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Conheça as vantagens e diferenças entre outsourcing e terceirização

Transferir a responsabilidade de um determinado setor para uma empresa parceira pode ser chamado de outsourcing e terceirização. Mas não se engane, esses conceitos não são equivalentes. Muitos gestores confundem os termos quando precisam traçar estratégias, mas esse não será seu caso. Afinal, estamos aqui para te ajudar.

Ao longo do texto iremos discutir as diferenças entre os conceitos de outsourcing e terceirização. Para começar, já fique sabendo que elas possuem áreas de atuação distintas. Resumidamente, o primeiro atua em soluções que estão mais próximas ao core business (atividade principal) da empresa. Já o segundo assume o controle de atividades importantes no dia a dia da empresa, mas com menor impacto nos resultados.

Podemos citar como exemplo de outsourcing o processo de contratação de funcionários (setor do RH) e a área de limpeza como um bom exemplo de terceirização.

Mas, afinal de contas, por que recorrer ao outsourcing e terceirização? Existem alguns motivos para isso. Já adiantamos que o principal deles é financeiro. Mas ainda existe a redução de riscos nas tomadas de decisão, aumento da produtividade estratégica e precisão dos resultados. Mais para frente iremos abordar todos esses itens detalhadamente. 

Para saber mais sobre outsourcing e terceirização, continue com a gente! Boa leitura! 

Quais as diferenças entre outsourcing e terceirização?

O título deste tópico prometeu falar sobre as diferenças. Mas, como diz o ditado popular, “conhecimento não ocupa espaço”. Então iremos oferecer de bom grado uma informação a mais. Antes de chegarmos às diferenças, vamos falar sobre as semelhanças entre outsourcing e terceirização.

Ambas as práticas se referem à utilização de recursos externos à empresa. Ocorrem quando uma organização utiliza a mão de obra e conhecimento de pessoas que originalmente não fazem parte do seu quadro de funcionários efetivo.

Olhando desse jeito, é compreensível que as pessoas confundam os dois conceitos. Mas, como já explicamos brevemente, elas têm resultados diferentes na estratégia da empresa. E, se antes demos uma explicação resumida, agora iremos nos aprofundar neste debate.

É importante que você tenha atenção às especialidades de cada tipo de serviço prestado para garantir que os resultados estejam dentro do esperado.

O que é outsourcing

O outsourcing é um reforço de expertise em setores importantes ao negócio, como TI, finanças e marketing. Na verdade, é mais do que isso. A empresa contratada passa a ser responsável por todo o suporte estratégico para a tomada de decisões da empresa contratante.

Com essa mudança, você só terá a ganhar. Em pouco tempo será possível perceber vantagens competitivas como aumento de produtividade e qualidade de serviço, além da redução de custos – principalmente no que se refere ao processo de recrutamento e seleção.

Vamos sair da teoria e imaginar um caso de outsourcing na prática. Um dos principais exemplos pode ser observado no outsourcing de Tecnologia de Informação.

É bastante comum que empresas contratem outras para assumirem o setor de TI. Isso acontece principalmente porque essa é uma área que está em constante evolução, o que torna mais difícil para a contratante acompanhar todas as mudanças.

Desse jeito será possível delegar as preocupações deste setor extremamente importante para uma empresa parceira de confiança e focar somente em seu core business. A tendência é conseguir otimizar seus planejamentos estratégicos e gerar os resultados esperados.

O que é terceirização

A terceirização ocorre quando a empresa parceira é responsável pela contratação de funcionários importantes ao dia a dia da empresa, mas não necessariamente relacionados aos negócios.

Os cargos ocupados por colaboradores terceirizados são importantes para o bom funcionamento da empresa e possuem um perfil operacional e de apoio que não afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços da empresa.

Além dos profissionais da limpeza -já citados-, podemos usar como exemplo seguranças, motoristas, copeiras, entre outros.

É evidente que esses profissionais têm alto impacto no dia a dia da empresa e são essenciais para o bem-estar dos colaboradores com perfil mais estratégico.

Entretanto, seus objetivos não passam pelo alcance de objetivos e metas de negócios da empresa, diferentemente do que ocorre com profissionais contratados via outsourcing.

Quais as principais vantagens do Outsourcing?

O outsourcing oferece vantagens inegáveis para os objetivos de negócios da empresa. Confira as principais:

Resultados mais concretos

A lógica é simples: quanto mais especialistas reunidos, maiores as chances de alcançar melhores resultados. Essa fórmula pode ser praticada em todos os contextos, e no de TI não é diferente.

O incremento desse auxílio qualificado possibilita alcançar metas que antes eram distantes – seja de negócios ou de estrutura.

Aumento de produtividade estratégica

Quando os profissionais mais estratégicos da sua empresa passam a focar em soluções imediatas, há uma melhora de produtividade. Com a transformação digital, toda empresa tem que ter estruturas e noções básicas de TI para garantir presença no mercado e potencializar suas vendas.

Porém, muitas vezes o core business não será o setor de TI. Portanto, o outsourcing será vantajoso para que você consiga focar na atividade principal de seu negócio e ainda tenha especialistas na área de TI atuando conforme as melhores práticas sugeridas pelo mercado. Você terá um aumento de produtividade estratégica nas duas frentes.

Ou seja, se o time de marketing se preocupa exclusivamente com ações de divulgação para gerar negócios -sem se preocupar com a configuração das plataformas utilizadas para essa atividade-, esse foco trará aumentará o nível de produtividade e o tempo disponível possibilitará um aperfeiçoamento da estratégia.

Com tudo isso, falar em aumento de produtividade torna-se algo não apenas operacional, mas, principalmente, estratégico.

Redução de riscos

A alta especialização reduz erros. Com isso, ganha-se tempo evitando refações ou remodelagens.

Quando se trata de soluções desenvolvidas para tecnologia, outros pontos são essenciais no desenvolvimento, como é o caso da LGPD – lei que multa em até R$ 50 milhões as empresas que vazarem dados.

Nesse sentido, é essencial contar com profissionais totalmente familiarizados com a legislação vigente e as medidas de segurança que impeçam invasões digitais e sequestro de dados.

Redução de despesas

O Outsourcing de TI diminui os custos por dois motivos. Nesta modalidade, os custos fixos se transformam em variáveis. Ou seja, você irá pagar somente pelo tempo que realmente utilizou este suporte.

Além disso, a contratação direta de novos profissionais traz custos elevados para a empresa e o processo de seleção consome um tempo considerável.

A complexa busca do RH por profissionais qualificados para a função, os investimentos em exames de contratação e treinamentos, além da adaptação dos novos profissionais e, não raro, a desistência deles, faz com que o esforço para novas contratações destinadas a um ramo secundário da empresa seja arriscado.

Com o outsourcing, todo o processo de contratação será da empresa parceira. E o resultado é extremamente vantajoso: redução de custos e otimização do tempo.

·         Veja também: Entenda como as sanções da LGPD podem afetar sua empresa.

Como você viu, outsourcing e terceirização são conceitos importantes e até semelhantes. Mas são aplicados em diferentes contextos para objetivos específicos.

Por isso, é importante sempre estar consultando materiais explicativos gratuitos como os disponíveis em nosso blog para não fazer nenhuma confusão e comprometer os resultados de sua empresa.

Se você gostou do que leu e acha que pode ser aplicado em sua empresa, veja como a Actionsys pode ajudar no outsourcing de funcionários de TI por meio do nosso serviço de Hunting!

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