HOME 10 novidades imperdíveis do JD Edwards

10 novidades imperdíveis do JD Edwards

O JDE é um excelente sistema ERP que está se aprimorando sempre. Neste conteúdo abordaremos suas novas funcionalidades que já estão disponíveis.

Na versão 9.2, o JDE é capaz de executar uma série de novas features como: comunicar-se com sistemas externos via APIs; incluir e retirar campos dos aplicativos; dashboards; relatórios personalizados e muito mais!

A seguir, você confere 10 atualizações que vieram turbinar ainda mais o JDE:


10.  AIS – Application Interface Server

O AIS é um servidor de interfaces que compõe a arquitetura do JDE. Através dele podemos criar diversas maneiras de nos comunicar com outros sistemas por meio de APIs REST.

9. Orchestrator

O Orchestrator Studio é uma ferramenta desenvolvida para realizar integrações entre sistemas. No JDE 9.2 é possível construir APIs REST.

Dentro do Orchestrator Studio, encontra-se uma diversidade de ferramentas para construir o que chamamos de orquestrações. Temos um conteúdo completo sobre esse tema no blog, para conferir é só acessar aqui.

8. UX One

No intuito de melhorar a experiência do usuário, foi criado o UX One, um conjunto de ferramentas que utiliza o paradigma de linguagem Alterar-Analisar-Agir.

No nível de Alertar, ele mostra todos os alertas utilizando o recurso Watchlist, que já existe na versão 9.1 do JDE. No modo Analisar, é possível utilizar recursos como One View Report, CafeOne entre outros. Já com o Agir, pode-se dar acesso aos aplicativos relacionados e disponibilizar ferramentas de personalização de aplicativos e consultas.

7. UDO – User Defined Objects

O User Defined Objects (Objetos Definidos pelo Usuário) são objetos do JDE que não precisam passar pelos projetos OMW (Object Management Workbench).

As formatações de grid são um exemplo antigo de User Defined Objects. Dá para formatar o grid desde as primeiras versões web do JDE, e a partir da versão 9.2 é possível distribuir essas formatações para outros usuários depois de serem aprovadas por um administrador .

6. E1 Page

O EnterpriseOne Pages são páginas usadas para serem criadas dentro do JDE. Na maioria dos casos, é usado para criar menus mais dinâmicos ao acessar os aplicativos relacionados.

Com ele é possível criar também links para páginas externas. Demais né?

5. Personal Forms

Agora você pode incluir e excluir campos da view em um aplicativo com o Personal Forms. Na versão 9.2 também é possível mudar a posição dos campos para melhorar a usabilidade do usuário.

Ou seja, para pequenas alterações em telas, não é preciso aguardar a alteração no ambiente de desenvolvimento por parte do programador.

4. Query

Podemos dizer que esse é um recurso “antigo” pois está disponível desde a versão anterior, mas pouquíssimas pessoas o conhecem. Com ele realizamos “queries” em aplicativos.

Através dessa funcionalidade é possível realizar filtros avançados nos campos que já existem para filtros na tela e criar critérios de busca, como um filtro “De-Até” para um campo date ou numeric, por exemplo.

3. CafeOne

O “Composite Application Framework” ou CafeOne, é um framework dentro do JD Edwards que permite a criação de páginas contendo tanto aplicações JDE quanto aplicações externas ao JDE.

É possível criar páginas ligando com aplicações de mapas, planilhas, entre outras. Também é possível deixar na mesma página várias aplicações do JDE evitando uma série de clicks por parte do usuário. É um excelente feature para melhorar a experiência do usuário (UX) do JDE.

2. One View Reporting (OVR)

Está é uma ferramenta gráfica que permite visualizar os dados do JD Edwards através de gráficos e visualizações intuitivas para que o próprio usuário possa criá-las.

Existem OVR’s standard para mostrar dados de diversas áreas do ERP. Para utilizar esse recurso, é necessário já ter instalado o Oracle BI Publisher.

1. One View Watchlist

Essa ferramenta auxilia usuários na execução das atividades diárias. Através das Watchlists, alertas são criados para indicar atividades dentro do JDE.

Exemplos de Watchlist interessantes:

  • Alerta de quantidade de notas fiscais que devem ser fechadas;
  • Alerta de quantidade de pedidos aguardando aprovação;
  • Alerta indicando quantidade de um produto em estoque.

Agora, você já sabe tudo que há de novo na versão 9.2 do JDE. Em breve teremos mais conteúdos falando sobre cada um desses features individualmente!

Como escolher o software jurídico ideal para a gestão de escritórios de advocacia?

A escolha de um software jurídico não é uma tarefa fácil. Afinal, para encontrar um programa que realmente profissionalize cada fase do trabalho do departamento ou de um escritório, independente do seu tamanho, é necessário levar em conta diversos critérios. O software jurídico ideal vai além das funcionalidades simples de um sistema de gestão.  A […]

Como o SAP Business One contribui para a gestão de frotas e logística nas transportadoras?

Um dos principais objetivos das transportadoras é melhorar a gestão de frotas. O planejamento e controle desses processos logísticos são essenciais para as empresas que buscam a redução de gastos e riscos, bem como o aumento de produtividade e da competitividade diante da concorrência. Contudo, para realizar uma boa gestão de frotas, é muito importante […]

Como o SAP B1 otimiza os processos empresariais através da integração de sistemas?

Otimizar os processos dentro de uma empresa, considerando os sistemas já utilizados, é um passo que exige cuidados delicados e amplo gerenciamento para que a rotina corporativa não falhe. E uma das melhores soluções para esse tipo de otimização é o SAP Business One (SAP B1), um sistema que permite às empresas evoluírem tecnologicamente com […]

10 novidades imperdíveis do JD Edwards

O JDE é um excelente sistema ERP que está se aprimorando sempre. Neste conteúdo abordaremos suas novas funcionalidades que já estão disponíveis. Na versão 9.2, o JDE é capaz de executar uma série de novas features como: comunicar-se com sistemas externos via APIs; incluir e retirar campos dos aplicativos; dashboards; relatórios personalizados e muito mais! […]