HOME Você Funciona Bem?

Você Funciona Bem?

Você sabia que é possível darmos conta de nossos diversos papéis e responsabilidades (pai, mãe, filho, profissional, marido, esposa, amigo, etc.), sem desgaste excessivo e mantendo de forma consistente bons níveis de performance?

Talvez com o mundo de hoje, onde nos é exigido um nível alto de realização, isso possa soar como um milagre.

Mas o conceito de Funcionamento Otimizado, abordado por grandes nomes como Freud, Jung, Maslow, entre outros, trata exatamente disto, como alcançar a otimização de nossas atividades pessoais e profissionais, mantendo os resultados positivos.

Segundo o Psicólogo Will Meek (2010), nós podemos tender para dois tipos de funcionamento, veja se você se identifica:

O Superfuncionamento: ir além de suas responsabilidades, agir de modo centralizador, controlador e superprotetor. A pessoa que está em superfuncionamento tem o foco no outro e não em si mesma e apesar de ser bem intencionada, impede o outro de aprender com os erros, de encontrar suas próprias soluções e de se desenvolverem plenamente como indivíduos autônomos, ao mesmo tempo que negligencia a si mesma, acumulando stress, insatisfação e frustração.

O Subfuncionamento: ao contrário, é ter dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e por isso geralmente tem dificuldade para perceber que alguma coisa está errada e pode contribuir para formar uma pessoa de baixa eficácia, fragilizada, que reage negativamente ao incentivo de outras pessoas.

A boa notícia é que o Funcionamento Otimizado não é um dom, um talento acessado por poucos, mas sim um processo que pode ser promovido e aplicado por todos nós.

Desenvolvido com base nos trabalhos de Rogers, 1961; Maslow, 1954; Meek, 2010, para promovermos o Funcionamento Otimizado, precisamos de 4 passos:

PASSO 1) Avalie seu funcionamento – Ele é Super, Sub ou Otimizado?

PASSO 2) Eleve sua Consciência – Pergunte-se: Que consequências você tem por funcionar desta forma? E as pessoas à sua volta, o que elas ganham ou perdem por você funcionar desta forma?

PASSO 3) Elabore um plano – O que você gostaria de mudar? Que mudança geraria um impacto profundo e positivo em você e nas pessoas? Quais os próximos passos?

PASSO 4) Promova a Mudança – Utilize ferramentas para mudança, estude sobre o tema, peça apoio das pessoas do seu convívio. O Coaching é uma ótima ferramenta para o processo de mudança também.

E então? Preparado para funcionar bem?

Rosangela Meusel – Master Coach – apaixonada por despertar o melhor nas pessoas.

Dicas para você definir o recebimento de mercadorias

Mercadorias que entram ou saem da empresa precisam ser conferidas para evitar que os processos sejam interrompidos e causem prejuízos financeiros e desperdício de tempo. A automatização das atividades minimiza erros e pode ser mais eficiente para aumentar a produtividade e facilitar a gestão corporativa. Confira algumas dicas para se planejar e melhorar os processos.

Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

Gerir um projeto exige planejamento e a definição de objetivos claros que atendam as necessidades iniciais. O gestor precisa reunir conhecimento, habilidades técnicas e bom relacionamento interpessoal para liderar uma equipe e obter dela, os melhores resultados. Saiba que dividir os projetos em etapas permite ajustar pontos específicos sem prejuízo do todo.

Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre análise de informação?

A competitividade nas empresas exige maior capacidade analítica dos colaboradores para obter relatórios assertivos e completos. É um trabalho que envolve diversos setores, mas nem sempre é possível reunir em um só momento todos os responsáveis.

Você Funciona Bem?

Conhecer-se profissionalmente é uma análise que nem todos conseguem fazer de si mesmos. Saber lidar com suas qualidades e deficiências pode ajudar você e a equipe a estabelecer metas factíveis e atingi-las. O trabalho de Coaching ajuda as pessoas a obterem o melhor de si e perceberem o ambiente ao redor para que todos saiam ganhando. Descubra qual é o seu tipo profissional.