HOME A estreita relação entre amadurecimento digital e sustentabilidade

A estreita relação entre amadurecimento digital e sustentabilidade

A inovação é considerada uma força para mais de 80% das empresas digitalmente maduras e está presente nas áreas de marketing e atendimento aos clientes, criação de produtos e serviços, logística, administração geral, entre outras. Já nas empresas em estágio inicial de amadurecimento essa força é muito menor, se restringindo aos centros de pesquisas ou em ações isoladas que, muitas vezes, acabam conflitando com o DNA da organização.

Outra diferença bastante importante é a liberdade de inovar. Em empresas com amadurecimento digital, as pessoas se sentem mais à vontade para sugerir mudanças ou criar oportunidades, gerando relações positivas com clientes, fornecedores e parceiros para facilitar e incentivar a inovação.

Empresas com amadurecimento digital fomentam a criação de parcerias e trabalho em times multidisciplinares, porque os resultados surgem em menos tempo do que os times das empresas em início da jornada digital. As razões para essa diferença são: maior autonomia, sinergia e liderança.

Um líder sênior (provavelmente um sócio) que reporte para o board do escritório precisa compreender que a busca pelo amadurecimento digital é uma jornada, que necessita de apoio de parceiros com a expertise adequada.

Nas empresas em estágio inicial de amadurecimento digital, a questão ética deve ser relevante desde o início. A inovação digital lida com dados de empresas e de pessoas. Matérias como a LGPD e Cloud Computing, que já apontam na direção de maior segurança e de compliance, são alternativas importantes que aceleram o amadurecimento.

A ideia de que o amadurecimento digital passou a fazer parte dos objetivos corporativos, mesmo para as que estão em estágio inicial, cria a percepção de que a empresa irá se adaptar mais rapidamente às mudanças, poderá oferecer produtos e serviços com maior agilidade, e criar um ambiente mais propício para a inovação, o crescimento e a sustentabilidade. 

Diversidade no mundo corporativo

Vou propor um exercício que me foi sugerido há alguns anos: o teste do pescoço. Tire 5 segundos para virar o pescoço e olhar ao seu redor. Quem são as pessoas que está vendo no escritório? Faça esse mesmo teste no seu bairro, no restaurante, nas lojas. No fim, faça uma estatística simples: quantas dessas […]

JDE Orchestrator + Form Extension –  Essa dupla deixa qualquer ERP rival no chinelo!

Que o JD Edwards 9.2 trouxe uma série de melhorias de usabilidade e ampliou o leque de integrações, isso todos já sabem. Agora, a funcionalidade que esse Post vai demonstrar, deixará qualquer outro ERP louco de inveja. Com o Orchestrator, podemos desenhar automatizações no JD Edwards. Exemplo: Criação de pedido de compra e venda, impressão de relatórios, […]

2020 começou e as entregas das obrigações fiscais também!

A cada novo ano fiscal é importante as empresas se organizarem para cumprir com todos os tributos ao longo do exercício fiscal para não perderem nenhuma data de vencimento.

Gestão por Indicadores

A gestão por indicadores auxilia na navegação ajudando a entender se os objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa, por exemplo, ser reconhecido como o melhor escritório de advocacia em uma determinada área de atuação