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Business Process Management: entenda o que é BPM!

É necessário estar em constante evolução para conseguir atingir a produtividade máxima para conseguir deixar os clientes satisfeitos e se garantir no mercado. Mas como avaliar e medir os erros da empresa se sequer possui conhecimento total sobre os processos internos? O BPM é a resposta.

Business Process Management (BPM) é um conceito que parte do princípio que só é possível melhorar aquilo que é possível medir e controlar. Em relação à gestão de empresas, a ideia é acumular dados que permitam produzir métricas e padrões para uma gestão mais sóbria e precisa.

Mas esse é só o começo da nossa conversa. Continue a leitura conosco e entenda mais sobre essa estratégia de gestão que vai fazer a sua empresa decolar!

BPM: o que é?

Business Process Management (BPM) é a tradução de “gestão de processos de negócio”. O nome é um tanto quanto autoexplicativo: é definido como um conjunto de normas voltadas à formação de uma gestão padrão para os processos de uma empresa.

O BPM traz à tona como os processos são realizados, possibilitando que melhorias sejam realizadas e estes mesmos processos possam ser gerenciados. O resultado é uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo. E isso evidencia  o quanto é importante aprender sobre análise da informação.

Esse novo modelo de gestão resultará em uma “nova cultura empresarial”, implementada por meio de novos hábitos, como, por exemplo, um monitoramento constante que visa atingir a melhor performance possível para obter o resultado esperado. 

O principal benefício é a otimização de seus recursos e tempo por meio da redução ao mínimo de potenciais erros humanos. Outros efeitos positivos são a maior competitividade da empresa e a produtividade máxima de seus colaboradores.

Como funciona um BPM?

Para alcançar a execução mais adequada do BPM será essencial contar com o apoio da tecnologia. Ela será responsável pelo processo de automação que irá interpretar  em alta velocidade- e de forma segura e certeira- um vasto banco de dados sob diversos pontos de vista.

Portanto, como a tecnologia está prestes a se tornar figura central no modelo de negócios de sua empresa- já que agora ela será basicamente gerenciada por dados- é importante também fazer uma pesquisa sobre cloud computing.

A tecnologia está prestes a se tornar sua principal aliada. Além de ajudar com problemas de lentidão com processos burocráticos, também irá diminuir o impacto do turnover e até mesmo uma hipotética baixa qualificação de sua equipe.

Afinal, agora ela será responsável pela gestão de todos os processos e a ação humana será menos necessária.

As vantagens do  BPM para as empresas

Agora chegou à parte que mais interessa para o seu negócio. Afinal, só se deve mexer na gestão dos processos se houver benéficos, não é mesmo? Pois bem, agora vamos listar as inúmeras vantagens do BPM.

Maior transparência

O BPM irá melhorar a comunicação interna de sua equipe, uma vez que para efetuar esse método, cada colaborador precisa ter uma noção precisa de sua área de atuação.

Maior controle

O monitoramento constante permite acompanhar a performance de cada área da empresa e traçar indicadores de desempenho separados. Deste modo é muito mais fácil identificar um erro ou dificuldade e evitar que se torne um prejuízo.

Ganho de produtividade

O core-business é privilegiado com o BPM. Não será mais necessário gastar tempo com tarefas secundárias e todos seus esforços estarão voltados a questões estratégicas de seu negócio.

Mais agilidade

A automação dos processos necessariamente implica em agilidade e precisão. A variável de erros humanos praticamente desaparece e a tomada de decisão, agora pautada em dados, se torna mais segura e certeira.

Entrega de resultados

O BPM é extremamente eficiente e não demora a apresentar resultados para as organizações que o incorporam.

Eficiência

A lógica é simples: a junção do processo de automação com uma equipe devidamente treinada e capacitada para as estratégias de negócio da empresa resultam em mais eficiência.

Redução de custos

O BPM é um modelo que visa o monitoramento constante para detectar erros e aperfeiçoar o funcionamento da empresa. Portanto, a médio e longo prazo será um importante aliado para redução de custos e para maximização de lucro.

Segurança

A segurança é outro bônus incluído no pacote, pois a automação dos processos gera um ganho considerável de segurança para as informações internas da empresa. Vale ressaltar que esse atributo é muito bem-quisto no mercado e tende a atrair clientes para sua empresa.

Saiba como implantar um BPM no seu negócio

Talvez você até já tenha se convencido da importância da aplicação do BPM em seu negócio. Mas ainda falta entender como iniciar esse novo modelo, não é mesmo? Mas isso não vai ser mais um problema! Confira os passos de implementação do BPM:

Mapeamento de processos

É necessário mapear quais detalhes são fundamentais para o funcionamento do negócio. Identificados, é preciso documentar e organizá-los de maneira simples e didática. Trata-se de um momento importante, pois permite conhecer o processo por completo e identificar onde estão ocorrendo as falhas.

Nesta etapa é possível estimar quais recursos e gastos serão necessários e traçar um perfil de funcionário desejado para executar cada ação do processo.

Padronização

A padronização é extremamente importante porque evita erros e ruídos de comunicação. Como cada empresa possui suas particularidades, o BPM não possui uma metodologia exata e fixa. Portanto, será necessário se empenhar para conseguir a padronização ideal para seu negócio.

O objetivo é garantir a criação de um modus operandi que possa ser aplicado por qualquer colaborador até que se perceba- por meio do monitoramento constante- que ele deve ser atualizado.

Melhoria

Essa etapa se refere aos adicionais que os processos precisam sofrer para conseguir o resultado ou para garantir sua viabilidade. Portanto, é necessário:

  • esmiuçar o processo atual e entender como ele pode ser mais produtivo;
  • desenvolver um sistema que otimize o tempo e permita produzir mais e entregar mais valor aos clientes;
  • registrar as melhores práticas para cada ação do processo e buscar um modelo didático para os colaboradores.

Também é fundamental ter uma equipe qualificada à disposição para redesenhar o processo, caso seja necessário.

Otimização

É o último passo e a recompensa; afinal, a otimização dos processos é a premissa inicial do BPM. Você será presenteado com redução de custos e riscos, além de uma equipe de colaboradores munida de conhecimento sobre os processos internos da empresa, Esses ganhos serão determinantes na qualidade final do produto e na satisfação do cliente.

Agora que você finalmente obteve a resposta detalhada sobre o que é o BPM e as inúmeras vantagens dele para sua empresa, que tal conferir mais ficas para dominar o mercado?

Confira os conteúdos do nosso blog e confira as dicas mais valiosas da Actionsys para o seu negócio!

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