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A importância da gestão financeira para o crescimento da sua empresa!

A gestão financeira é um dos aspectos fundamentais para o sucesso de empresas dos mais variados portes e segmentos do mercado. Isso porque as companhias que se atentam a essa questão tendem a aproveitar melhor os recursos disponíveis e a serem mais lucrativas.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo explicamos detalhadamente o que é a gestão financeira, destacamos qual a importância dessa prática, informamos quais são os principais erros relacionados ao tema e fornecemos dicas que o ajudarão a otimizar a gestão financeira.

Continue conosco!

O que é a gestão financeira?

De maneira simples e direta, a gestão financeira refere-se às análises, estratégias e decisões relacionadas à administração de recursos econômicos das organizações.

Por meio dessa prática, torna-se possível verificar:

  1. Onde estão concentrados os investimentos;
  2. Quais são as principais receitas;
  3. Quais são as principais fontes de despesas.

Caso a sua empresa não tenha resposta a essas perguntas, é preciso redobrar seu cuidado, pois é provável que você não tenha um controle adequado em relação à saúde financeira do seu empreendimento.

E o que fazer agora? Em um primeiro momento, é necessário rastrear questões como:

A seguir daremos mais dicas de como realizar uma gestão financeira adequada!

Afinal, qual a real importância da gestão financeira?

Pode parecer um monstro de 7 cabeças, mas ter uma boa gestão financeira é um passo vital para o seu negócio. Isso porque, ela é um dos pilares que contribuem diretamente para o sucesso das empresas.

Determinando rumos do negócio, com uma boa administração financeira, a sua empresa tende a crescer cada vez mais. Entretanto, caso isso não ocorra, o seu empreendimento pode enfrentar grandes dificuldades para se manter ativo no mercado.

Logo, através da gestão financeira, é possível identificar as oportunidades de investimento e verificar como está a sua atual situação monetária. A junção de todos esses conhecimentos presentes nessa gestão, permite que a sua companhia tenha, cada vez mais, um controle detalhado de todas as ações a serem desenvolvidas no seu plano de negócios.

Sendo assim, você gestor poderá tomar decisões assertivas e seguras, uma vez que todos os seus dados estão baseados em informações concretas e confiáveis provindas de uma boa administração financeira.

Realmente o controle financeiro de uma empresa pode parecer um pouco trabalhoso inicialmente, porém com a quantidade de benefícios ofertados, é uma tarefa que vale a pena ser realizada com maestria.

Quais são os principais erros relacionados à gestão financeira?

Apesar da importância desse tema, muitas empresas cometem equívocos na gestão financeira e acabam perdendo oportunidades de aproveitar melhor os recursos disponíveis em prol do crescimento do negócio. 

Um dos principais equívocos cometidos é a mistura entre despesas pessoais com as empresariais. Desse modo, a empresa tende a ter menos capacidade de investimento e pode passar por problemas financeiros futuros.

A falta de um orçamento claro também é outro equívoco clássico. Quando isso acontece, fica difícil fazer o planejamento financeiro, entender as receitas e controlar os gastos. Com isso, os gestores terão dificuldades para entender a realidade financeira do negócio.

Outro erro frequente é o desconhecimento sobre os custos envolvidos em um determinado produto ou serviço. Isso dificulta bastante a definição de um preço adequado aos produtos e/ou serviços oferecidos. Em muitas situações, as empresas podem vender um serviço por um preço tão baixo que a margem de lucro ficará comprometida.

Como adotar uma gestão financeira eficaz?

A boa notícia é que existem diversas estratégias que conseguem ajudar a sua empresa a otimizar a gestão financeira. Entre elas estão:

  1. A gestão de carteira de cada cliente;
  2. Gestão de resultados dos clientes (DRE);
  3. A gestão do fluxo de caixa;
  4. Gestão e planejamento de orçamento.
  5. A identificação das receitas e despesas;
  6. A separação das contas pessoais das empresariais;
  7. O controle do capital de giro;
  8. Uso de um sistema ERP.

Saiba mais sobre cada um desses itens a seguir:

1.     Gestão de carteira dos clientes

A gestão da carteira dos clientes é um fator decisivo para o sucesso ou não de uma companhia. Isso porque, ela é responsável por como uma empresa irá gerenciar o atendimento aos seus clientes, além da medição de oportunidades de venda.

Mas qual o papel da gestão financeira nesse cenário? Com todas as funções administrativas financeiras em dia, o gestor terá uma visão concreta dos dados de receitas, despesas e alocações de recursos.

Sendo assim, é possível o acompanhamento da movimentação de seus clientes e do incentivo certeiro para direcionar uma visão ampla de seus vendedores para otimizarem a venda de mix de produtos.

Ou seja, a união da gestão financeira a esse processo faz com que os colaboradores da empresa passem a entender a real importância de cada indicador estudado!

2.     Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento contábil importantíssimo para a avaliação de uma empresa no quesito financeiro. Isso porque, esse relatório detalha todas as operações monetárias da sua empresa e traz a informação que todo empreendedor deseja: você está lucrando ou apenas ficando no prejuízo?

Podemos apelidar o DRE carinhosamente como um raio-X completo das empresas, uma vez que seus dados podem fornecer informações valiosas para as tomadas de decisão. Sendo assim, esse documento é uma ferramenta extremamente valiosa para gestão financeira do seu negócio.

Principalmente para as PMES, é primordial contar com esse relatório para o monitoramento constante da saúde financeira e comprovação de desempenho. Ademais, esse documento que pode interferir no futuro de diversas companhias, é obrigatório por Lei para todas as empresas de capital aberto.

3.     Gestão do Fluxo de caixa

Talvez essa seja uma das gestões mais comentadas entre os gestores. Portanto, o Fluxo de caixa é uma das atividades mais essenciais da administração corporativa, e está diretamente ligado com os relatórios emitidos da gestão financeira do negócio.

O fluxo de caixa nada mais é do que o controle das entradas e saídas de todos os recursos da empresa. Desse modo, sua gestão garante maior segurança financeira e maior estabilidade para uma empresa durante uma possível situação de crise.

4.     Gestão orçamentária

As atividades da gestão orçamentária estão diretamente ligadas com o planejamento e monitoramento de todos os resultados financeiros da sua empresa. Assim, seu papel reflete diretamente em manter a empresa no caminho de seus objetivos.

Ou seja, com esse planejamento alinhado à gestão financeira da sua empresa, é possível:

  • Realizar quaisquer tipos de reajustes no orçamento;
  • Avaliação prévia do ROI;
  • Reduzir e evitar as chances de pedidos de empréstimos;

5.     Identificar as receitas e despesas

Trata-se de uma dica básica, porém fundamental para a administração das finanças de qualquer empresa. Assim, por meio dessa prática, você saberá se o seu negócio é lucrativo ou não.

Além disso, as companhias que conhecem profundamente o orçamento conseguem aproveitar melhor os recursos financeiros e ainda tendem a obter insights sobre novas ideias de receita destinadas ao empreendimento.

6.     Separar as contas pessoais das empresariais

É muito comum que vários empreendedores, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, misturem os recursos financeiros da empresa com o pessoal. Trata-se de um dos principais equívocos da gestão financeira.

Dessa maneira, esse erro pode determinar o fechamento dos negócios. Isso porque, quando se usa recursos da empresa com o intuito de pagar contas pessoais, a organização pode comprometer as finanças e encontrar dificuldades no pagamento de todas as contas (salários, fornecedores, tributos, entre outros) ou fazer novos investimentos (abrir filiais, vender novos produtos ou serviço, etc.).

7.     Controle do capital de giro

O capital de giro é um dos aspectos mais importantes na gestão das finanças, pois ele ajuda a manter as contas em dia, aumenta o poder de negociação com os fornecedores e possibilita que a organização possa oferecer as melhores condições de pagamento aos clientes.

À medida que as empresas crescem, o capital de giro deve aumentar para que todas essas garantias sejam mantidas. Mas, caso isso não aconteça, a saúde financeira do seu negócio pode ser comprometida.

8.     Utilizar o sistema ERP

O ERP também é conhecido como software de gestão empresarial e possibilita aos gestores uma visão, ao mesmo tempo, abrangente e centralizada do negócio. Sendo assim, por meio dessa ferramenta, torna-se possível ter acesso a diversas informações financeiras da sua empresa e, consequentemente, otimizar a gestão das finanças.

Como a Actionsys pode alavancar a gestão financeira da sua empresa?

A Actionsys oferece para você o sistema de gestão mais completo do mercado. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível ter uma visão clara e abrangente de diferentes setores da sua empresa, inclusive a parte das finanças. 

Desse modo, é possível conhecer mais profundamente as necessidades da sua companhia, tomar decisões assertivas, aproveitar melhor os recursos disponíveis em prol do crescimento da empresa, e consequentemente, otimizar a administração das finanças empresariais.

Como você pôde perceber, a gestão financeira é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Desse modo, é muito importante ficar atento em relação aos principais erros relacionados a esse tema e buscar formas de otimizar a administração financeira. Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena implementar essa prática no seu negócio.

Este conteúdo onde destacamos a importância da gestão financeira para o crescimento da sua empresa foi útil para você?

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