HOME A transformação digital no complexo sistema tributário brasileiro

A transformação digital no complexo sistema tributário brasileiro

O sistema fiscal brasileiro é extremamente complexo e, de fato, torna-se um ponto de atenção para as empresas. Leis novas são criadas diariamente com impacto em tributos nas esferas federal, estaduais e municipais. Se analisarmos o levantamento realizado no último mês pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o país tem uma média de 45 alterações fiscais por dia útil.

Já o Banco Mundial estima que as empresas brasileiras dedicam 1.958 horas por ano com o cumprimento de obrigações tributárias. Não à toa, uma ampla reforma tributária e fiscal vem sendo discutida no Congresso Nacional neste semestre. Tudo indica que no próximo ano teremos novidades neste setor, impactando substancialmente a forma pela qual a informação é gerada.

A tecnologia assume o protagonismo à medida que uma empresa cresce, passa a comprar e vender mais produtos de diferentes localidades, adquire serviços de fornecedores localizados em inúmeros municípios, abre uma unidade em outra região ou estado do país e, principalmente, adota novas ferramentas digitais – ERP, CRM, gateway de pagamento, entre outras. Ao mesmo tempo, os governos tentam se modernizar para digitalizar processos, instituem novos campos e obrigações a fim de aumentar a fiscalização.

A transformação digital no âmbito fiscal é uma realidade. A falta de integração de informação entre as soluções pode gerar inúmeras inconformidades como a emissão de notas fiscais com destaque de tributo indevido, código fiscal de operações e prestações (CFOP) e código de situação fiscal (CST) incorretos, falta de escrituração de notas fiscais de entrada ou de saída, uso de NCMs inexistentes e falha no cálculo de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou das contribuições ao PIS e ao COFINS entre outros.

Evite falhas nos dados transmitidos. Consulte nossos serviços, possibilite o melhor a sua empresa.

Diversidade no mundo corporativo

Vou propor um exercício que me foi sugerido há alguns anos: o teste do pescoço. Tire 5 segundos para virar o pescoço e olhar ao seu redor. Quem são as pessoas que está vendo no escritório? Faça esse mesmo teste no seu bairro, no restaurante, nas lojas. No fim, faça uma estatística simples: quantas dessas […]

JDE Orchestrator + Form Extension –  Essa dupla deixa qualquer ERP rival no chinelo!

Que o JD Edwards 9.2 trouxe uma série de melhorias de usabilidade e ampliou o leque de integrações, isso todos já sabem. Agora, a funcionalidade que esse Post vai demonstrar, deixará qualquer outro ERP louco de inveja. Com o Orchestrator, podemos desenhar automatizações no JD Edwards. Exemplo: Criação de pedido de compra e venda, impressão de relatórios, […]

2020 começou e as entregas das obrigações fiscais também!

A cada novo ano fiscal é importante as empresas se organizarem para cumprir com todos os tributos ao longo do exercício fiscal para não perderem nenhuma data de vencimento.

Gestão por Indicadores

A gestão por indicadores auxilia na navegação ajudando a entender se os objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa, por exemplo, ser reconhecido como o melhor escritório de advocacia em uma determinada área de atuação