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Gestão de vendas: como otimizar com o SAP B1?

Por Actionsys / agosto de 2021

Para os gestores, a tarefa de acompanhar diariamente uma equipe de vendedores não é uma das mais fáceis. Pensando neste desafio, a tecnologia presente no SAP Business One pode contribuir para  o aperfeiçoamento da gestão de vendas do seu negócio.

Neste artigo, vamos detalhar as funcionalidades do SAP B1 que otimizam cada vez mais o processo de vendas. Confira!

Por que integrar a gestão de vendas com um sistema ERP?

Há diversos fatores que justificam apostar no sistema de gestão empresarial. Um deles consiste na integração de dados entre as áreas de marketing e vendas. Portanto, não basta criar estratégias para engajar o público-alvo, adote um padrão de atendimento alinhado com os valores da marca.

Assim, uma boa gestão de vendas precisa de setores integrados e com uma boa comunicação entre si. Então, para isso não ficar apenas na teoria, uma organização deve investir em uma solução ERP de ponta.

Conhecimento do público-alvo

Se a sua equipe de vendas não tem ideia sobre os comportamentos e preferências dos seus consumidores, maiores serão as chances que a sua companhia perca oportunidades, e consequentemente, espaço para a concorrência.

Sendo assim, com a integração de uma solução ERP, a sua gestão de vendas poderá ter informações válidas e disponíveis a qualquer momento sobre como os clientes se relacionam com o seu negócio. Gerando assim, melhor conhecimento do público-alvo e oportunidades bem aproveitadas!

Eficiência no atendimento ao cliente

Para conseguir uma audiência fiel, uma empresa necessita oferecer um atendimento personalizado. E isso apenas se torna viável quando há informações sobre a postura dos usuários. Quanto mais uma companhia assimila a forma de agir dos consumidores, maiores são as probabilidades de ser mais eficiente e de atingir ótimos níveis de satisfação.

Identificar carros-chefes da empresa

Com informações sobre as vendas atualizadas e precisas, a tarefa de identificar os produtos e os serviços preferidos da audiência se torna muito mais simples. E essa vantagem, sem dúvida, permite elaborar promoções que atraem bastante os consumidores e ajudam a aumentar o faturamento.

Melhor ERP

Informações seguras na nuvem

A segurança da informação é um dos pilares mais relevantes para uma empresa alcançar uma posição de destaque no mercado. Ao investir em uma solução ERP, é possível contar com serviços de computação em nuvem consistentes, o que é indispensável para aumentar o nível de proteção e disponibilidade dos dados.

Informações sólidas

Uma dor muito latente e recorrente das equipes de vendas é a disponibilidade de informações. Aqui tratamos de um tópico que vai além da proteção e segurança de dados, e sim da quantidade e qualidade das informações disponíveis.

Em alguns casos, é comum encontrar um time de vendas em que um integrante tenha mais informações que outro. Esse desnível de conhecimento faz com que os colaboradores acabem trabalhando no escuro correndo o risco de não terem 100% do conhecimento adequado para realizar aquela venda específica.

Atualize suas informações relevantes e confiáveis através de um sistema ERP integrado. Sendo assim, todas as alterações e novos insights estarão disponíveis para toda a equipe de vendas.

Com o fim desse desnível, o vendedor poderá confiar no software que trará sempre informações concretas para que aquela venda seja trabalhada e organizada da melhor maneira possível.

Processos internos organizados e simplificados

Agora que a sua gestão de vendas já dispõe de informações sólidas, está na hora de usufruir de um dos maiores benefícios da integração do setor com um sistema ERP: a organização de processos.

Os processos internos da companhia passam a ser estruturados e dinâmicos com o uso de uma gestão integrada. Sendo assim, a ferramenta propicia a fluidez da informação que leva à automatização dos procedimentos.

Como, por exemplo, com todos os processos registrados, qualquer alteração ou atualização poderá ser visualizada e informada para os setores de estoque, finanças, marketing, vendas etc.

Esse cenário representa a estruturação sólida de uma estratégia de vendas, uma vez que, é possível com a união da organização de informações confiáveis e atualizadas em real time, focar nas práticas de Upsell da própria base – opção que apresenta um custo de venda baixo e uma possibilidade maior de geração de margens mais elevadas.

Tempo de resposta imediato e decisões certeiras

Como comentado anteriormente, com a integração e automação dos processos, todas as mudanças e atualizações do sistema podem ser visualizadas por todas as áreas da companhia. Esse benefício do ERP implica em um tempo de resposta praticamente imediato frente a qualquer situação.

Além disso, um passo muito importante para uma gestão de vendas inteligente é obter dados precisos e atualizados para tomar as melhores decisões. Esse fator mostra como é válido investir em uma solução robusta, que facilite o acesso às informações sobre o momento atual da empresa e as preferências do público-alvo.

Então, diga adeus aos dias em que eram preciso semanas para coletar dados sobre qualquer área da empresa, com o ERP, todas as informações e conhecimentos, seja qual for o assunto, estão apenas a um click de você!

Gestão de vendas com o SAP Business One: as principais funcionalidades!

A gestão de vendas deve compreender a postura do consumidor com maestria. Assim, através de dados precisos para uma tática precisa e voltada para conversão, você conquistará um potencial cliente.

Nesse sentido, o SAP Business One é uma excelente alternativa para o rastreio de oportunidades e atividades do lead durante todo o ciclo de vendas. Veja, a seguir, as principais funcionalidades da ferramenta que contribuem para a otimização do time de vendas do seu negócio e o desenvolvimento do relacionamento com os seus clientes.

Gestão de clientes

Com o SAP Business One, a gestão de vendas pode ser bem mais dinâmica, uma vez que a ferramenta permite armazenar todas as informações relevantes dos clientes em um único local.

Sendo assim, você passa a ter acesso a todo mix de carteira dos seus clientes. Já com a possibilidade de ver a margem de lucro de cada produto adquirido. Além disso, o ERP pode te mostrar sugestões de quais produtos você poderia oferecer a seu cliente, considerando a última compra dele, ou o perfil de produtos que ele costuma comprar.

Ademais, existe também a opção de marcarmos as caraterísticas específicas de cada cliente e, no momento de estudo de lançamento de um novo produto, buscarmos na base quais clientes da sua empresa teriam o perfil de compra do seu novo produto.

Com o investimento em prospecção reduzido, as ofertas assertivas ganham a vez. Já que há uma possibilidade maior de fechamento com custo de venda mais baixo!

Gestão de serviços

Ofereça um atendimento diferenciado e você terá um consumidor fidelizado! Ao apostar em uma solução robusta, é viável elaborar e gerenciar contratos de garantia e de serviço de maneira eficiente. Além disso, uma empresa pode ter mais condições de inserir informações padronizadas para responder com rapidez às chamadas de serviço.

Guia ERP

Geração de relatórios e análises

Uma gestão de vendas somente pode evoluir quando é possível acompanhar o trabalho de forma eficaz. Pensando nisso, a solução SAP Business One fornece relatórios detalhados sobre todos os fatores relacionados com o processo de vendas. Desde o conhecimento, o acompanhamento do pipeline até a gestão financeira da sua carteira de clientes. Além de uma gestão de contratos ativos e os chamados abertos por seus clientes!

Vendas móveis

Se uma equipe de vendas pretende ser ágil, é indispensável contar com uma ferramenta que permita administrar informações. Seja em qualquer local com acesso à internet, por meio de dispositivos móveis. À medida que os funcionários têm mais mobilidade para gerenciar os dados, maiores são as condições de oferecer um atendimento excelente para o público-alvo. 

Como a Actionsys pode ajudar a gestão de vendas da sua empresa?

Tratar a gestão de vendas com muito profissionalismo é um fator imprescindível. Então, pense em parceiras e investimentos em soluções estratégicas. Em virtude disso, a Actionsys tem como foco ajudar diversas empresas a explorar as funcionalidades do SAP Business One da melhor forma possível.

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