Benefícios LGPD: as vantagens da lei para as empresas de TI!
Os benefícios da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — já são bem conhecidos, principalmente para os consumidores. Dessa forma, é chegado o momento de analisar o outro lado da moeda, focando nas vantagens trazidas para as empresas, em especial as de TI. Engana-se, afinal, quem pensa que haverá muitos contras em sua aplicação para esse setor.
A realidade é que, com a entrada em vigor da regra, diversas são as organizações que deverão investir em segurança digital. Com isso, abre-se uma lista de oportunidades para os especialistas no assunto, principalmente os focados em proteção de dados.
Mais do que isso, porém, essa nova lei também traz inúmeras possibilidades de novos produtos e serviços. Dessa forma, empresas mais preparadas ganham uma chance de ouro de crescer no mercado.
Quer saber mais dos benefícios da LGPD para o setor de TI? Confira abaixo 10 vantagens que sua aplicação traz para profissionais e corporações que atuam no setor.
Contexto que traz os benefícios da LGPD às empresas de TI
Os benefícios da LGPD aos que trabalham com TI ficam bastante claros ao se analisar o contexto da lei no Brasil. Basicamente, com ela as companhias deverão apresentar mais segurança e transparência com a informação. A partir de agora, ficam obrigadas a seguir suas normas para coletar, armazenar, utilizar e se desfazer de qualquer dado.
Dentro desse contexto, fica óbvia a necessidade de investimento por parte de todas as empresas. Este pode estar focado em sistemas, proteção de dados, segurança online, compliance ou armazenamento em nuvem.
Em qualquer um dos casos, o TI se apresenta como a solução. Levando-se em consideração que a norma entrou em vigor em agosto de 2021, o senso de urgência desses aportes fica ainda maior.
Porém, esta urgência não pode gerar pressa e, consequentemente, um trabalho mal feito. Nesta nova realidade, se faz necessário ter o suporte do DPO (Data Protection Officer). Maria Cristina Fleming, DPO e consultora em LGPD, em entrevista ao canal da Actionsys no Youtube, definiu essa função como “o indivíduo responsável por garantir a conformidade de uma organização pública ou privada.”
Ela complementa sua ideia de DPO dizendo que este indivíduo ou organização “vai monitorar, auditar e acompanhar todo o processo dentro de uma empresa.” E deverá “ser sempre um ponto de contato entre a autoridade, os titulares de dados e os membros das organizações.”
Se você quiser saber mais sobre as análises e opiniões de uma especialista no assunto, confira esse bate papo sobre LGPD e DPO aqui.
Quais os benefícios que a LGPD pode trazer às empresas de TI?
Como já é possível entender, a entrada em vigor da LGPD trará diversos benefícios às empresas de TI. Em especial, isso se dá pela necessidade de investimento em elementos-chave dentro das companhias.
Na lista abaixo, portanto, você poderá conferir quais desses tópicos receberão uma atenção extra por parte das organizações, podendo trazer vantagens a quem trabalha com tecnologia da informação.
Segurança corporativa
Assim que aprovada, a LGPD trouxe preocupação às mais diversas empresas, em especial a respeito de sua proteção digital. Com isso, é mais que natural que estas comecem a reforçar sua proteção no meio virtual, fortificando seus sistemas. O objetivo principal, aqui, é evitar ataques e invasões que possam vazar dados da companhia ou de seus usuários.
Transparência na coleta
Não é novidade alguma que diversas companhias coletam dados pessoais de inúmeras maneiras. Seja para melhorar seus sistemas, entender seus usuários ou investir em marketing, a estratégia é mais que comum no mercado. A partir de agora, porém, precisará haver uma transparência nesse quesito. E, com isso, se fará necessário o auxílio de especialistas no assunto.
Armazenamento de dados
Outro benefício que a LGPD traz às empresas de TI é a necessidade de assegurar os sistemas de armazenamento de seus clientes. Neste ponto, profissionais e companhias especializadas no tema se colocarão à frente dos demais. Para isso, precisarão comprovar sua expertise na proteção de dados armazenados nos servidores, tanto dos clientes quanto de terceiros.
Cloud computing
Ainda neste tema, é preciso destacar o investimento massivo na tecnologia em nuvem, também conhecida como Cloud Computing. Aqui, as informações não são armazenadas em servidores físicos, mas sim virtuais. A tática traz mais segurança ao material e menos risco de ataques, garantindo o seguimento das normas da LGPD.
Governança de acesso
Ao contrário do que se via anteriormente, a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados garante o controle dos dados por parte do usuário. Na prática, isso representa o total acesso deste às configurações de como sua informação poderá ser utilizada, por quem e de que forma. Muitos sistemas, porém, ainda não estão preparados para oferecer essa funcionalidade.
Automação e APIs
Diversos dos desafios apresentados pela norma às companhias podem ser resolvidos por meio da automação dos processos. Esse conhecimento, entretanto, dificilmente se encontra dentro da corporação. Dessa forma, se fará necessária a busca por especialistas em TI, o que representa mais um dos benefícios da LGPD ao setor.
Relacionamento com os clientes
Outra preocupação de grande parte das companhias diz respeito ao relacionamento construído com seus clientes. Com a nova norma, consumidores estarão mais atentos à sua privacidade e a forma como as empresas utilizam seus dados. Para garantir esse entendimento por parte dos usuários, serão necessários profissionais que consigam traduzir em palavras essa proteção extra.
Privacidade pessoal
Um destes pontos, a privacidade dos clientes, apresenta grande destaque na nova regra. Seu intuito é o de aumentar a probabilidade de um real interesse entre usuário e organização, auxiliando na experiência do primeiro. Para isso, se apresenta outro dos benefícios do LGPD às empresas de TI, a garantia dessa privacidade, não somente na teoria, mas também, na prática.
Proteção jurídica
Seguindo a mesma lógica, é preciso destacar a preocupação jurídica com a qual muitas corporações estão lidando. Se antes o problema era apenas com sua reputação ou relacionamento, as punições agora serão mais severas. Dessa forma, se faz necessário comprovar a efetividade dos processos e a segurança destes não somente aos clientes, mas também aos órgãos regulamentadores.
Transformação digital
Com todo esse investimento, ficará claro para as corporações a necessidade de iniciar sua transformação digital. Ou seja, muito mais do que apenas melhorar os processos ligados à LGPD, benefícios poderão ser vistos também em outros âmbitos digitais. Para quem estiver pronto, essa será uma grande oportunidade de apresentar novas soluções e agregar valor a essas negociações.
Conte com a Consultoria Actionsys para aproveitar os benefícios da LGPD!
Com o objetivo de seguir todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso estar preparado. Não à toa, há uma lista de fases a serem seguidas para, em seguida, aproveitar os benefícios da LGPD para sua empresa. Essas podem ser descritas, basicamente, como:
Seguir essas etapas, porém, é uma tarefa complicada de se realizar de forma autônoma e interna. O mais indicado para isso é ter o apoio de parceiros, como é o caso da Consultoria LGPD da Actionsys.
A solução é ideal para empresas que começarão a lidar com a norma e precisam de um auxílio, potencializando assim seus relacionamentos e viabilizando ganhos ao processo. Além disso, esse é um serviço oferecido por quem entende do assunto.
A Actionsys é uma empresa que está há mais de 13 anos no mercado, oferecendo soluções para os mais diversos setores. Com este suporte, será possível se beneficiar com plataformas completas, que o auxiliarão a implementar novas tecnologias e incentivar seu crescimento sustentável. Isso, é claro, te ajudará durante todo o processo.