A importância de um ERP em sua empresa.
As obrigações fiscais de uma empresa são responsáveis por garantir que o empreendimento esteja apto a operar sem nenhum débito com o fisco. Para garantir a regularização, entretanto, é preciso cumprir à risca essas obrigações, o que nem sempre é uma tarefa simples. Contratar um sistema de ERP que atenda às necessidades da área de controladoria da empresa, por sua vez, garante que o processo de cumprimento dessas obrigações seja facilitado, trazendo benefícios para os negócios.
As empresas brasileiras possuem algumas obrigações fiscais específicas que devem ser cumpridas para manter a situação sempre regular. O uso de um sistema de ERP, por sua vez, pode facilitar processos de formas distintas, desde o acesso facilitado à informação até a centralização dessas informações. Para demonstrar essa importância vamos falar um pouco das principais obrigações fiscais.
O eSocial é uma obrigação fiscal que o empregador possui em relação aos funcionários e que inclui o envio de dados através do sistema da Receita Federal. A admissão ou demissão, por exemplo, deve ser informada no mesmo dia para a Receita, enquanto a folha de pagamento deve ser enviada até o sétimo dia útil do mês. Por estar integrado ao sistema da Receita, é fundamental que o lançamento seja feito de acordo com os dados da folha de pagamento e, por isso, utilizar um ERP garante maior conformidade das informações.
No Sped Fiscal, a empresa utiliza uma escrituração digital da Receita Federal para fornecer todas as informações necessárias para a apuração de valores de impostos, como o IPI e o ICMS. Para isso, a empresa deve enviar, todos os meses, um arquivo digital de layout específico com a escrituração de documentos fiscais e registros de impostos. Possuindo um ERP, a empresa tem maior controle sobre todas essas informações e, com isso, o envio da escrituração se torna facilitado e menos custoso.
Já o Bloco K do Sped Fiscal é responsável por manter controle da produção e do estoque e, para isso, devem ser enviadas informações do Livro Registro de Controle da Produção e Estoque por meio do Sped Fiscal.
Nesse tipo de obrigação fiscal será necessário, inclusive, informar as perdas normais do processo, além de tratar sobre a produção realizada por terceiros. Sem um sistema de ERP, a reunião dessa quantidade de informações pode se tornar extremamente trabalhosa e sujeita a erros.
As empresas precisam dedicar atenção especial às obrigações fiscais e esforçar-se para atendê-las, porque é isso que garante uma regularização da situação fiscal da empresa. Além de trazer mais credibilidade, uma situação fiscal regular também impede que a empresa passe por sanções e investigações, e permite que concorra a licitações.
O uso do sistema ERP fiscal ajuda a entender e a cumprir as obrigações fiscais da empresa por possuir uma centralização das informações que são necessárias para regularização da situação.
Não perca tempo, conheça a melhor solução para sua empresa.
Por: Carina Freitas, Consultora Fiscal Actionsys