HOME Como o SAP B1 pode reduzir os custos com a gestão de estoque e a gestão financeira do seu negócio?
SAP B1

Como o SAP B1 pode reduzir os custos com a gestão de estoque e a gestão financeira do seu negócio?

O SAP Business One (SAPB1) é um software indicado para companhias que pretendem investir na automação do seu negócio. Com monitoramento em tempo real, seus módulos permitem um melhor controle de tudo o que ocorre na empresa.

Essa solução pode ajudar uma empresa de diversas formas, seja em questão de aumento de produtividade até melhores análises para as tomadas de decisão. Com uma gama de vantagens disponíveis, os setores de gestão de estoque e gestão financeira ganham destaque nesse cenário.

Este é um ponto interessante, visto que esses dois departamentos costumam gerar a grande maioria das problemáticas de qualquer companhia. Portanto, contar com o SAP B1 para auxiliar na organização e otimização desses setores pode ser uma ótima solução!

Gestão de estoque X SAP B1: como otimizar?

Todos que possuem ou trabalham em um negócio, seja ele de varejo, indústria ou transporte, sabem das dificuldades em manter uma correta gestão de estoque. De fato, são diversos os desafios nessa área, que vão desde o cálculo de itens à logística que eles envolvem.

O SAP B1 oferece soluções que garantem a otimização do ciclo completo da gestão de estoque, desde as práticas de compras até emissão de relatórios. Veja:

Aquisição

O processo de compras é um dos que mais envolve análises e cálculos para seu correto funcionamento. A quantidade de itens a ser adquirida, bem como quais são os produtos escolhidos e qual melhor momento para sua compra, é sempre um desafio.

Com este fim, o B1 oferece formas simplificadas de colocar os pedidos junto aos fornecedores. A solução permite que você controle o processo da auditoria de documentos, visualização completa da trilha de informações de compras e até mesmo a administração de câmbios variados.

Gestão de Dados Mestres

Outro ponto bastante complexo da jornada de compras é a grande quantidade de informação presente no processo. Dos milhares de SKUs que podem existir aos dados de contato de cada um dos fornecedores. É muito material para o cérebro humano guardar e analisar.

Sabendo disso, o SAP B1 foi desenvolvido para centralizar todas as informações em uma interface amigável. A solução permite o gerenciamento de dados detalhados sobre saldos de compra, análises, itens, listas de preços, impostos etc.

Integração de Depósito e Financeiro

Ainda considerando as informações, um ponto que dificulta o progresso é a comunicação entre departamentos. Enquanto o recebimento possui alguns dados, outros estão nas mãos do financeiro. E esse gargalo no fluxo pode se tornar um grande problema no futuro.

Por conta disso, o Business One permite que haja uma integração em tempo real entre todos os setores da empresa. Dessa forma, as informações estarão sincronizadas, permitindo que qualquer colaborador tenha acesso aos dados sem que seja necessário esperar pela disponibilidade de outra equipe.

Assim, a equipe de estoque poderá realizar seus planejamentos de forma ágil e programar automaticamente suas necessidades de compras! Reduzindo custos e otimizando a cadeia de suprimentos.

Gestão de Relatórios

As tomadas de decisão nas empresas devem ser pautadas nas análises de relatórios dos departamentos. Esses materiais devem estar disponíveis de forma ágil para todos os gestores e CEO’s da empresa.

Para que o andamento desse processo seja bem-sucedido, o SAP B1 permite a geração de relatórios integrados com informações em tempo real. Além disso, também dispõem de vários formatos/dashboards para personalizar o que é mais relevante para o seu negócio.

Gestão Financeira X SAP B1: como simplificar as operações?

O departamento financeiro possui diversas funções dentro de uma empresa, seja desde a emissão de notas fiscais ao controle de contas a pagar e receber. Logo, a gestão financeira dever ser sempre uma prioridade em qualquer companhia.

Essa administração do capital da empresa, bem como do relacionamento com clientes e fornecedores, pode fazer total diferença para o crescimento da empresa. O SAP B1 promove decisões mais assertivas e rentáveis através de um conjunto completo de ferramentas para simplificar as operações desse departamento. Veja:

Serviços Bancários e Reconciliação

Se você perguntar para qualquer membro de uma equipe financeira sobre os serviços bancários, provavelmente ouvirá que são a tarefa mais demorada do departamento. Essa realidade é instaurada muitas vezes pela burocracia dos bancos e a dificuldade de contato com eles.

Para facilitar esse cenário, o SAP B1 oferece funcionalidades que não só organizam, mas também processam reconciliações, extratos bancários e pagamentos de maneira eficiente e automática.

Controle

Os números que precisam ser controlados pelo departamento financeiro são os mais diversos. Fluxo de caixa, orçamentos, contas a pagar, contas a receber, entre tantos outros. E, quanto maior a operação, mais difícil é lidar com eles.

Para isso, são utilizadas estratégias como a gestão da capacidade de estoque ou a gestão do clico de vendas dos produtos. Assim, contar com um ERP que te possibilite gerenciar tudo de forma remota se torna um diferencial competitivo de seu negócio. Sem dúvidas, investir no SAP B1 te colocará à frente dos concorrentes.

Logística e gestão de ativos fixos

A logística aparece como um dos pontos chave do processo de gestão financeira. Assim como na gestão de estoque, este é um dos fatores que mais podem trazer problemas a qualquer negócio.

Para evitar situações como perda de prazos e falta de produtos, nada melhor que um sistema que automatize grande parte dos procedimentos. Dos lançamentos às contas, tudo pode ser previamente programado com uma função virtual, acabando com a entrada manual e repetitiva de dados.

Conte com a Actionsys para implementar o SAP B1 na sua empresa!

Com uma melhor noção de todas as funcionalidades do SAP B1, fica clara a necessidade de investir em uma solução ERP de ponta. Além de auxiliar a companhia em diversos processos, o software ainda permite uma melhor organização, maior produtividade e lucratividade da empresa.

Logo se você deseja expandir seus negócios para o próximo nível, é imprescindível contar com uma plataforma como o SAP B1 para otimizar a tomada de decisão em toda a companhia. Através da ferramenta, você poderá usar e abusar de suas funções analíticas integradoras para proporcionar um aumento da eficiência de seus departamentos.

Entretanto, para investir no SAP B1 é preciso contar com os parceiros corretos. A Actionsys é uma empresa que está há mais de 13 anos no mercado, oferecendo soluções para os mais diversos setores. Você pode se beneficiar com plataformas completas, que auxiliarão a implementar novas tecnologias à organização, bem como na análise de dados.

Ficou interessado? Entre em contato com um especialista da ActionSys para mais informações sobre o SAP B1!

SAP Academic One: conheça suas funcionalidades!

O desafio de administrar uma instituição de ensino com eficiência exige o uso da tecnologia de forma estratégica. Em outras palavras, é fundamental contar com sistemas capazes de agilizar processos, melhorar a comunicação e aperfeiçoar o desempenho dos professores. Por isso, é válido apostar em soluções como o Gennera, que está integrado ao SAP B1. […]

Sistema ERP: Os 10 erros que a sua empresa não deve cometer ao implantar um

Investir em um sistema ERP é o primeiro passo para as empresas que planejam crescer frente o mercado. Especialmente, quando pensamos em estar preparados para superar os obstáculos do mercado com o auxílio da tecnologia. Entretanto, a fase de implementação dessa nova ferramenta pode ser bastante problemática. Existem grandes chances de haver situações desconfortáveis, principalmente […]

Como o SAP B1 pode reduzir os custos com a gestão de estoque e a gestão financeira do seu negócio?

O SAP Business One (SAPB1) é um software indicado para companhias que pretendem investir na automação do seu negócio. Com monitoramento em tempo real, seus módulos permitem um melhor controle de tudo o que ocorre na empresa. Essa solução pode ajudar uma empresa de diversas formas, seja em questão de aumento de produtividade até melhores […]

LGPD: seu sistema ERP está de acordo?

Muito tem se falado ultimamente sobre a LGPD, nova lei que normatiza o acesso de empresas aos dados dos clientes. Adiada algumas vezes, a nova regulamentação entrou em vigência no segundo semestre de 2020. Um dos problemas que causou a prorrogação foi sua tão comentada aplicação. Ao curso do último ano, inúmeras foram as empresas […]