HOME O que é SAP B1 e por que implantar na sua empresa?
sap b1

O que é SAP B1 e por que implantar na sua empresa?

Para uma empresa atingir suas metas, é necessário fazer uma boa gestão guiada de forma estratégica. Entretanto, para isso é preciso conhecer uma série de procedimentos e ferramentas chave. Sistemas de gestão empresarial, por exemplo, são instrumentos essenciais que devem ser utilizados para atingir o sucesso de qualquer negócio. O SAP B1 é exemplo disso.

Principalmente com a crise atual, motivada pela pandemia do coronavírus, as empresas estão tendo que se adaptar, rever orçamentos, reduzir custos e trabalhar remotamente. Diante disso, as ferramentas de tecnologia aparecem como soluções ideais para resolver esses problemas.

Aliás, o SAP Business One contribui muito para que o negócio consiga adotar medidas para passar pela crise e se manter competitivo no mercado.

Leia este artigo e entenda como essa ferramenta pode te ajudar.

O que é SAP Business One?

O SAP B1 é um sistema simples e intuitivo que ajuda a otimizar os processos dentro de uma organização. Com ele é possível automatizar diversas tarefas de vários setores de uma empresa.

Em resumo, trata-se de um software de gestão empresarial, para pequenas e médias empresas, que permite mais controle dos processos e informações do negócio.

Sua função é contribuir para o crescimento da empresa, otimizando recursos e disponibilizando o acesso às informações. Além disso, a ferramenta é acessível e feita sob medida para as necessidades de qualquer negócio.

Através dele toda a empresa pode ser gerenciada, desde os processos de vendas e relacionamento com os clientes até as áreas finanças e operações. Esse software, portanto, definitivamente acaba com o uso de planilhas e controles paralelos feitos manualmente.

O SAP Business One é uma solução ERP para pequenas e médias empresas, que aumenta a agilidade e efetividade nos processos. Afinal, diferentemente das planilhas manuais, ele orienta e reúne toda a gestão em uma única ferramenta.

Enfim, o SAP B1 é uma solução integrada, que oferece transparência aos negócios.

Quais os benefícios do SAP B1 na gestão de empresas

Um dos principais benefícios do SAP Business One para pequenas e médias empresas está em sua versatilidade. Isso porque ele é constituído por vários módulos, os quais podem ou não ser implementados.

Resumidamente, a solução será utilizada conforme as necessidades e o crescimento dos negócios. Com isso, a empresa consegue ganhar escala de desenvolvimento.

Conheça a seguir mais algumas vantagens de implantar o SAP B1 no seu negócio.

Integração de setores

O software consegue integrar informações de diversas áreas da organização, desde contabilidade, compras, marketing, até a área comercial.

Por meio deles, os gestores criam relatórios personalizados a fim de ter uma visão panorâmica que apoia a tomada decisões.

Com o SAP B1 é possível fazer todo o planejamento responsável pelo desenvolvimento sustentável da empresa. Além disso, os responsáveis conseguem enxergar melhor os dados que contribuem para decisões estratégicas em casos de crise.

Produtividade

O SAP Business One resolve diversos problemas que causam os atrasos nos processos, por isso a produtividade é muito maior.

Com a integração do sistema de gestão, as equipes não precisam seguir padrões de lançamento de dados. Isso permite que as situações sejam previsíveis e os problemas resolvidos com mais facilidade.

O SAP automatiza processos burocráticos permitindo que os colaboradores trabalhem melhor. Ou seja, concentrem seu tempo em atividades de maior relevância.

O ERP também atualiza informações, como estoque e logística, em tempo real. Isso, por sua vez, impede o desencontro de informações e gera mais tempo e economia aos processos.

Por fim, o sistema também reduz o tempo de reuniões, pois os setores conseguem encontrar os problemas com mais facilidade.

Escalabilidade

Como já falamos anteriormente, o software permite que os módulos sejam implementados conforme a empresa vai crescendo e tendo novas necessidades. Nesse sentido, é possível adquirir novas funcionalidades e novas licenças de utilização para os usuários a qualquer momento, fornecendo, assim, mais escalabilidade tecnológica.

Agilidade na tomada de decisões

Como o SAP Business One consegue reunir todas as informações em um só local, integrando todas as áreas, fica muito mais fácil analisar os dados responsáveis pelas tomadas de decisões. Aliás, o sistema permite uma visão panorâmica do negócio, o que é essencial para traçar as próximas metas da empresa.

Redução de custos

Com o SAP Business One é possível reduzir custos, visto que não há necessidade de investir em hardware e infraestrutura adicionais, como um software de ERP tradicional exige.

Enfim, os custos com servidores, switches, computadores podem ser eliminados. Afinal, o SAP B1 é hospedado na nuvem, por isso necessita apenas de um provedor para ter o serviço disponível.

O SAP B1 agrega mais valor à sua empresa

Com este artigo conseguimos perceber as várias vantagens de ter um sistema como o SAP Business One na sua empresa. Automatizar processos, melhorar o controle das operações, eliminar redundância de atividades e dar agilidade e segurança para as tomadas de decisões, por exemplo, são algumas delas.

Além disso, já ficou claro que o SAP B1 também permite que as empresas façam ajustes nos processos conforme o crescimento do negócio vai se concretizando. Com esse sistema é possível maximizar os resultados de forma estratégica, aprimorando a operação e melhorando a produtividade e lucratividade dos negócios.

Para finalizar, então, devemos considerar ainda três características importantes na escolha desse sistema:

Facilidade de implantação: o sistema pode ser implantado de maneira totalmente remota, e essa é uma qualidade extremamente vantajosa, principalmente no cenário atual.

Sem a necessidade de contar com uma infraestrutura e hardware para funcionar, é possível contar com a agilidade e eficiência dessa ferramenta mesmo durante os períodos de Home Office.

Além disso, como ele é armazenado na nuvem, a equipe de TI não precisa se preocupar com as atualizações e implementações de novas versões. A única exigência é o bom conhecimento nos processos do negócio para definir os parâmetros que serão utilizados.

Customização: outra grande facilidade é que a empresa pode customizar o sistema conforme suas necessidades, visando integrar várias áreas como a contabilidade, compras, cobrança, estoque, produção vendas, financeiro, entre outros.

Suporte: o SAP B1 oferece atendimento e suporte através de parceiros especializados na implementação de soluções SAP.

Ainda tem dúvidas de que o SAP B1 é o melhor sistema para sua empresa?

A Actionsys é uma consultoria de sistemas e processos acostumada a atender empresas de todos os tamanhos. Conte conosco na implantação e obtenha todo o suporte necessário para aproveitar todos os benefícios do SAP Business One.

Como o SAP B1 otimiza os processos empresariais através da integração de sistemas?

Otimizar os processos dentro de uma empresa, considerando os sistemas já utilizados, é um passo que exige cuidados delicados e amplo gerenciamento para que a rotina corporativa não falhe. E uma das melhores soluções para esse tipo de otimização é o SAP Business One (SAP B1), um sistema que permite às empresas evoluírem tecnologicamente com […]

10 novidades imperdíveis do JD Edwards

O JDE é um excelente sistema ERP que está se aprimorando sempre. Neste conteúdo abordaremos suas novas funcionalidades que já estão disponíveis. Na versão 9.2, o JDE é capaz de executar uma série de novas features como: comunicar-se com sistemas externos via APIs; incluir e retirar campos dos aplicativos; dashboards; relatórios personalizados e muito mais! […]

ERP para transportadoras: Como o SAP Business One melhora a gestão da sua empresa?

A transformação digital tem aumentado a competitividade no setor logístico. Hoje, é imprescindível acompanhar tendências de gestão e processos. Não à toa, softwares integrados, como ERP para transportadoras, são cada vez mais visados dentro desse mercado. Mesmo se tratando de uma companhia de pequeno porte, a gestão precisa ser eficiente. Sistemas de automação empresarial, nesse […]

O remédio pode ser ruim, mas é necessário

Existem assuntos com os quais não temos a mínima identificação. Pessoas com habilidades para “exatas”, em geral, não são boas nos assuntos relativos às áreas de humanas. De certa forma, essas pessoas são menos sensíveis no trato com os colegas, parentes, enfim. O contrário também é verdadeiro. Pessoas com habilidades para humanas, só procuram saber […]