HOME Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

A gestão de projetos ou também gerência de projetos, é a administração, divisão e supervisão de tarefas que tem como objetivo final a entrega de alguma solução.

Diferente de “atividades rotineiras”, a gestão de projeto deve ser baseada em um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas que possam serem aplicadas à uma determinada solução, desenvolvida a partir de uma necessidade e que pertença à um período de realização. Ou seja, a existência de um início e fim caracteriza a gestão como sendo algo único.

Para um projeto acontecer de forma simples e objetiva, é essencial a participação de uma equipe bem preparada, com objetivos e atividades que são bem definidas e uma boa supervisão e controle.

A cada etapa, existe um critério e alguma atividade a ser realizada, em alguns casos, diversos setores são envolvidos para a realização de diferentes tarefas em uma mesma etapa, como mostra a imagem anterior.

Dentre as fases de um projeto, a primeira é o conhecimento do problema e criação de uma estratégia para resolver.

Em segundo lugar está o planejamento de ideias, com o desenvolvimento de cronograma, divisão de tarefas, definição de escopo e afins.

A execução das atividades é a terceira fase, o que inclui entendimento das atividades e realização do planejamento.

O monitoramento e controle, entram na quarta fase compreendendo o desempenho das atividades, mudanças, administração de entradas e saídas, controle de escopo e riscos, entre outros.

Para determinar o final do projeto, o encerramento fica como última etapa, ou seja, a quinta fase. Nesse momento, é feito o desenvolvimento de documentações para entrega do projeto e consequentemente de uma solução.

Desta forma, a principal atividade de um gestor é planejar e entender toda e qualquer atividade durante o projeto, para garantir que, ao final, este possa ser entregue dentro do escopo, custo e tempo programado.

Se sua empresa, precisa de um gestor para projeto ou uma consultoria que responda às suas necessidades, fale conosco.

Dicas para você definir o recebimento de mercadorias

Mercadorias que entram ou saem da empresa precisam ser conferidas para evitar que os processos sejam interrompidos e causem prejuízos financeiros e desperdício de tempo. A automatização das atividades minimiza erros e pode ser mais eficiente para aumentar a produtividade e facilitar a gestão corporativa. Confira algumas dicas para se planejar e melhorar os processos.

Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

Gerir um projeto exige planejamento e a definição de objetivos claros que atendam as necessidades iniciais. O gestor precisa reunir conhecimento, habilidades técnicas e bom relacionamento interpessoal para liderar uma equipe e obter dela, os melhores resultados. Saiba que dividir os projetos em etapas permite ajustar pontos específicos sem prejuízo do todo.

Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre análise de informação?

A competitividade nas empresas exige maior capacidade analítica dos colaboradores para obter relatórios assertivos e completos. É um trabalho que envolve diversos setores, mas nem sempre é possível reunir em um só momento todos os responsáveis.

Você Funciona Bem?

Conhecer-se profissionalmente é uma análise que nem todos conseguem fazer de si mesmos. Saber lidar com suas qualidades e deficiências pode ajudar você e a equipe a estabelecer metas factíveis e atingi-las. O trabalho de Coaching ajuda as pessoas a obterem o melhor de si e perceberem o ambiente ao redor para que todos saiam ganhando. Descubra qual é o seu tipo profissional.