HOME Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

Dicas para definir sua estratégia de gerenciamento de projeto

A gestão de projetos ou também gerência de projetos, é a administração, divisão e supervisão de tarefas que tem como objetivo final a entrega de alguma solução.

Diferente de “atividades rotineiras”, a gestão de projeto deve ser baseada em um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas que possam serem aplicadas à uma determinada solução, desenvolvida a partir de uma necessidade e que pertença à um período de realização. Ou seja, a existência de um início e fim caracteriza a gestão como sendo algo único.

Para um projeto acontecer de forma simples e objetiva, é essencial a participação de uma equipe bem preparada, com objetivos e atividades que são bem definidas e uma boa supervisão e controle.

A cada etapa, existe um critério e alguma atividade a ser realizada, em alguns casos, diversos setores são envolvidos para a realização de diferentes tarefas em uma mesma etapa, como mostra a imagem anterior.

Dentre as fases de um projeto, a primeira é o conhecimento do problema e criação de uma estratégia para resolver.

Em segundo lugar está o planejamento de ideias, com o desenvolvimento de cronograma, divisão de tarefas, definição de escopo e afins.

A execução das atividades é a terceira fase, o que inclui entendimento das atividades e realização do planejamento.

O monitoramento e controle, entram na quarta fase compreendendo o desempenho das atividades, mudanças, administração de entradas e saídas, controle de escopo e riscos, entre outros.

Para determinar o final do projeto, o encerramento fica como última etapa, ou seja, a quinta fase. Nesse momento, é feito o desenvolvimento de documentações para entrega do projeto e consequentemente de uma solução.

Desta forma, a principal atividade de um gestor é planejar e entender toda e qualquer atividade durante o projeto, para garantir que, ao final, este possa ser entregue dentro do escopo, custo e tempo programado.

Se sua empresa, precisa de um gestor para projeto ou uma consultoria que responda às suas necessidades, fale conosco.

JD Edwards com a Internet das Coisas (IoT)

O uso de comunicações Machine-to-Machine (M2M) permite que as organizações resolvam seus problemas de negócios mais desafiadores. Esses sistemas funcionam anexando sensores para coletar informações como temperatura, altitude, pressão ou vibração. A coleta de informações de máquinas permite que as organizações integrem essas informações em seus processos de negócios para tomar decisões mais inteligentes, reduzir […]

NF-e 4.0, o que muda?

O arquivo XML da nota fiscal eletrônica (NF-e 4.0) terá alterações e será necessário um sistema preparado para tais mudanças. O prazo de início está se aproximando e ainda existem muitas dúvidas a respeito do tema. O prazo inicial de entrega, que seria em abril, foi prorrogado para 2 de agosto de 2018. Desde novembro […]

O dinamismo e a complexidade para gerir serviços contratados.

A criação de processos realmente eficazes para o controle e gestão dos serviços contratados das empresas está cada vez mais complexa e dinâmica, em razão de diversos fatores, como a variedade de serviços específicos diretos e indiretos ao CORE Business das empresas, a descentralização das solicitações e em muitas situações, a falta do planejamento, são […]

Não permita que as Changes Request comprometam seus projetos de TI

Venda fechada, contrato assinado, todos felizes. O projeto começa e pouco tempo depois você precisa falar para o seu cliente: “Isso que você pede está fora do escopo”.