O futuro do atendimento e suporte: as principais tendências!
Você sabia que atualmente o cuidado no atendimento e suporte aos clientes é crucial para que uma empresa se diferencie no mercado? Clientes cada vez mais conectados exigem o melhor para atender suas expectativas. E é missão – quase um dever- da empresa organizar seus processos para atendê-los bem, independente da hora.
Talvez isso não seja novidade no seu negócio. Afinal, uma boa empresa tem como um de seus pilares a atenção máxima no atendimento e suporte.
E a Actionsys não é diferente. É justamente isso que prezamos.
Para nos adequar às expectativas dos clientes, buscamos novas metodologias e tecnologias que otimizem nosso atendimento e suporte.
O objetivo é simples: não apenas reagir aos problemas e situações dos nossos clientes, mas nos antecipar a eles; criando uma cultura proativa e fomentada por dados.
Que tal conhecer um pouco mais desse processo e entender quais tecnologias a Actionsys usa para se antecipar aos problemas dos clientes?
Quais tecnologias podem ajudar no atendimento e suporte ao cliente?
Hoje, é impensável construir um bom setor de atendimento e suporte sem o auxílio de tecnologias e análise baseada em dados.
Existem diversos canais pelos quais os clientes se comunicam — e, em todos eles, a busca é a mesma: por resoluções rápidas e diretas.
É por isso que novas metodologias e tecnologias devem ser incorporadas ao atendimento e suporte.
O atendimento ao cliente tradicional, embora eficaz por muitos anos, hoje é sinônimo de desperdício de recursos e perda de tempo.
Com as inovações que o mercado oferece, é possível mudar o mindset do setor -e por que não do negócio como um todo? -, focando nas dores do cliente em vez das dores da empresa.
Mas, e na prática, como colocar ações desse tipo para funcionar? E quais as tecnologias, metodologias e inovações que impulsionam o atendimento e suporte do futuro?
Para tirar suas dúvidas, olhamos para dentro da nossa operação. Confira o que de novo trouxemos ao suporte da Actionsys nos últimos anos!
Customer Centric
Como o nome dá a entender, uma estratégia “customer centric” tem foco completo no cliente.
De acordo com o Glossário da Gartner, o conceito é definido como:
“A capacidade das pessoas em uma organização de compreender as situações, percepções e expectativas dos clientes. A centralização no cliente exige que o cliente seja o ponto focal de todas as decisões relacionadas à entrega de produtos, serviços e experiências para gerar satisfação, fidelidade e a defesa do cliente.”
Não se trata de uma tecnologia ou metodologia em si. É mais que isso. É um aspecto da cultura organizacional do negócio. O objetivo principal é melhorar a experiência do cliente.
Omnichannel
O omnichannel é uma estratégia de atendimento e suporte que unifica todos os canais de comunicação de uma marca em uma plataforma para melhorar a relação com o cliente.
Seja através do e-mail, aplicativo, página de contato no website ou mesmo através das redes sociais, o omnichannel busca unificar tudo para entregar uma experiência de interação perfeita.
No omnichannel, tudo que o cliente precisa para resolver o seu problema é entrar em contato com a empresa, independente do canal.
Além disso, a comunicação deve ser contínua. Ou seja, quando um atendimento começa via telefone, ele é retomado via e-mail do mesmo ponto — sem que haja um gap de informação que obrigue o cliente a repetir informações e atrasar ainda mais a resolução.
O omnichannel é sustentado por tecnologias completas, que visam integrar os processos internos e os canais de comunicação, facilitando o acesso às informações de cada consumidor.
Através dessa estratégia, é possível personalizar cada atendimento e suporte, tornando as interações mais valiosas e recompensadoras.
Metodologias ágeis
As metodologias ágeis são diferentes frameworks aplicados à gestão de processos de uma empresa. Elas têm como objetivo melhorar seus resultados e produtividade.
Entre eles, destacamos o Scrum, utilizado há vários anos nos projetos da Actionsys.
A metodologia ágil como um conceito nasceu no setor de Desenvolvimento de Softwares. Embora seja aplicável para todos os setores administrativos, é ideal para projetos que envolvam tecnologia.
Para você ter noção, 95% dos profissionais entrevistados para o 14th Annual State of Agile Report disseram que suas empresas já utilizam algum framework.
Engajamento ao vivo com o cliente
O engajamento ao vivo – e em tempo real- é um dos aspectos que devem ser apontados como o futuro do atendimento e suporte aos clientes.
De acordo com um estudo da Forrester, as ferramentas de engajamento ao vivo já geram um nível muito maior de satisfação dos clientes.
E a Actionsys já vem utilizando este método. Com o engajamento em tempo real, conseguimos sanar rapidamente os problemas de nossos clientes — tanto por meio de videoconferências como pelo co-browsing.
Hiper Personalização
Você percebeu que, ao longo do conteúdo, abordamos a importância da personalização, certo? E imaginamos que você, quando em busca de atendimento e suporte de qualidade, também queira um acompanhamento personalizado.
É justamente em cima desse ponto que a Actionsys já vem trabalhando. Nós ouvimos o mercado: cerca de 71% dos clientes revelam-se insatisfeitos com experiências que consideram “não-personalizada”. Estes são dados de um levantamento da Segment.
Com isso em mente, buscamos através da integração de canais e dados, melhorar o nível de atendimento aos nossos clientes.
O objetivo é simples, embora desafiador: prestar uma assistência cada vez melhor e mais rápida. Esta é a nossa receita para evitar qualquer tipo de ruído de comunicação com o cliente.
Ao atender um cliente, a equipe da Actionsys já sabe quem ele é, qual o contexto do seu negócio, bem como quais suas dores e necessidades.
Como a Actionsys pode ajudar com atendimento e suporte?
O atendimento e suporte da Actionsys é orientado por metodologias e tecnologias que agem em cima do problema do cliente. O foco sempre é a resolução ágil e eficiente das questões.
Entre os temas que dominamos e podemos prestar a melhor assistência ao cliente, citamos:
- LGPD;
- Projetos e metodologias ágeis;
- Hunting e Mapeamento Inteligente de Mercado;
- Sustentação de Sistemas e Inteligência Cadastral;
- Implementação, desenvolvimento, migração e rollout de ERPs;
Mas essas são só algumas das áreas que a Actionsys domina: dentro de cada uma, há uma diversidade de produtos e serviços oferecidos.
Cada um deles acompanha a nossa consultoria diferenciada: vamos à raiz de todos os problemas e dificuldades — com uso de novas metodologias e sistemas. Mas também não esquecemos dos velhos costumes: prezamos pelo bom relacionamento com o cliente.
O objetivo é melhorar os resultados não apenas de maneira corretiva, como também preventiva. E, para isso, a melhor forma é nutrir ótimas relações.
Além disso, o suporte da Actionsys preza pelas melhores práticas do mercado, com suporte flexível, PMO’s e metodologias ágeis.
Tudo isso acompanhado de um valioso nível de entregas com acompanhamento completo, relatórios semanais e alinhamentos diretos com o cliente.
E então, que tal subir de patamar e contar com o melhor do atendimento e suporte em tecnologia? Contate a Actionsys e converse com nossos especialistas!