HOME Como o SAP B1 otimiza os processos empresariais através da integração de sistemas?
integração sap b1

Como o SAP B1 otimiza os processos empresariais através da integração de sistemas?

Otimizar os processos dentro de uma empresa, considerando os sistemas já utilizados, é um passo que exige cuidados delicados e amplo gerenciamento para que a rotina corporativa não falhe.

E uma das melhores soluções para esse tipo de otimização é o SAP Business One (SAP B1), um sistema que permite às empresas evoluírem tecnologicamente com automação e inteligência, criando agilidade para a comunicação entre os setores, protegendo dados sensíveis e, consequentemente, gerando maior competitividade para acelerar os negócios.

Vamos conhecê-lo? Siga conosco e confira!

A importância de integração de dados e sistemas na gestão empresarial

Qualquer empresa, de qualquer porte, depende da integração de dados para otimizar processos. Essa iniciativa é importante para manter a boa comunicação entre setores que estejam lado a lado na empresa ou até mesmo com colaboradores alocados remotamente.

Além disso, em tempos de transformação digital nas empresas, é a integração dos sistemas que permitirá acompanhar as tendências do mercado, mesmo nos períodos de recuperação econômica.

Por isso, o SAP Business One, ciente desse cenário, traz a eficácia necessária para a integração e centralização de informações em toda a empresa.

O que é o SAP B1

O SAP Business One é um ERP (Enterprise Resource Planning) que atua como um sistema de gestão inteligente, acessível e disponibilizado sob medida para diferentes tipos de negócios.

Ele permite simplificar os processos a partir da automação de tarefas em diferentes departamentos, permitindo visão completa das atividades e informações em um único sistema.

Inicialmente desenvolvido para atender às demandas de pequenas e médias empresas, o SAP B1 evoluiu e, atualmente, atende também grandes corporações multinacionais.

Oferecendo recursos para diferentes áreas, ele permite que os sistemas já utilizados sejam mantidos, o que evita grandes mudanças com softwares na empresa.

Confira alguns de seus recursos conforme as principais áreas:

  • Para contabilidade e finanças: Bloco K, SPEDs, REINF, gestão contábil, gestão fiscal, gestão financeira e gestão orçamentária;
  • Para compras: importador XML, manifesto de carga, despesas de importação e a própria gestão de compras;
  • Vendas e Serviços: integração com e-commerce, contratos, faturamento e gestão de serviços;
  • Estoques e distribuição: gestão de transportes, estoque, controles de lotes e séries;
  • Produção: estrutura de produtos, roteiro de produção, previsões de vendas e compras e cálculo de custos.

Quais os principais benefícios da SAP B1

A rapidez e precisão alcançadas pelo SAP Business One permite melhor controle dos negócios para planejar, executar e antecipar oportunidades. Para isso, alguns de seus benefícios, são:

  • Inovação: o sistema foi desenvolvido com o que há de mais atual em tecnologia, permitindo escalonamento para acompanhar o crescimento da empresa;
  • Integração: o SAP B1 permite visão geral sobre o negócio em tempo real, o que traz avaliações mais precisas sobre indicadores de performance e o andamento das rotinas internas;
  • Dados In-Memory: garante maior capacidade de processar grandes volumes de informações a partir de banco de dados próprio;
  • Funcionalidade: intuitivo, o sistema pode ser facilmente manuseado, o que gera maior produtividade, agilidade interna e engajamento com a solução;
  • Melhor experiência do cliente: a partir do CRM, as equipes podem criar análises geradas em real time, o que é importante para aproveitar oportunidades e agilizar as negociações;
  • Padronização: rotinas padronizadas diminuem os erros e reduzem os custos. O SAP B1 padroniza os processos operacionais, gerando maior produtividade e aprimorando a qualidade dos serviços.

Como o SAP Business One contribui para a integração de dados e sistemas?

Três pontos principais destacam a integração de dados e sistemas a partir do SAP B1:

Rapidez de adaptação para casos de mudança

Imagine que sua empresa precise mudar um determinado sistema interno e, com isso, seja necessário sincronizar novamente os dados que ela possui. Com essa mudança, a adaptação poderá ser ainda melhor e mais rápida se os novos campos forem disponibilizados, podendo ser incorporados ou excluídos.

Por que contar com o Integration Framework do SAP B1?

A infraestrutura oferecida pelo Integration Framework possibilita a comunicação entre sistemas SAP ou de outras fornecedoras, seja eles baseados localmente ou em nuvem.

Não à toa, entre seus principais objetivos, está o mapeamento dos dados aplicados nos softwares envolvidos na integração.

Em outras palavras, as definições alcançam sistemas emissores e receptores, mapeando dados e seus valores, indicando quais os dados que devem passar por transformação e troca, bem como seus intervalos e o momento em que essa troca deve ocorrer, entre outros.

Conheça a Actionsys

Com mais de dez anos de experiência no mercado, a Actionsys é especializada em consultoria e implantação de sistemas apoiando empresas nacionais e multinacionais – de startups aos grandes nomes da indústria.

A parceria com os grandes provedores de soluções permite que as melhores soluções sejam combinadas de acordo com as necessidades de integração de processos e considerando a necessidade de cada cliente.

Tudo isso permite maior conforto e liberdade para os profissionais se dedicarem aos negócios mais estratégicos que ajudarão a retomar o crescimento da empresa.

Prepare sua empresa para o novo mundo digitalizado! Entre em contato agora mesmo com os consultores Actionsys e solicite um orçamento!

ERP na nuvem ou On Premise: Qual o melhor para sua empresa?

A dúvida entre o ERP na nuvem ou On Premise é comum, principalmente entre pequenas e médias empresas. Entretanto, descobrir qual é o melhor dependerá das necessidades de cada companhia, bem como seu sistema de gestão. Nesse contexto, é possível destacar alguns pontos que diferenciam a versão online da física. Da mobilidade ao investimento, diversos […]

Aplicativos móveis para JD Edwards: eles existem?

O desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos para JD Edwards é uma maneira de tornar essa ferramenta ainda mais acessível. Afinal de contas, quem consegue viver sem um smartphone hoje em dia? Apesar de ser um instrumento que traz muita praticidade para quem trabalha com tecnologia, o uso de tablets e smartphones no Brasil para utilização […]

Como escolher o software jurídico ideal para a gestão de escritórios de advocacia?

A escolha de um software jurídico não é uma tarefa fácil. Afinal, para encontrar um programa que realmente profissionalize cada fase do trabalho do departamento ou de um escritório, independente do seu tamanho, é necessário levar em conta diversos critérios. O software jurídico ideal vai além das funcionalidades simples de um sistema de gestão.  A […]

Como o SAP Business One contribui para a gestão de frotas e logística nas transportadoras?

Um dos principais objetivos das transportadoras é melhorar a gestão de frotas. O planejamento e controle desses processos logísticos são essenciais para as empresas que buscam a redução de gastos e riscos, bem como o aumento de produtividade e da competitividade diante da concorrência. Contudo, para realizar uma boa gestão de frotas, é muito importante […]