HOME Como automação logística pode contribuir para o crescimento das transportadoras
automação logística

Como automação logística pode contribuir para o crescimento das transportadoras

Diante de um mercado cada vez mais digital, as empresas têm mudado com frequência sua rotina e maneira de atuação. As inovações, definitivamente, impactam todos os setores, e o setor logístico é um dos mais envolvidos nesse processo.

Transportadoras, para se manterem competitivas, precisam se adaptar e acompanhar todas as tendências. A automação logística, nesse sentido, é essencial para garantir que elas se mantenham ágeis, produtivas e eficientes.

Então, a fim de ajudar gestores e colaboradores que estão inseridos nesse setor, neste post, falaremos sobre o conceito de automação logística e como você pode colocá-la em prática no dia a dia de sua empresa.

Continue a leitura!

O que é automação logística?

Com a ascensão da indústria 4.0, a automação tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Afinal, fornecendo vantagens, como rapidez, precisão e inteligência, essa nova abordagem é vista como a solução para atingir os resultados esperados.

O setor logístico, por sua vez, também se beneficia desse cenário. Transportadoras, por meio de recursos e ferramentas especializadas, conseguem eliminar operações manuais e repetitivas, otimizando o tempo dos funcionários e aumentando a agilidade das atividades.

Definitivamente, companhias que atuam no setor tem a obrigação de se adaptar aos novos modelos de negócios. E a implantação de sistemas e ferramentas de automação é o primeiro passo para sobreviver à concorrência do mercado digital.

Quais são os benefícios da automação de processos no setor logístico?

Procedimentos de automação logística visam adaptar as atividades empresariais ao cenário atual, em que os clientes buscam produtos de qualidade, atendimento eficiente e rapidez na entrega dos pedidos.

Logo, para atender a alta demanda existente, há uma série de recursos que podem ser úteis para que as empresas aumentem a satisfação dos consumidores e consigam se desenvolver de maneira sustentável.

Então, para você conhecer melhor a atuação de alguns deles, separamos abaixo os principais benefícios proporcionados pela automação logística!

Agilidade nos processos

Ter mais agilidade é um dos principais benefícios que a automação logística oferece. Atividades operacionais de uma transportadora costumam ser repetitivas e demandam tempo dos colaboradores para executá-los. Contudo, as ferramentas certas garantem velocidade para essa rotina de trabalho.

O uso de softwares permite que funcionários possam se dedicar com mais afinco na execução de tarefas estratégicas que exigem tempo para buscar soluções.

Assim, além de você ter mais rapidez em processos também alcança a excelência nas entregas.

Gestão de riscos

Fazer a gestão de riscos é fundamental para lidar com prejuízos e danos que naturalmente estão presentes no cotidiano das transportadoras.

Além disso, identificar possíveis falhas e erros em processos do setor logístico contribui para a minimização de consequências negativas. Isto é, permite que os gestores tenham tempo para buscar soluções e resolver problemas o mais rápido possível.

A automação tem um papel importante nesse sentido, pois os sistemas fornecem dados precisos e seguros a respeito das frotas e ajudam a encontrar gargalos e falhas que possam estar presentes em algum processo logístico.

Monitoramento do desempenho

Outro benefício da automação do setor logístico está no monitoramento do desempenho a partir da análise de indicadores.

Com o uso de ferramentas adequadas, o gestor pode verificar os resultados para identificar pontos que precisam ser corrigidos ou um processo que necessita ser aprimorado.

Vários aspectos podem ser analisados para melhorar a performance de entrega. Por exemplo, com a utilização de sistemas fica mais fácil detectar falhas relacionadas à etiquetagem dos produtos, produtividade dos colaboradores e dificuldade na passagem de produtos entre os diferentes setores.

Sendo assim, a automação potencializa o controle dos gestores e ajuda a criar um panorama completo e preciso sobre o funcionamento de cada etapa, analisando constantemente os resultados.

Satisfação do cliente

A eficiência nos processos de entrega e a qualidade dos produtos contribuem para a satisfação dos clientes. Como já comentamos, a expectativa do público em relação ao consumo mudou e, hoje, a experiência em todas as etapas é altamente considerada. Dessa forma, quando a empresa entrega o item dentro do prazo combinado, sem defeitos e problemas, a satisfação aumenta.

Contar com processos logísticos automatizados torna-se um grande diferencial para as transportadoras, principalmente porque com uma base fidelizada e confiante na entrega de sua empresa, aumentam-se os lucros e o reconhecimento no mercado.

Como o SAP Business One contribui para uma automação logística eficiente?

A automação logística tem sido implementada de forma ampla em empresas, com o objetivo de melhorar a performance. Isso ajuda a ter resultados expressivos no controle de entregas, frotas e qualidade dos produtos, além de identificar gargalos que podem estar ocorrendo em algum processo.

O ERP (Enterprise Resource Planning), nesse sentido, surge como solução, visto que é um sistema voltado para o gerenciamento da empresa, com o objetivo de integrar as diferentes áreas e, assim, ter uma comunicação mais transparente.

Apesar de não ser uma ferramenta específica para o setor logístico, contar com um ERP tem extrema importância na rotina da empresa, já que melhora o gerenciamento e o controle de todas as etapas.

O SAP Business One é um ERP na nuvem totalmente integrado, com funcionalidades capazes de aumentar o potencial da empresa. Por meio dele, você controla processos, analisa KPIs e consegue calcular o retorno sobre investimento da transportadora. Com ele, portanto, as decisões estratégicas têm uma base segura.

Além disso, o sistema promove um crescimento estruturado, sendo vantajoso em fatores, como diminuição de custos e segurança em relação aos riscos.

Enfim, uma vez que essa ferramenta permite integrar setores e facilitar a troca de informação entre eles, investir nela é uma excelente opção para potencializar o crescimento de seu negócio.

Gostou do post? Entre em contato conosco e conheça como podemos ajudá-lo na implementação do SAP Business One e, ainda, oferecer todo o suporte que você precisa para ter ser bem-sucedido com a ferramenta!

Como o SAP B1 otimiza os processos empresariais através da integração de sistemas?

Otimizar os processos dentro de uma empresa, considerando os sistemas já utilizados, é um passo que exige cuidados delicados e amplo gerenciamento para que a rotina corporativa não falhe. E uma das melhores soluções para esse tipo de otimização é o SAP Business One (SAP B1), um sistema que permite às empresas evoluírem tecnologicamente com […]

10 novidades imperdíveis do JD Edwards

O JDE é um excelente sistema ERP que está se aprimorando sempre. Neste conteúdo abordaremos suas novas funcionalidades que já estão disponíveis. Na versão 9.2, o JDE é capaz de executar uma série de novas features como: comunicar-se com sistemas externos via APIs; incluir e retirar campos dos aplicativos; dashboards; relatórios personalizados e muito mais! […]

ERP para transportadoras: Como o SAP Business One melhora a gestão da sua empresa?

A transformação digital tem aumentado a competitividade no setor logístico. Hoje, é imprescindível acompanhar tendências de gestão e processos. Não à toa, softwares integrados, como ERP para transportadoras, são cada vez mais visados dentro desse mercado. Mesmo se tratando de uma companhia de pequeno porte, a gestão precisa ser eficiente. Sistemas de automação empresarial, nesse […]

O remédio pode ser ruim, mas é necessário

Existem assuntos com os quais não temos a mínima identificação. Pessoas com habilidades para “exatas”, em geral, não são boas nos assuntos relativos às áreas de humanas. De certa forma, essas pessoas são menos sensíveis no trato com os colegas, parentes, enfim. O contrário também é verdadeiro. Pessoas com habilidades para humanas, só procuram saber […]