HOME Você Funciona Bem?

Você Funciona Bem?

Você sabia que é possível darmos conta de nossos diversos papéis e responsabilidades (pai, mãe, filho, profissional, marido, esposa, amigo, etc.), sem desgaste excessivo e mantendo de forma consistente bons níveis de performance?

Talvez com o mundo de hoje, onde nos é exigido um nível alto de realização, isso possa soar como um milagre.

Mas o conceito de Funcionamento Otimizado, abordado por grandes nomes como Freud, Jung, Maslow, entre outros, trata exatamente disto, como alcançar a otimização de nossas atividades pessoais e profissionais, mantendo os resultados positivos.

Segundo o Psicólogo Will Meek (2010), nós podemos tender para dois tipos de funcionamento, veja se você se identifica:

O Superfuncionamento: ir além de suas responsabilidades, agir de modo centralizador, controlador e superprotetor. A pessoa que está em superfuncionamento tem o foco no outro e não em si mesma e apesar de ser bem intencionada, impede o outro de aprender com os erros, de encontrar suas próprias soluções e de se desenvolverem plenamente como indivíduos autônomos, ao mesmo tempo que negligencia a si mesma, acumulando stress, insatisfação e frustração.

O Subfuncionamento: ao contrário, é ter dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e por isso geralmente tem dificuldade para perceber que alguma coisa está errada e pode contribuir para formar uma pessoa de baixa eficácia, fragilizada, que reage negativamente ao incentivo de outras pessoas.

A boa notícia é que o Funcionamento Otimizado não é um dom, um talento acessado por poucos, mas sim um processo que pode ser promovido e aplicado por todos nós.

Desenvolvido com base nos trabalhos de Rogers, 1961; Maslow, 1954; Meek, 2010, para promovermos o Funcionamento Otimizado, precisamos de 4 passos:

PASSO 1) Avalie seu funcionamento – Ele é Super, Sub ou Otimizado?

PASSO 2) Eleve sua Consciência – Pergunte-se: Que consequências você tem por funcionar desta forma? E as pessoas à sua volta, o que elas ganham ou perdem por você funcionar desta forma?

PASSO 3) Elabore um plano – O que você gostaria de mudar? Que mudança geraria um impacto profundo e positivo em você e nas pessoas? Quais os próximos passos?

PASSO 4) Promova a Mudança – Utilize ferramentas para mudança, estude sobre o tema, peça apoio das pessoas do seu convívio. O Coaching é uma ótima ferramenta para o processo de mudança também.

E então? Preparado para funcionar bem?
Rosangela Meusel – Master Coach – apaixonada por despertar o melhor nas pessoas

Faça um 2019 diferente e cumpra suas promessas!

Dizem que começar é mais difícil, mas quantas vezes começamos algo e não terminamos? As promessas de final de ano, que se perdem nos primeiros meses…. A academia que pagamos o semestre e não usamos nem um mês. A dieta que começa na segunda e termina na sexta. Aquela mudança de comportamento que prometemos e […]

A inteligência artificial deixa os processos da área tributária mais eficientes.

Cada vez mais os processos produtivos estão se transformando devido às mudanças tecnológicas. Nos dias atuais, uma série de sistemas e aplicativos facilita desde as transações bancárias, até os processos mais minuciosos de análises tributárias, o que só é possível devido à evolução da inteligência artificial. Mas, afinal, o que é inteligência artificial? A inteligência […]

A importância da qualidade e da consistência das informações contábeis e fiscais nas diversas obrigações acessórias digitais.

Atualmente as empresas estão sendo analisadas criteriosamente através de diversas obrigações acessórias que devem ser declaradas digitalmente através do sistema de SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Essas obrigações fiscais digitais afetam todas as empresas de uma forma ou de outra, independente do porte. Os órgãos estaduais e municipais, seguindo a mesma trilha, vêm […]

É possível automatizar e monitorar através do JD Edwards o recebimento da NF-e, NFS-e e CT-e?

A aquisição de um produto ou serviço pelas empresas deve ser, obrigatoriamente, acompanhada do respectivo documento fiscal eletrônico, que precisa ficar armazenado pelo período estipulado em lei. No processo convencional do ERP a probabilidade de ocorrerem erros é muito grande, pois envolve muitas etapas que precisam ser realizadas com atenção e de forma manual, as […]