HOME Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

A gestão de projetos ou também gerência de projetos, é a administração, divisão e supervisão de tarefas que tem como objetivo final a entrega de alguma solução.

Diferente de “atividades rotineiras”, a gestão de projeto deve ser baseada em um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas que possam serem aplicadas à uma determinada solução, desenvolvida a partir de uma necessidade e que pertença à um período de realização. Ou seja, a existência de um início e fim caracteriza a gestão como sendo algo único.

Para um projeto acontecer de forma simples e objetiva, é essencial a participação de uma equipe bem preparada, com objetivos e atividades que são bem definidas e uma boa supervisão e controle.

A cada etapa, existe um critério e alguma atividade a ser realizada, em alguns casos, diversos setores são envolvidos para a realização de diferentes tarefas em uma mesma etapa, como mostra a imagem anterior.

Dentre as fases de um projeto, a primeira é o conhecimento do problema e criação de uma estratégia para resolver.

Em segundo lugar está o planejamento de ideias, com o desenvolvimento de cronograma, divisão de tarefas, definição de escopo e afins.

A execução das atividades é a terceira fase, o que inclui entendimento das atividades e realização do planejamento.

O monitoramento e controle, entram na quarta fase compreendendo o desempenho das atividades, mudanças, administração de entradas e saídas, controle de escopo e riscos, entre outros.

Para determinar o final do projeto, o encerramento fica como última etapa, ou seja, a quinta fase. Nesse momento, é feito o desenvolvimento de documentações para entrega do projeto e consequentemente de uma solução.

Desta forma, a principal atividade de um gestor é planejar e entender toda e qualquer atividade durante o projeto, para garantir que, ao final, este possa ser entregue dentro do escopo, custo e tempo programado.

Se sua empresa, precisa de um gestor para projeto ou uma consultoria que responda às suas necessidades, fale conosco.
Por: Leila Santos, co-founder Actionsys

Dicas para o bom uso do WhatsApp no ambiente de trabalho

O aplicativo de mensagens WhatsApp, assim como a internet, tem dupla função. Pode servir tanto para o “bem”, quanto para o “mal”, dependendo do uso que fizermos dele.

Tecnologias de automação podem ajudar a reduzir custos e otimizar processos

Em meio aos constantes avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos, a atuação empresarial se torna cada vez mais dependente das inovações nesse campo. Hoje, os sistemas informatizados e a automação de processos já são realidade em grande parte das empresas, dado o potencial de otimização que representam.

A importância da comunicação no ambiente de projetos

É bastante comum que pessoas em geral, ou mais especificamente no tema que estamos abordando neste artigo, que os membros do time do Projeto ao entrarem em uma reunião, se preparem para ouvir um determinado assunto, venham com suas próprias dúvidas, questionamentos, e muitas vezes, até com certos aborrecimentos ou outros assuntos e temas em mente.

Dê prioridade à segurança de dados

Contar com um sistema de armazenamento de NF-e que possua uma política de segurança e privacidade que ofereça tranquilidade é muito importante, pois quando sua empresa precisar guardar esses documentos, a proteção dos dados deve ser efetiva. É necessário ter a certeza de que o programa escolhido não ofereça nenhum tipo de perigo. Por isso, priorize as ferramentas que […]