultores, desenvolvedores etc.
Deu match? Então #VemSerAction!