9 indicadores de desempenho para departamento fiscal
Qualquer empresa deve contar com indicadores para confirmar sua evolução, inclusive no departamento fiscal. São esses índices, afinal, que comprovam que o trabalho está sendo feito de maneira correta. Além disso, é uma forma de ajustar suas atividades em caso de não conformidade com o previsto. Na prática, portanto, estes representam um checklist do setor.
Por meio deles, também é possível conferir se os procedimentos estão sendo seguidos e fazer novas atribuições. O resultado de todo esse esforço deve impactar não somente na rotina de sua equipe, mas também em seu faturamento.
Sendo assim, vale a pena começar a investir nessa estratégia, mesmo com os colaboradores iniciantes. Ao longo dos meses, você poderá perceber seus efeitos e colher seus frutos.
Quer entender quais são os principais indicadores de desempenho para o departamento fiscal? Confira no artigo abaixo tudo o que você precisa saber sobre o tema e como aplicá-lo em sua companhia.
Conheça os 9 indicadores de desempenho para o seu departamento fiscal
Para te auxiliar nessa tarefa, abaixo você poderá conferir os 9 principais indicadores de desempenho para o departamento fiscal. Leia atentamente cada um deles e verifique a melhor forma de introduzi-los na rotina de seu negócio. Assim, sem mais delongas, conheça esses índices:
- Índice de aproveitamento de treinamento;
- Índice de créditos recuperados;
- NFs entregues no prazo;
- NFs-e rejeitadas;
- Número de pessoas treinadas;
- Quantidade de mercadorias devolvidas por erro de emissão de NF;
- Quantidade de multas recebidas;
- Taxa de Imposto Efetiva;
- Total de obrigações entregues.
1. Índice de aproveitamento de treinamento
Para começar essa lista, é preciso entender que o departamento fiscal é um setor em constante atualização. Ainda mais no Brasil, onde os tributos e impostos são alterados a todo o momento, sendo necessário que sua equipe esteja sempre bem treinada.
Mais do que isso, porém, você precisa garantir esse conhecimento, o que pode ser feito por meio de testes e provas. Ao realizá-los periodicamente, você analisa sua melhora.
2. Índice de créditos recuperados
Ao conferir todos os tributos pagos pela empresa, é bem provável que se encontre valores a serem recuperados. Nesse caso, são impostos pagos duplamente ou indevidamente, sendo então possível conseguir sua restituição. Para isso, então, seu departamento fiscal precisará se esforçar arduamente para comprovar o ocorrido. Verificar esse índice te permite confirmar o bom trabalho de sua equipe e salvar um bom dinheiro.
3. NFs entregues no prazo
As notas fiscais são os principais documentos utilizados pelo departamento fiscal. São elas, afinal, que comprovam uma negociação de venda ou prestação de serviço. Nelas, também constam as informações sobre a transação e os tributos considerados.
Para estar de acordo com a lei, entretanto, elas devem ser emitidas no prazo correto. E, a fim de confirmar que tudo está sendo feito sem erros, aplicar esse indicador é o ideal.
4. NFs-e rejeitadas
Seguindo a mesma lógica do tópico acima, é possível que alguma nota fiscal seja rejeitada. Para isso, é provável que algum erro tenha ocorrido, fazendo com que a Secretaria da Fazenda não a aprovasse.
Na prática, isso representa uma falha de sua equipe na hora de emiti-la. Com o objetivo de diminuir ou zerar essas situações, o ideal é manter um acompanhamento constante de sua equipe para analisar a variação do índice.
5. Número de pessoas treinadas
Voltando ao primeiro tópico, dos treinamentos, não adianta apenas analisar se os colaboradores sabem os dados. Um bom indicador para o departamento fiscal é conferir quantos deles foram corretamente treinados.
Para isso, sua companhia pode estipular uma meta de pessoas atualizadas ao mês, o que faz com que haja sempre alguém em processo de treinamento e atualização.
6. Quantidade de mercadorias devolvidas por erro de emissão de NF
Ao mesmo tempo, em que uma nota fiscal pode ser rejeitada, ela também pode representar mercadorias devolvidas. Em geral, a situação ocorre quando há, novamente, erros na emissão desses documentos.
O problema, porém, é que isso representa um custo desnecessário para sua companhia. Logo, mitigar essas falhas o mais rápido possível deve ser o foco da organização.
7. Quantidade de multas recebidas
Se o processo for feito erroneamente, seja na emissão das notas ou no pagamento dos tributos, a empresa pode receber multas. Essas, por sua vez, podem contar com os mais diversos valores, sendo uma grande preocupação para qualquer empresa.
Assim, manter uma avaliação permanente deste tópico te permite evitar esse gasto e, principalmente, corrigir os processos internos.
8. Taxa de Imposto Efetiva
Uma das maneiras de medir o desempenho de seu departamento fiscal é por meio da taxa de imposto efetiva. Essa, por sua vez, representa o valor que incide, de fato, sobre os rendimentos de seu negócio.
Ainda que apresente suas desvantagens, é bastante aceita no mercado. Logo, conseguir compreender a evolução desse índice é uma forma interessante de avaliar a eficácia de sua equipe.
9. Total de obrigações entregues
Para finalizar este checklist, é preciso se lembrar que o departamento fiscal não é responsável apenas pelos impostos. Está também sob sua tutela a conferência de diversas regulamentações, rotinas e declarações.
Exemplos disso são o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e o Imposto de Renda Retido na Fonte, além de tantos outros. Por isso, mais do que focar somente nos tributos, é preciso garantir todas essas atividades utilizando-se de indicadores.
Conte com a Actionsys para automatizar seu departamento fiscal
Sem dúvidas, utilizar indicadores para avaliar seu departamento fiscal é uma importante estratégia. Mais do que isso, essa é uma maneira de garantir que a empresa esteja cumprindo com todas suas obrigações tributárias junto ao governo.
Para não haver problemas nesse processo, porém, o mais indicado é automatizar algumas tarefas. E, para isso, conte com parceiros que te auxiliem a alcançar os melhores resultados.
A Actionsys é uma empresa que está há mais de 13 anos no mercado, oferecendo soluções para os mais diversos setores. Você pode se beneficiar com plataformas completas, que o auxiliarão a implementar novas tecnologias e incentivar seu crescimento sustentável. Isso, é claro, além da ajuda durante todo o processo.
Para isso, a companhia oferece o SAP B1, plataforma ERP da gigante americana de tecnologia. Por meio desta, é possível automatizar os processos e garantir seus resultados. Com módulos próprios para o departamento fiscal, é uma solução para companhias que enfrentam problemas nesse setor.