HOME Você Funciona Bem?

Você Funciona Bem?

Você sabia que é possível darmos conta de nossos diversos papéis e responsabilidades (pai, mãe, filho, profissional, marido, esposa, amigo, etc.), sem desgaste excessivo e mantendo de forma consistente bons níveis de performance?

Talvez com o mundo de hoje, onde nos é exigido um nível alto de realização, isso possa soar como um milagre.

Mas o conceito de Funcionamento Otimizado, abordado por grandes nomes como Freud, Jung, Maslow, entre outros, trata exatamente disto, como alcançar a otimização de nossas atividades pessoais e profissionais, mantendo os resultados positivos.

Segundo o Psicólogo Will Meek (2010), nós podemos tender para dois tipos de funcionamento, veja se você se identifica:

O Superfuncionamento: ir além de suas responsabilidades, agir de modo centralizador, controlador e superprotetor. A pessoa que está em superfuncionamento tem o foco no outro e não em si mesma e apesar de ser bem intencionada, impede o outro de aprender com os erros, de encontrar suas próprias soluções e de se desenvolverem plenamente como indivíduos autônomos, ao mesmo tempo que negligencia a si mesma, acumulando stress, insatisfação e frustração.

O Subfuncionamento: ao contrário, é ter dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e por isso geralmente tem dificuldade para perceber que alguma coisa está errada e pode contribuir para formar uma pessoa de baixa eficácia, fragilizada, que reage negativamente ao incentivo de outras pessoas.

A boa notícia é que o Funcionamento Otimizado não é um dom, um talento acessado por poucos, mas sim um processo que pode ser promovido e aplicado por todos nós.

Desenvolvido com base nos trabalhos de Rogers, 1961; Maslow, 1954; Meek, 2010, para promovermos o Funcionamento Otimizado, precisamos de 4 passos:

PASSO 1) Avalie seu funcionamento – Ele é Super, Sub ou Otimizado?

PASSO 2) Eleve sua Consciência – Pergunte-se: Que consequências você tem por funcionar desta forma? E as pessoas à sua volta, o que elas ganham ou perdem por você funcionar desta forma?

PASSO 3) Elabore um plano – O que você gostaria de mudar? Que mudança geraria um impacto profundo e positivo em você e nas pessoas? Quais os próximos passos?

PASSO 4) Promova a Mudança – Utilize ferramentas para mudança, estude sobre o tema, peça apoio das pessoas do seu convívio. O Coaching é uma ótima ferramenta para o processo de mudança também.

E então? Preparado para funcionar bem?
Rosangela Meusel – Master Coach – apaixonada por despertar o melhor nas pessoas

Dicas para o bom uso do WhatsApp no ambiente de trabalho

O aplicativo de mensagens WhatsApp, assim como a internet, tem dupla função. Pode servir tanto para o “bem”, quanto para o “mal”, dependendo do uso que fizermos dele.

Tecnologias de automação podem ajudar a reduzir custos e otimizar processos

Em meio aos constantes avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos, a atuação empresarial se torna cada vez mais dependente das inovações nesse campo. Hoje, os sistemas informatizados e a automação de processos já são realidade em grande parte das empresas, dado o potencial de otimização que representam.

A importância da comunicação no ambiente de projetos

É bastante comum que pessoas em geral, ou mais especificamente no tema que estamos abordando neste artigo, que os membros do time do Projeto ao entrarem em uma reunião, se preparem para ouvir um determinado assunto, venham com suas próprias dúvidas, questionamentos, e muitas vezes, até com certos aborrecimentos ou outros assuntos e temas em mente.

Dê prioridade à segurança de dados

Contar com um sistema de armazenamento de NF-e que possua uma política de segurança e privacidade que ofereça tranquilidade é muito importante, pois quando sua empresa precisar guardar esses documentos, a proteção dos dados deve ser efetiva. É necessário ter a certeza de que o programa escolhido não ofereça nenhum tipo de perigo. Por isso, priorize as ferramentas que […]