HOME Gestão de estoque X Gestão financeira: saiba qual é a relação entre elas!
gestão de estoque X gestão financeira

Gestão de estoque X Gestão financeira: saiba qual é a relação entre elas!

Para uma empresa alcançar o sucesso desejado, é necessário contar com uma ótima administração de seus recursos. Especialmente, dentro de suas estratégias de gestão de estoque e gestão financeira.

Apesar de na teoria serem tipos de gerenciamento diferentes, eles precisam se correlacionar e ter de apresentar a melhor qualidade de controle possível. Afinal, se algum deles falhar ou apresentar falhas administrativas, seu negócio pode estar em risco!

Para entender quais são as relações entre estas gestões e seus benefícios principais, continue a leitura conosco. Você chegou ao lugar certo!

O que é a gestão de estoque?

Empresas que negociam mercadorias de maneira direta, como o setor da indústria e do varejo, precisam saber exatamente quais produtos existem em seu estoque. Afinal, ter algum produto em falta é ter uma venda perdida.

A gestão de estoque, vai muito além de controlar quais mercadorias estão disponíveis, quantidade de cada uma e o que precisa ser comprado. Nessa administração, devemos considerar também o custo que a armazenagem representa para a empresa.

Afinal, é um investimento que está parado e, até ser vendido, está gerando custos com funcionários, espaço para locação, transporte etc. Logo, assim como a falta de produtos causa prejuízos, o excesso também pode gerar conflitos, especialmente se eles possuem data de validade!

Sendo assim, a gestão de estoque precisa ser apurada e precisa, para que a sua companhia tenha capital de giro e não perca dinheiro com faltas ou excessos.

O que é a gestão financeira?

A gestão financeira é a continuidade do que foi iniciado com o controle dos estoques. Nada mais é do que um conjunto de ações administrativas, que visam analisar, planejar e controlar todas as entradas, saídas e movimentações financeiras realizadas pela empresa.

É essa gestão que vai permitir provisionar cenários, avaliar a compra de materiais e produtos, estabelecer objetivos e metas comerciais, além de também acompanhar quais resultados estão sendo atingidos.

Logo, a gestão financeira possibilita que a empresa tenha uma visão real e estratégica do negócio como um todo!

Afinal, qual a relação entre essas duas gestões?

Agora que você conseguiu compreender o que são essas gestões e para que servem, está na hora de saber como esses dois processos se relacionam!

Se a gestão de estoque permite saber exatamente o status dos produtos e a gestão financeira gere o capital da sua empresa, a relação entre eles é simbiótica! Para ter sucesso, uma empresa precisa ter equilíbrio entre todos seus ciclos: compra, produção, venda e recebimento dos valores.

Caso alguma etapa desse ciclo falhe, ela pode ter prejuízos financeiros e ficar sem capital. Normalmente, as principais falhas ocorrem no planejamento entre o tempo que elas irão receber de seus clientes e pagar seus fornecedores.

É nesse momento que entra a total integração entre as duas etapas. A gestão de estoque precisa ser bem realizada, provisionando a quantidade de materiais/produtos que precisaram ser comprados x qual a demanda deles dentro de um determinado período.

Enquanto isso, a gestão financeira deve ser capaz de administrar o recebimento dos seus clientes, evitando a inadimplência e perda de recursos. Enquanto isso, deve também negociar melhores prazos de pagamento com seus fornecedores.

E quais são as vantagens de contar com a total integração desses dois fundamentais processos da sua empresa? Veja a seguir:

·       Otimização de processos

Quando esses dois mecanismos funcionam de forma sincronizada, é possível a integração de atividades e ações. Por exemplo, a emissão e verificação de notas de entrada e saída, devem ser feitas de forma conjunta, não separadamente.

Quando essas informações sensíveis são integradas entre si, aumenta a transparência, gestão de informações e reduz consideravelmente erros processuais. Enquanto isso, as áreas otimizadas, ganham eficiência e segurança para atuar de forma mais segura.

·       Aumento da produtividade

Equipes integradas e informações compartilhadas em tempo real, aumentam a entrega e diminuem o custo com retrabalho ou processos duplicados.

Sendo assim, ambos os setores ganham eficiência, pois, não precisam ficar revisando se aquela determinada ação foi feita pelo outro ou não.

·       Redução de falhas

Falhas são comuns em atividades com pouca integração e visibilidade dos processos que precisam ser executados. Quando elas ocorrem, além de gerar prejuízos financeiros, sua cadeia de produção pode ser interrompida e gerar ainda mais adversidades.

Quando ambas as atividades são sincronizadas, o planejamento e comunicação flui de forma rápida e efetiva. Sendo assim, tanto o financeiro, quanto o estoque, conseguem tomar decisões com dados retirados em tempo real.

Vamos usar um exemplo simples aqui: se a sua empresa é do setor da indústria e produz determinado produto, é preciso ter uma gestão eficiente dos materiais e atualizar seus status em tempo real.

Caso isso não ocorra, a área financeira pode ficar “cega”, olhando uma informação que não está atualizada. Ele pode acabar comprando materiais em excesso e gerando prejuízos.

O contrário também pode acontecer, como a falsa ideia de que há produtos suficientes no estoque e o material estar em falta, podendo atrasar sua produção até a nova remessa estar disponível.

Aqui, ocorrem três problemas fatais:

  1. Sua produção fica estagnada;
  2. Os materiais comprados poderão ter um custo muito elevado, uma vez que eles estão sendo comprados com urgência;
  3. Seu cliente pode ficar sem a mercadoria que deseja.

·       Emissão de relatórios completos

É importante entender que em nenhum negócio os relatórios nunca conseguirão ser substituídos. Eles são um resumo que ilustra de forma clara e objetiva qual é o real cenário que a companhia está vivenciando.

Logo, com a união de ambas as áreas, você consegue ter informações completas, integradas e fidedignas do status de ambas. Sendo assim, há uma melhora do planejamento estratégico e da tomada de decisão.

Gestão de estoque X Gestão financeira: como integrar?

Agora que você compreendeu o conceito e os benefícios dessa gestão, deve estar se perguntando: como integrar a gestão de estoque e gestão financeira de forma eficiente e segura?

Um sistema ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) é a melhor solução para a sua necessidade! Ele é um software automatizado, que integra todas as informações e processos do seu negócio em uma única plataforma.

Ele permite que todos os dados sejam imputados, geridos e visualizados em tempo real, por todos os setores envolvidos. E, muito além disso, outras áreas como marketing, comercial, gestão de pessoas, também podem ser alinhadas nessas plataformas.

Fica claro a importância de:

1 – Fazer uma gestão eficiente e completa de ambos os setores;

2 – Possuir uma integração efetiva e tecnológica do estoque e financeiro, para garantir eficiência, produtividade e um negócio está saudável.

Para você, que está procurando o parceiro certo para integrar todas as suas informações em um único ERP, conte com a Actionsys!

Com mais de 12 anos de experiência no mercado, possuímos parcerias com provedores de soluções nacionais e internacionais. Combinamos as melhores soluções e serviços de acordo com a necessidade da sua empresa.

Deseja ter processos integrados e estar em conformidade fiscal para se dedicar totalmente ao seu core business? Entre em contato agora mesmo com um de nosso especialistas e transforme a gestão da sua empresa!

Gestão de estoque: tudo que você precisa saber!

Realizar uma boa gestão de estoque é de extrema importância no mercado atual. Afinal, com essa organização, uma empresa pode ganhar um grande diferencial competitivo frente às demais. Em um mundo cada vez mais desafiador, ter produtos disponíveis para venda é vital para o crescimento de qualquer companhia. Por conta disso, cada vez mais organizações […]

Gestão de estoque X Gestão financeira: saiba qual é a relação entre elas!

Para uma empresa alcançar o sucesso desejado, é necessário contar com uma ótima administração de seus recursos. Especialmente, dentro de suas estratégias de gestão de estoque e gestão financeira. Apesar de na teoria serem tipos de gerenciamento diferentes, eles precisam se correlacionar e ter de apresentar a melhor qualidade de controle possível. Afinal, se algum […]

Empresa Inteligente: o caminho para acelerar a transformação digital nas companhias!

O desenvolvimento tecnológico está revolucionando cada vez mais o modo de operação de diversas corporações ao redor do mundo. Com esse cenário estabelecido, as empresas inteligentes investem na área de tecnologia para otimizar seus processos e diminuir seus custos. Ademais, a pandemia de Covid-19 também fez com que as companhias refletissem sobre suas metodologias, progressivamente […]

Solução ERP: passos importantes para implementação em unidades franqueadas

Investir em soluções ERP para franquias é uma necessidade para se manter competitivo junto ao mercado. Mais do que isso, é essencial para dispor de uma padronização de todos os produtos e serviços oferecidos. Quando pensamos em um sistema de franqueados, o que se espera é que exista uma mesma forma de se realizar cada […]