Gestão da informação: saiba como otimizar a geração de receita na base!
A necessidade de manter um alto nível de competitividade obriga as empresas a investir em novas práticas e em tecnologias para aperfeiçoar a gestão da informação. Um dos motivos é que a capacidade de administrar e utilizar os dados com eficiência está intimamente ligada ao potencial de se adaptar a novos cenários.
Com a transformação digital, as mudanças passaram a ser mais intensas no mundo corporativo. E isso também abrange o comportamento do consumidor, que exige um atendimento mais ágil e personalizado. Atualmente, identificar tendências de forma antecipada é fundamental para alcançar o crescimento sustentável, mesmo em momentos de maior instabilidade econômica.
Neste artigo, vamos apresentar diversos fatores que reforçam a importância de seguir boas práticas ao administrar as informações corporativas. Acompanhe!
Afinal, o que é a gestão da informação?
Consiste em um conjunto de iniciativas para uma empresa utilizar os dados com foco na melhoria contínua da sua gestão de vendas e jornada de compras.
Sendo assim, a gestão da informação cria um ambiente mais favorável para:
- Rever processos internos;
- Otimizar o relacionamento com o cliente;
- Identificar oportunidades de crescimento.
Com a intenção de ajudar você a entender melhor as vantagens dessas atividades, vamos destacar as mais importantes para o seu negócio. Confira!
Redução de custos
A partir de uma análise dos dados de diversos setores, é possível identificar ações que podem diminuir as despesas. Isso acontece porque a companhia passa a trabalhar com as informações de forma estratégica, o que contribui para melhorar o uso dos recursos financeiros.
Evitando gastos desnecessários uma empresa pode investir no que é essencial para se diferenciar da concorrência e reduzir os riscos de contrair dívidas com fornecedores, fator primordial para manter uma boa imagem.
Controle efetivo de dados
Com uma gestão da informação de alto nível, uma corporação passa a ter um gerenciamento mais completo com relação ao uso dos dados. Afinal, adota práticas muito claras sobre os responsáveis por ter acesso a determinados sistemas.
Inovação constante
Mesmo que os resultados estejam acima das expectativas, uma empresa não deve ficar acomodada. Ou seja, ter a ilusão de que nada precisa ser modificado para manter a confiança dos clientes e uma posição de prestígio no mercado.
Para evitar a perda de consumidores e de credibilidade, é crucial que a administração dos dados contribua para identificar os pontos fracos e as tendências que vão ditar o comportamento do público-alvo em curto e médio prazo. Dessa forma, cria-se um ambiente mais favorável para a inovação constante.
A melhoria contínua deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação para organizações de qualquer segmento. Mas para o aperfeiçoamento permanente ser colocado em prática é preciso gerenciar os dados de forma exemplar.
Aumento da produtividade
Não é fácil manter os colaboradores motivados o tempo inteiro e praticamente eliminar os erros. Por outro lado, uma companhia pode perfeitamente analisar o cenário e constatar ações capazes de manter a equipe mais produtiva e de tornar os processos mais simples, o que reduz bastante a probabilidade de equívocos.
Ao seguir procedimentos adequados na administração dos dados, uma empresa terá mais condições de adotar medidas para engajar os funcionários e identificar os gargalos que prejudicam a qualidade dos serviços.
Dessa forma, consegue não apenas aumentar a produtividade, mas também melhorar o clima organizacional, aspecto muito relevante para o fortalecimento de uma marca.
Maior satisfação do cliente
Não é novidade que o consumidor deseja se sentir especial, ou seja, ser atendido como se fosse único. Um bom relacionamento com o público-alvo exerce um papel cada vez mais relevante para aumentar as vendas e tornar um negócio mais presente no dia a dia das pessoas.
Para isso se tornar realidade, é válido investir em uma gestão da informação qualificada. Em outras palavras, é necessário usar os dados de cada consumidor para fazer ofertas personalizadas e buscar alternativas para satisfazê-los de maneira plena.
Ao reter um cliente, uma empresa atinge maiores níveis de fidelização e aumenta as chances de contar com defensores da marca, ou seja, com pessoas que divulgam o seu negócio de forma positiva para amigos e familiares.
A importância da gestão da informação para o setor de vendas
Identificar tendências de forma intuitiva pode ser algo possível para a equipe de vendas, mas é muito arriscado em virtude da possibilidade de erros.
Analisar a postura do público-alvo sem dados beira ao amadorismo e é um equívoco cada vez mais condenado no mundo do empreendedorismo.
Com o objetivo de ajudar o seu time de vendas a ser mais produtivo, vamos apresentar fatores que justificam um investimento em medidas voltadas para aprimorar a gestão da informação. Veja!
Definição de metas concretas
É muito relevante que os vendedores trabalhem com base em um parâmetro de desempenho. Por outro lado, deve haver muito cuidado para as metas não provocarem algo bastante prejudicial para qualquer companhia: a desmotivação da equipe.
As metas devem ser de fácil entendimento e viáveis de serem concretizadas no tempo estabelecido. Para mensurar de forma precisa o que pode ser alcançado, a gestão da informação é uma excelente alternativa.
Afinal, ela vai ajudar a fornecer dados sobre a participação da companhia no mercado, o rendimento de cada colaborador e a possibilidade de crescimento nas vendas.
Com essas informações, é viável definir metas que estimulem aumentar a produtividade e, consequentemente, o faturamento.
Identificação de gargalos no processo de vendas
Atingir um bom patamar de rendimento é motivo de satisfação para qualquer empresa. Contudo, isso não significa que o processo de vendas não possa ser aperfeiçoado em curto prazo.
Ter um olhar crítico e humildade é a postura ideal para avaliar os trabalhos com bom senso. E isso se torna mais simples a partir de uma gestão da informação que permita uma análise precisa de todas as etapas relacionadas com o relacionamento dos vendedores com o consumidor.
Não basta oferecer um preço atraente e uma boa variedade de produtos, pois os clientes querem também uma comunicação ágil e precisa. Tudo isso deve ser observado para otimizar o processo de vendas.
Elaboração de modelos preditivos do comportamento do consumidor
Prever com eficiência como os clientes se comportam diante de uma oferta, produto ou serviço é imprescindível para aumentar as vendas. Uma maneira de ajudar a equipe a entender melhor o público-alvo é por meio da criação de modelos preditivos relacionados com a postura do consumidor.
A partir disso, os vendedores terão mais condições de fazer uma abordagem mais assertiva que mostre para a audiência como o investimento em uma mercadoria, por exemplo, pode ser útil para resolver um problema ou melhorar a qualidade de vida.
Para compreender devidamente o comportamento dos clientes, é recomendado contar com uma gestão da informação que propicie dados sobre as tendências do mercado com bastante exatidão.
Eficácia nas ações de marketing
É muito bom adotar ações com foco em ter uma maior proximidade com os consumidores. Mas isso deve ser feito de forma estratégica para os resultados serem expressivos e contribuírem, de forma impactante, para aumentar as vendas.
Mesmo que a equipe de marketing seja muito criativa e atenta aos movimentos do mercado, é relevante contar com uma gestão da informação de alto nível.
Afinal, ela vai ajudar a identificar os melhores meios para interagir com a audiência, indicar os melhores momentos para lançar uma oferta e mostrar a performance que pode ser alcançada durante um período.
Esses dados criam uma conjuntura ideal para o time de marketing desenvolver ações que chamem a atenção das pessoas positivamente e colaborem para a marca estar mais conectada com o público-alvo.
Desenvolvimento de novas soluções
Uma gestão da informação necessita contar com suporte tecnológico de ponta. Por isso, é indicado o uso de sistemas ERP e de ferramentas de BI que viabilizam, respectivamente, integrar setores de uma companhia e analisar os dados com extrema eficiência e precisão.
Dessa forma, uma empresa fica mais apta a desenvolver soluções que podem, ao mesmo tempo, ser de ótima qualidade e com diversas ideais para resolver a demanda do público-alvo em curto prazo.
Como otimizar a sua gestão da informação para geração de receita na base?
Administrar os dados com inteligência é, sem dúvida, sinônimo de funcionários mais produtivos, clientes mais satisfeitos e de aumento nas vendas. Para atingir esse patamar, é vital adotar uma série de medidas que serão apresentadas nos tópicos a seguir.
Tecnologia como parceira
Com a transformação digital se tornando uma necessidade cada vez maior para as companhias, apostar em soluções eficientes passou a ser uma questão de sobrevivência na conjuntura atual.
Uma alternativa adotada pelas corporações é investir em recursos tecnológicos como o Power BI e o sistema ERP SAP B1. O primeiro é responsável por compilar dados gerados por outros sistemas e criar cenários que convertem esses dados em informações relevantes para as análises, planejamentos e tomadas de decisão.
Já o segundo possibilita ter uma visão ampla do negócio por meio da integração de dados relativos a todos os departamentos, assim com composição de carteira de cada cliente com sua empresa.
Ao obter informações precisas e confiáveis, é possível ter uma tomada de decisão mais assertiva e que possibilite a uma empresa aproveitar as oportunidades de crescimento, o que colabora para o fortalecimento da marca.
Integre sistemas e departamentos
O trabalho em equipe continua sendo indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Esse aspecto justifica o foco na integração entre as unidades. Por meio do SAP B1, é viável fazer com que as áreas de marketing e vendas troquem informações de maneira muito mais simples e estratégica.
Isso é muito positivo para que os dois setores desenvolvam ações em conjunto, fator relevante para elevar a capacidade de atrair clientes e de maximizar o potencial de vendas de produtos e serviços.
Organização de dados
Ter facilidade na coleta de informações é um passo valioso para compreender as tendências do mercado e as preferências do público-alvo. Contudo, isso somente se torna possível com o uso de ferramentas, como o SAP B1 e o Power BI.
Com os dados sobre as atividades de cada setor devidamente organizados, uma empresa tem mais chances de identificar os pontos fortes e os gargalos a serem resolvidos.
Também vale destacar que uma solução moderna de BI contribui para avaliar como o público externo e o interno estão reagindo às ações da companhia. Esse conjunto de fatores deve ser levado em consideração ao estabelecer iniciativas voltadas para aperfeiçoar os processos.
Atente-se à comunicação interna e externa
A gestão da informação precisa, inegavelmente, possibilitar um cenário favorável para a divulgação das ações feitas pela instituição para os seus diversos públicos. Por isso, é muito relevante estruturar a forma de transmitir as atividades feitas para os colaboradores, consumidores, fornecedores e demais segmentos da sociedade.
Com um domínio sobre o que deve ser comunicado, são maiores as probabilidades de as campanhas de marketing atingirem a audiência de forma mais consistente, viabilizando um ciclo de vendas mais lucrativo e a consolidação da marca no dia a dia das pessoas.
Para uma companhia realmente contar com práticas de gestão da informação exemplares, é recomendado priorizar a tecnologia e o potencial dos colaboradores. Assim, é possível manter o foco na melhoria contínua e o alto nível de competitividade.
Se está em busca de aperfeiçoar as ações de marketing, a integração de setores e a coleta de dados com precisão, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo!
Afinal, o seu negócio merece evoluir a cada dia e superar expectativas!