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Sistema ERP x Gestão do e-commerce: qual a relação?

A transformação digital fortaleceu ainda mais o varejo digital. Por isso, a eficiência na gestão do e-commerce se tornou ainda mais importante para ter bons resultados. Afinal, é preciso otimizar ao máximo os serviços para conquistar o consumidor em um mercado tão competitivo.

Assim, para quem atua no setor, o sistema ERP é uma ferramenta poderosa — mas é normal ter algumas dúvidas sobre como ele pode ser usado. Pensando nisso, criamos este post completo sobre a relação dessa tecnologia com o e-commerce. Confira!

Saiba por que integrar a gestão do e-commerce com um sistema ERP

A gestão de e-commerce integra diversas atividades essenciais da loja virtual. Além de gerenciar o próprio estoque, é preciso orquestrar as atividades financeiras, comerciais, de marketing, logística e o próprio funcionamento da plataforma.

Sendo assim, o ERP é fundamental justamente pelo fato de o sistema ser capaz de integrar todos esses processos. É por meio dele que diferentes equipes atuam alinhadas, utilizando os mesmos dados.

Quando o ERP é integrado à gestão do e-commerce, a empresa conta com informações atualizadas, armazenadas em um ambiente seguro e de fácil acesso. A seguir, detalhamos de que maneira isso impacta a rotina da empresa.

Confira os benefícios do ERP para a gestão do e-commerce

A implementação do ERP traz vantagens para a estratégia de negócios como um todo. Contudo, é no dia a dia da gestão de e-commerce que podemos observar seus benefícios. Confira os principais.

Organização de estoque

Disposto em módulos, cada atividade no ERP é gerenciada com funcionalidades específicas. Isso não significa que as áreas não se comunicam, uma vez que, todas as informações estão sincronizadas com a base de dados do software.

Portanto, um bom exemplo do impacto disso é a gestão de estoque, que se torna mais organizada e eficiente. Sempre que uma venda é realizada e registrada no sistema, o estoque identifica automaticamente a retirada da mercadoria em questão.

Então, na prática, isso permite monitorar de perto os níveis de cada produto, evitando a falta de mercadorias. Somado a isso, um benefício que costuma passar despercebido é justamente a possibilidade de evitar excessos.

Com o sistema ERP, o setor de compras solicita novos pedidos no momento certo, evitando que o estoque cresça demais. Afinal, uma grande quantidade de produtos armazenados significa dinheiro parado — o fluxo de caixa é prejudicado e a empresa precisa lidar com as despesas de armazenamento.

Resumidamente, o ERP ajuda a garantir que o consumidor encontre o produto que deseja, que a empresa otimize a reposição de estoque e que a logística atue com agilidade na localização da mercadoria para envio.

Aumento da produtividade

O ERP facilita o mapeamento de processos em cada setor. Em outras palavras, é possível esclarecer qual o próximo passo que o profissional deve tomar em cada atividade. Logo, há um aumento de produtividade na gestão do e-commerce e na própria operação.

Com os módulos integrados, é possível acompanhar a jornada de vendas, integrando a jornada de compras no momento ideal para que os produtos estejam sempre à disposição dos consumidores de maneira adequada em termos de quantidade e prazo de entrega.

Ou seja, da reposição de estoque até o despacho da mercadoria, o percurso é feito com mais velocidade, sem renunciar à qualidade na execução.

Assim, o gestor, por sua vez, conta com uma interface digital simples e fácil de usar para acompanhar toda a operação. Para ir além, podemos gerar relatórios para entender melhor a situação da empresa e tomar decisões para aperfeiçoar o desempenho das equipes.

Se o estoque tem dificuldade para fazer a reposição no tempo certo, por exemplo, é possível investigar quais processos estão criando esse gargalo. Pode ser necessário mudar o fornecedor, aumentar o volume dos pedidos para dar segurança ao estoque, reorganizar a própria disposição das mercadorias armazenadas etc.

Satisfação do cliente

Toda mudança estratégica que aumenta a produtividade do e-commerce é percebida pelo cliente. Com mais agilidade nos processos, a logística envia o pedido com rapidez e o prazo de entrega se torna mais curto — um diferencial importante em tempos de compras ágeis e entregas quase imediatas.

Lembre-se que o rastreio de pedidos, por exemplo, permite que o consumidor monitore mais de perto o tempo que sua empresa leva para despachar o produto. Consequentemente, quanto mais demorado for o processo, pior para a imagem da sua loja virtual.

Assim, um ERP ainda ajuda a organizar o estoque e o manuseio dos produtos sem que isso cause falhas humanas, como o envio incorreto de uma mercadoria ou a demora para despachar.

Vale destacar que esse aumento na produtividade também reduz custos operacionais, pois a mesma equipe passa a dar conta de um volume maior de pedidos. Para complementar, a satisfação também é maior quando o atendimento é feito com qualidade — e é no ERP que se encontram as informações detalhadas de cada pedido, para que o atendente solucione os problemas do cliente com agilidade e eficiência.

Na prática, isso ajuda a valorizar sua marca e fidelizar mais clientes.

Preparação ágil de pedidos

Um bom sistema ERP promove a automatização de processos na gestão do e-commerce. Isso ocorre tanto na gestão, quanto na operação. Assim que um pedido de venda é recebido, por exemplo, os responsáveis pela separação dos produtos fazem a retirada no estoque e essa baixa é registrada.

O controle desse fluxo é mais fácil quando realizado em um ambiente digital único, pois trata-se de uma interface mais fácil de usar, facilitando a visualização dos dados.

Amplo controle financeiro

Os relatórios de desempenho dão ao gestor uma visão panorâmica — mas também detalhada — do negócio. O nível de estoque pode ser visualizado em tempo real e o sistema ainda permite a realização de análises mais complexas.

Na transformação digital, a informação se tornou um ativo ainda mais valioso para as empresas. É ela que embasa tomadas de decisão mais eficazes. Um bom exemplo é a relação entre os materiais em estoque e as vendas realizadas.

Então, muito além do nível de produtos, é preciso avaliar se as vendas estão gerando o faturamento necessário. Esse é um indicador importante para a saúde financeira da empresa: a relação entre cada produto e o lucro que eles geram.

No sistema ERP o gestor tem a matéria-prima das suas análises, podendo tirar proveito disso para aperfeiçoar a estratégia de cada equipe e da empresa como um todo.

Entenda as funcionalidades do ERP para a gestão do e-commerce

Encontrado em módulos, o sistema ERP apresenta diversas funcionalidades que apoiam o trabalho do gestor. Veja agora algumas das mais importantes!

Contábil e fiscal

Os módulos contábil e fiscal mostram os dados do balanço geral de vendas e informações relacionadas. Suas funcionalidades estão relacionadas às contas a pagar e receber, ao fluxo de caixa, à gestão contábil etc. Veja algumas atividades gerenciadas por esse módulo:

  • apuração de impostos;
  • geração de demonstrativos;
  • obrigações acessórias;
  • faturamento (pedidos, notas geradas etc.);
  • entre outras.

Um ponto importante a se ter em mente é que, como explicamos, os módulos estão integrados para trabalharem com base nas mesmas informações. Isso nos leva a um segundo eixo importante.

Estoque e custos

A gestão do estoque pode ser toda centralizada no ERP. Com dados de entradas e saídas, custos, notas fiscais e outros documentos relacionados, o gestor pode controlar toda a cadeia de suprimentos do e-commerce, de ponta a ponta.

Financeiro

O sistema ERP também centraliza, no módulo financeiro, informações relacionadas ao faturamento da empresa. Isso ajuda, por exemplo, a fazer a precificação dos produtos e avaliar o desempenho geral do e-commerce.

Tanto receitas, quanto despesas, ficam centralizadas no ERP, facilitando o controle dessas atividades. Junto aos módulos contábil e fiscal, o financeiro permite que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações legais e, ao mesmo tempo, aprimore sua estratégia para vender mais, reduzir custos e aumentar o lucro.

Jurídico

A gestão de contratos e o monitoramento de processos também podem ser feitos diretamente pelo ERP. Assim, caso a empresa conte com escritórios parceiros, as informações podem ser integrada nesse módulo para facilitar a rotina do gestor.

CRM

Alguns ERPs contam ainda com integração ao CRM, que gerencia o relacionamento com o cliente ao longo de toda a jornada de compras. O sistema permite, por exemplo, monitorar oportunidades de vendas, gerenciar campanhas, acompanhar agendamentos, quantificar e qualificar as oportunidades em andamento.

Conheça o SAP Business One

O SAP Business One é uma plataforma de referência para quem busca um bom ERP. Atendendo a uma demanda importante de quem atua com e-commerce, o sistema fica disponível 100% na nuvem — ou seja, você pode acessar de qualquer lugar, a partir de dispositivo móvel ou computador, bastando ter acesso à internet.

Um dos diferenciais do software é sua flexibilidade, que permite que qualquer empresa utilize funcionalidades de acordo com suas necessidades específicas. Em outras palavras, é uma ferramenta simples para quem precisa de algo simples, e robusta para quem quer tirar proveito de todo seu potencial.

Os recursos do SAP Business One incluem:

  • Gestão Contábil e Financeira;
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM);
  • Administração de Depósitos e Gestão de Produção;
  • Compra de Suprimentos;
  • Vendas;
  • Relatórios;
  • Soluções de Integração.

Não é à toa que são mais de 55 mil empresas utilizando o sistema em mais de 150 países. Então, coloque essa tecnologia para trabalhar a favor da sua gestão de e-commerce.

Se quer implementar o sistema com rapidez e eficiência, conte com o apoio de uma consultoria especializada no assunto!

Entre em contato com a Actionsys e veja como o SAP Business One pode ser utilizado no contexto específico da sua empresa

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