HOME Você Funciona Bem?

Você Funciona Bem?

Você sabia que é possível darmos conta de nossos diversos papéis e responsabilidades (pai, mãe, filho, profissional, marido, esposa, amigo, etc.), sem desgaste excessivo e mantendo de forma consistente bons níveis de performance?

Talvez com o mundo de hoje, onde nos é exigido um nível alto de realização, isso possa soar como um milagre.

Mas o conceito de Funcionamento Otimizado, abordado por grandes nomes como Freud, Jung, Maslow, entre outros, trata exatamente disto, como alcançar a otimização de nossas atividades pessoais e profissionais, mantendo os resultados positivos.

Segundo o Psicólogo Will Meek (2010), nós podemos tender para dois tipos de funcionamento, veja se você se identifica:

O Superfuncionamento: ir além de suas responsabilidades, agir de modo centralizador, controlador e superprotetor. A pessoa que está em superfuncionamento tem o foco no outro e não em si mesma e apesar de ser bem intencionada, impede o outro de aprender com os erros, de encontrar suas próprias soluções e de se desenvolverem plenamente como indivíduos autônomos, ao mesmo tempo que negligencia a si mesma, acumulando stress, insatisfação e frustração.

O Subfuncionamento: ao contrário, é ter dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e por isso geralmente tem dificuldade para perceber que alguma coisa está errada e pode contribuir para formar uma pessoa de baixa eficácia, fragilizada, que reage negativamente ao incentivo de outras pessoas.

A boa notícia é que o Funcionamento Otimizado não é um dom, um talento acessado por poucos, mas sim um processo que pode ser promovido e aplicado por todos nós.

Desenvolvido com base nos trabalhos de Rogers, 1961; Maslow, 1954; Meek, 2010, para promovermos o Funcionamento Otimizado, precisamos de 4 passos:

PASSO 1) Avalie seu funcionamento – Ele é Super, Sub ou Otimizado?

PASSO 2) Eleve sua Consciência – Pergunte-se: Que consequências você tem por funcionar desta forma? E as pessoas à sua volta, o que elas ganham ou perdem por você funcionar desta forma?

PASSO 3) Elabore um plano – O que você gostaria de mudar? Que mudança geraria um impacto profundo e positivo em você e nas pessoas? Quais os próximos passos?

PASSO 4) Promova a Mudança – Utilize ferramentas para mudança, estude sobre o tema, peça apoio das pessoas do seu convívio. O Coaching é uma ótima ferramenta para o processo de mudança também.

E então? Preparado para funcionar bem?
Rosangela Meusel – Master Coach – apaixonada por despertar o melhor nas pessoas

A DCTF Web entrará em produção para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano calendário de 2016.

A DCTF Web é uma obrigação acessória tributária por meio do qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros. Neste primeiro momento, a DCTF Web será apenas das contribuições previdenciárias, mas futuramente, é provável que todas as obrigações sejam unificadas e todas as guias geradas pelo mesmo sistema. Será gerada a partir […]

Dicas para desenvolver uma equipe de alta performance

Surgiu um projeto novo e você como líder, teve o cuidado de selecionar os melhores profissionais para montar a equipe, afinal, ter os skills necessários para a atender cada demanda é de suma importância para chegarmos no go live sem dor de cabeça. Mas será que selecionar os melhores profissionais e colocar para trabalharem juntos […]

A NF-e e a importância da organização

Com o avanço da era digital, a nota fiscal eletrônica é um dos mais conceituados documentos que se tornou, ao longo do tempo, a parte mais importante do dia a dia das empresas. Criada para substituir o formato tradicional das notas fiscais em papel é uma facilitadora para a escrituração fiscal tanto para sua organização. […]

Processo de Gestão de Clientes – Oportunidades de Vendas

O início, a manutenção e o crescimento de qualquer empresa, começa com um bom processo de prospecção de clientes e, obviamente, sua manutenção com qualidade de relacionamento e dos negócios gerados – afinal o conceito de valor de qualquer negócio tem como ponto mais importante o cliente, certo? A prospecção é, na verdade, baseada em […]